TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Ruminantes

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 9

Questões da 1ª provinha – Nutrição Ruminantes – Hero

1. Qual é a classificação zoológica (científica) dos ruminantes? Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Artiodactyla Subordem: Ruminantia Infra ordem: Tyloppoda (Pseudo-ruminantes) e Pecora (Ruminantes verdadeiros).

2. Quais são as características da ordem Artiodátila? Mamíferos ungulados (220 espécies). Mamíferos com número par de dedos nas patas, geralmente ungulados à exceção dos camelídeos. A maior parte dos animais desta ordem é herbívora, porém existem onívoros como o porco.

3. Cite exemplos de pseudo-ruminantes e diga quais são as suas características. Camelo (Camelus bactrianus) e Dromedário (Camelus dromedarius). Estômago dividido em 3 compartimentos (3ª câmara mal desenvolvida); pernas alongadas; número de dedos pares com almofadas carnosas no lugar dos cascos.

4. Cite exemplos de ruminantes verdadeiros e diga quais são as suas características. Cervo, girafa, bovinos, ovinos, caprinos. Estômago dividido em 4 compartimentos; pernas alongadas; número de dedos par por membro revestidos de casco córneo; plano de simetria do pé passa entre o terceiro e quarto dedos; com ou sem chifres.

5. Classifique os ruminantes quanto ao tipo de alimento ingerido e diga quais são as suas características. Seletores de concentrado: altamente seletivos e buscam alimentos pouco fibrosos com muito conteúdo celular facilmente digestível (cervo, alce, rangifer). Intermediário (misto): preferem o conteúdo celular, tem capacidade (limitada) para digerir alimentos fibrosos (caprino montês, bisão, caprino doméstico). Comedores de gramíneas e forrageiras: são capazes de aproveitar alimentos mais fibrosos mas também utilizam +- o conteúdo celular dos alimentos (bovino, ovino).

6. Quais são as funções do aparelho digestivo nos ruminantes? Digerir os alimentos para fornecer ao organismo, de forma contínua, água e eletrólitos; absorver e metabolizar os nutrientes; excretar o material não digerido e/ou provenientes do metabolismo intermediário.

7. Quais são as funções da boca em ruminantes? Apreensão, mastigação, insalivação, deglutição, remastigação e redeglutição do alimento.

8. Como os ruminantes domésticos apreendem os alimentos? Caprinos: dentes e lábios (altamente seletivos). Ovinos: dentes e lábios (seletivos). Bovinos e bubalinos: língua (não seletivos).

9. Diga quanto tempo o ruminante destina a ingestão de alimentos e ruminação e de que depende essa duração. Vaca: ingestão 5,5 h/dia e ruminação 7,75h/dia. Ovelha: ingestão 4,0 h/dia e ruminação 8,18 h/dia. Cabra: ingestão 4,23 h/dia e ruminação 7,43 h/dia. Cabrito: ingestão 3,4 h/dia e ruminação 6,38 h/dia. Depende de: tipo de alimento, quantidade ingerida, maior/menor intensidade na ruminação.

10. Quais são as glândulas salivares encontradas na boca dos ruminantes? 11. Quais são os tipos de salivas produzidas pelas glândulas salivares em ruminantes e quais as suas características? Parótidas – fluído seroso (tamp. Forte). Mandibulares – fluído sero-mucoso. Sublinguais – fluido sero-mucoso. Bucal dorsal – fluido mucoso (tamp. Forte). Bucais médias – fluido mucoso (tamp. Forte). Bucais ventrais – fluido seroso (tamp. Forte). Faríngea – fluído mucoso (tamp. Forte).

12. Quais são os componentes da saliva? Matéria seca entre 1,0 e 1,4%; Na, P e CO² são os principais componentes (parótidas); baixa qtd de Cl, K, Ca e Mg; qtd variável de N e S; 60-80% do conteúdo de N como ureia; alta qtd de ácido siálico.

13. Que espécies de ruminantes apresentam glândulas nasolabiais e quais são as características da sua secreção? Bovinos e bufalinos. Secreção aquosa, propriedades químicas semelhantes à saliva, níveis relativamente altos de amilase.

14. Quais são as funções da saliva nos ruminantes? Umedece o alimento, facilita a mastigação e a deglutição do bolo alimentar; enxágua os nutrientes liberados durante a mastigação; hidrolisa AG de cadeira curta; tamponamento dos ácidos ruminais; antiespumante.

15. Quais são os fatores que influenciam na produção de saliva em ruminantes? O fato de comer, textura física e umidade do alimento, sabor e cheiro (se possível).

16. Relacione o tipo de alimento (volumoso:concentrado) e a produção de saliva. Explique. O volumoso pela maior quantidade de fibra, necessita maior tempo de mastigação e por conseguinte de ruminação favorecendo maior produção de saliva do que os alimentos concentrados que têm ‘passagem’ mais rápida.

17. Quais são as fases do desenvolvimento do rúmen dos animais jovens e qual é a duração de cada uma? 1ª fase: não ruminante (0-3 semanas de idade); 2ª fase: transição (3-8 semanas de idade) e 3ª fase: ruminante (8ª semana em diante).

18. Quais são as características da fase de não ruminante em animais recém-nascidos? Rúmen pequeno e flácido com papilas rudimentares; retículo é um pequeno saco elástico com 1/3 do tamanho do rúmen, tem estrutura poligonal com papilas rudimentares no solo e na parede; o omaso é uma pequena estrutura bulbosa com lâminas e papilas cônicas e rudimentares; o abomaso está bem desenvolvido e é altamente funcional; há goteira reticular/esofágica que é um tubo que permite a passagem do leite ao abomaso.

19. Quais são as características da fase de transição em ruminantes jovens? Começo da ingestão de alimentos sólidos e desenvolvimento das papilas (vilosidades e microvilosidades).

20. Quais são as características da fase de ruminantes? Desenvolvimento depende do nível de leite consumido e da disponibilidade e consumo de alimentos de fácil digestão.

21. O que é goteira reticular ou esofágica? É uma prega muscular que se estende de forma descendente na parede do retículo desde a cárdia até o orifício retículo-omasal.

22. Como funciona a goteira esofágica? Seu funcionamento deve-se a um reflexo condicionado. Quando o animal mama voluntariamente demonstra agitação juvenil, o que faz com que a goteira feche eficientemente (só se fecha com alimentos líquidos).

23. Quando inicia a ingestão de fibras em pré-ruminantes e quando começam a mastigar e ruminar como adultos? Inicia a ingestão de fibras em cordeiros de 8 a 12 dias de idade e terneiros de 11 a 14 dias. Como adultos: 3 meses.

24. Relacione o desenvolvimento das vilosidades do rúmen com o tipo de dieta (leite, forragem e concentrado). As vilosidades do rúmen se desenvolvem mais rapidamente quando os animais são alimentados com forragem e concentrado junto com o leite. O leite provoca um desenvolvimento das vilosidades mais lento, já as forragens um desenvolvimento mais rápido que o leite, porém não o ideal, sendo melhor para o desenvolvimento a administração de feno e concentrado (moderadamente) junto ao leite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com