TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inspeção de leite

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 12

                                                                    Inspeção de leite

É importante saber fazer análises de leite.

Células somáticas é um dos principais elementos do leite e mostra a sanidade desse leite. O leite para ter uma qualidade o animal precisa ter uma boa sanidade. Controle sanitário adequado, vacinas em dia, equipamentos limpos etc. A carga microbiana também altera o leite e está principalmente relacionado com a participação do homem. Já existe uma carga microbiana natural, mas a cultura do homem do campo influencia muito negativamente.

A glândula mamária foi uma evolução dos mamíferos da glândula sudoríparas. Tem todo sistema de irrigação de aporte sanguíneo para servir e secretar o leite e existe toda a musculatura para carregar essa glândula. Para ser gerado 1L de leite são convertidos 500L de sangue, então a capacidade que o animal precisa ter para bombear o sangue e produzir esse leite. Então a vaca de leite tem que ter um bom arqueamento de costela, para bombear o sangue, e que ela tenha uma ótima capacidade respiratório. Os ligamentos que seguram a glândula são supra importantes, ligamento internos e ligamento central precisam ser extremamente fortes para segurar o úbere. Cada quarto traseiro produz uma média de 30% de alta os da frente de 20% (importante saber quando vai dar o quarto para o bezerro)

Um bezerro tem que mamar até os 30 dias de vida, 4L de leite por dia. A fêmea desenvolve o tecido secretor enquanto está crescendo, então ela precisa de 6L por dia.

Os bicos do teto devem chegar até o jarrete, isso significa que ela tem uma boa aderência do úbere, e isso influencia na composição de células somáticas. As células somáticas são células de descamação epitelial e células de defesa. Um úbere penduloso e frouxo vai ter maior quantidade de células somáticas. Célula de descamação varia de 2 a 20%, o leite pode ter até 500.000 células somáticas por mL, quanto maior a idade da vaca, maior o numero de células de descamação, pois mais frouxo está o úbere (a cria com o maior potencial da vaca é a terceira cria). Acima de 200.000 Células somáticas se desconfia de uma mastite subclínica.

Na composição do leite, no inicio da lactação a vaca vai ter o aumento do teor de gordura e proteína. Após os 150 dias de vaca, ela começa a ter queda de produção e começa a concentrar os nutrientes e células somáticas. Vacas no fim da lactação tem um maior número de células somáticas. Vaca alta lactação pode emendar lactação, isso é ruim para o bezerro e para a qualidade do leite. No período final, você tem que secar a vaca. Em um período seco se dá de 50 a 70 dias para que o úbere volte a produzir leite de uma maneira adequado.

 O primeiro cio, a vaca não deve emprenhar. O segundo cio, ela ainda está chegando ao pico de lactação, o ideal é que se coloque a vaca para emprenhar com 90 a 120 dias pós-parto, intervalo de 13 a 14 meses.

A safra entra no verão, luminosidade, capim e água e o leite baixa de preço, no inverno a produção cai, a vaca começa a secar e o preço do leite aumenta. (búfala pare no final de abril, chega no final do ano, fotoperíodo negativo, gestação tem 10 meses. É comum a búfala alimentar mais do que a cria dela).

Leite ácido – leite instável – o período em que a vaca está gestante não lactante e vira não gestante lactante. Quando o útero começa a pressionar o rúmen, a vaca para de comer e entra em ganho negativo. É importante que ela tenha uma reserva para suprir ela e o bezerro. Então depois que ela pare a produção não acontece uniformemente, então nessa fase quem vai suprir de aporte nutricional para o sangue vai ser a reserva. Então esse triglicerídeos e aminoácidos vão ser quebrados no fígado.

O ruminante é hiperglicêmico, quem vai suprir a glicemia do ruminante é o ac propiônico que vem da fermentação. A glicose tem preferência pela glândula mamária para a produção de lactose.

Então quem vai gerar a mantença desse animal vão ser os corpos cetônicos que são derivados da quebra dessa reserva. Quando a mobilização é muito intensa, vai haver uma produção excessiva de corpos cetônicos e causa acidose metabólica, que tende a sequestrar cálcio (cálcio e glicose são os componentes mais importantes para o leite). E com o sequestro e a acidose, o leite fica desequilibrado = Leite instável (não é correto chamar de leite ácido.) Na presença do alizarol, precipita a caseína. Porque a proteína vai precipitar na presença do álcool. Vaca de leite não deve ser muito gorda.

O escore corporal da vaca de leite vai de 1 a 5. Ela tem que parir na facha de 3 a 3,5. Se tiver muito magra não vai dar aporte de energia o suficiente e se estiver muito gorda, vai dar energia demais causando uma acidose metabólica.

A gordura da composição do leite, 40% dos AG são de cadeia longa (mais de 16 carbonos) vem direto da mobilização para a glândula mamária. Os de cadeia curta (menor ou igual a 16 carbonos) vão pegar os corpos cetônicos vão formando a nova gordura do leite.

O leite é composto de gordura, mineral, proteína, vitaminas, carboidratos. Minerais e vitaminas vêm direto do sangue, o resto é sintetizado na glândula mamária. Os sólidos totais, tem na média de 12%, a normativa aceita 1,1% e o resto é água metabólica. A composição de CHO, o principal elemento para a formação de lactose, proteína e gordura é o carbono, que vem da fermentação de CHO. Celulose, hemicelulose e amido, o amido no intestino gera glicose, o resto são os ac graxos (principalmente propionato) que vão pro fígado, e o fígado faz glicose via gliconeogênese e essa glicose vai gerar o aporte nutricional. 60 a 70% da lactose está envolvido com ac propiônico.

A lactose é um açúcar duplo, glicose mais galactose. A capacidade que o animal tem de fazer essa ligação é o que vai dar o principal fator osmótico. Cada vez que a vaca sintetiza uma molécula de lactose, ela leva quatro moléculas de água. A quantidade de lactose está relacionada a capacidade de volume. O que faz isso é uma proteína. Lactose-sintetase (Quanto mais, maior a produção do leite) é formada pela união da alfalactoalbumina, produzida no fígado e da galactosiltranferase. E isso é o que está ligado a intolerância, não tem uma boa função de quebra da enzima e acaba levando muita água ao lúmen intestinal (causando a diarreia).

Os precursores da glicose estão ligados ao propionato. A gordura de reserva é armazenada na forma de triglicerídeo, é o glicerol ligado ao ac graxos. Quebra os ac graxos e o glicerol vai servir como fonte de glicose via gliconeogênese. O lactato também vem de gliconeogênese, e aminoácidos que vem do sangue, esses podendo ser glicogênico e cetogênico(fazem parte da composição do proteína, do musculo), o glicogênico(quando chega no fígado vai virar glicose) está ligado a cadeia de carbono e serve como cadeia de glicose e o cetogênico (quando chega no fígado vai gerar corpos cetônicos) como aporte de gordura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com