TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARA OBTENÇÃO DA NOTA PARCIAL DA AV.2 NA DISCIPLINA DE PROCESSO E TECNOLOGIA PARA RUMINANTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO.

Por:   •  10/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

FAZENDA SAMAÚMA

BOA VISTA – RORAIMA

2016

[pic 3]

[pic 4]

Hyago Simeão, Ismael Martins, Márcio Rogério, Mateus Carvalho, Nildson Silva, Rômulo Arthur.

  FAZENDA SAMAÚMA

RELATÓRIO PARA OBTENÇÃO DA NOTA PARCIAL DA AV.2 NA DISCIPLINA DE PROCESSO E TECNOLOGIA PARA RUMINANTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO.

PROFESSOR: CAIO AUGUSTUS FORTES

BOA VISTA – RORAIMA

2016

INTRODUÇÃO

A Bovinocultura Leiteira exerce um significativo papel no desenvolvimento econômico nacional. Para se obter um rebanho sadio e produtivo, o produtor deve adotar práticas de manejo aliado a uma boa nutrição e melhoramento genético, aumentando assim a produtividade e a lucratividade da fazenda.

Neste trabalho abordaremos a estrutura da Fazenda Samaúma, juntamente com a alimentação/suplementação da raça bovina, tipo de pastagem, clima e vacinação e reprodução.

        

Fazenda Samaúma

A fazenda Samaúma está situada a 72 km do Município de Boa Vista e a 40 km do município sede, por nome de Cantá, tendo como o único meio de acesso a BR (ATENÇÃO NOME DA BR) asfaltada com um trecho de 15 km de piçarra. Os proprietários são: o senhor Vilmar Vieira de Matos e, sua esposa, a senhora Patrocina Leal da Rocha Marques. O casal possuem três filhos, o Auristaque, que mora na capital e é responsável pela entrega dos queijos nos supermercados, o Vilmar Junior e o Victor, que vivem na fazenda.

Esta fazenda tornou-se propriedade do casal a 20 anos atrás, atualmente sua principal atividade é a comercialização do leite e seu derivado, bem como queijo. Há 18 anos o leite era comercializado clandestinamente. Porém, com a abertura do processo de registro da empresa de laticínios junto ao Serviço de Inspeção Estadual - S.I.E. da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima – ADERR, e com a implementação da legalização exigida por lei,  a empresa passou a comercializar o queijo de maneira regularizada.

No início contaram com o Projeto Bovinocultura, que era uma parceria do SENAR e SEBRAE. No projeto tiveram o conhecimento sobre inseminação, tipo de pastagem, a fim de melhorar a qualidade do queijo que até então era feito de forma empírica. Vale lembrar que hoje, contam também com o Projeto “Balde Cheio”.

A empresa Laticínios Samaúma, situa-se dentro da própria fazenda, que por uma razão não menos importante recebe este mesmo nome. Ésta fora construída para agregar valor ao leite produzido, e tem como finalidade a produção e comercialização de queijos de forma rentável a seus proprietários, abastecendo diversos supermercados do estado, bem como o Goiana, Gavião, Novo Tempo, dentre outros ao valor de R$ 20,00(vinte reais) 01 kg de queijo.

O plantel bovino de leite composta por 15 vacas, cada uma fornecem em media uma quantia de 07 L/D, totalizando 120 L/D além da compra adicional de aproximadamente mais 1800L/D de propriedades vizinhas e do entorno, importante lembrar que para fabricação de 01 kg de queijo e necessário 10 Lts. de leite, e de forma intensamente higiênica este e remanejado para que sejam processados em queijos de alta qualidade e valor agregado. Infelizmente por consequência das condições climáticas houve um grande déficit na produção leiteira diária. A equipe gestora objetivando não obter prejuízos com o intemperismo, adicionou a toda demanda bovina leiteira o sistema de suplementação semi-intensivo, uma boa iniciativa que lhe trouxe resultados significantes.

Hoje a fazenda Samaúma tem, além da preocupação com a industrialização do leite, a preocupação com o desenvolvimento da raça, por isso, ha pelo menos quatro anos vinha trabalhando com inseminação artificial, utilizando o sêmen dos melhores animas disponíveis no mercado, como o Girolando, Gi e o Holandês. Porém, nos últimos 12 meses, os proprietários estão tendo dificuldades para continuar com a inseminação, pois o custo do nitrogênio, adquirido no estado do Amazonas, usado para conservar o sêmen está saindo muito caro.

A fazenda possui um plantel de aproximadamente 450 cabeças de bovinos, entre elas, 03 touros para reprodução e 01 rufião. Possui ainda 07 cavalos que são utilizados como  animais de serviço. Toda a propriedade conta com 10 funcionários, sendo três para manejo de l bovino de leite e 07 para processamento do queijo, todos trabalham de carteira assinada.

São 500 hectares de fazenda, dos quais 80% é de floresta e os outros 20% são reservas legais, ou seja, cerca de 100 hectares destinado a criação de bovinos com plantações 04 especies de forrageiras: o Mombaça (MEGATHYRSUS MAXIMUS), o Brizantha (UROCHLOA BRIZANTHA), o Quicuia (PENNISETUM CLANDESTINUM) e o Elefante (PENNISETUM PURPUREUM), que é usado como silagem. Também misturam uma ração a essa silagem a qual contém: calcário calcítico, farelo de soja, milho integral moído, cloreto de sódio, bicarbonato de sódio, melaço, uréia pecuário, carbo-amino-fosfoquelato de cobalto, vitamina E, óxido de magnésio, vitamina A, fosfato bicalcico, enxofre ventilado, carbo-amino fosfoquelato de cobre, carbo-amino-fosfoquelato de ferro, carbo-amino-fosfoquelato de manganês, iodato de cálcio, monóxido de manganês, selenito de sódio, sulfato de cobalto, monoensima sódica, sulfato de cobre, sulfato de zinco, vitamina D3, carbo-amino-fosfoquelato de zinco e carbo-amino-fosfoquelato de selênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (144.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com