TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A glicose é oxidada a ácido glicurônico

Por:   •  26/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  1.201 Visualizações

Página 1 de 4

        Os carboidratos redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres, sofrendo oxidação em solução alcalina de íons metálicos como o cobre. Os íons cúpricos (Cu++) são reduzidos pela carbonila dos carboidratos a íons cuprosos (Cu+) formando o óxido cuproso, que tem cor vermelho tijolo. A glicose é oxidada a ácido glicurônico, reduzindo íons cúpricos a íons cuprosos. A sacarose não sofre oxidação porque possui dois carbonos anoméricos envolvidos na ligação glicosídica.

        A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Os carboidratos também podem ser encontrados em associação com outras biomoléculas, sejam elas proteínas ou lipídios, que, de uma forma geral, originam os chamados glicoconjugados (CARBOIDRATOS, 2008).

        Os hidratos de carbono (carboidratos) são compostos que, em geral, apresentam fórmula empírica (CH2O)n. São polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas, ou substâncias que, hidrolisadas, liberam estes compostos. Carboidratos com sabor doce, como sacarose, glicose e frutose, comuns na alimentação humana, são chamados açucares (Marzzoco e Torres, 1999).

Os polissacarídeos são os carboidratos complexos, macromoléculas formadas por milhares de unidades monossacarídicas ligadas entre si por ligações glicosídicas. Os polissacarídeos mais importantes: o amido, o glicogênio e a celulose. Os polissacarídeos são açucares contendo mais de 20 unidades, podendo possuir milhares de monossacarídeos, são a forma predominante dos carboidratos na natureza. A diferença é dada pela unidade monomérica comprimento e ramificação das cadeias.


  1. OBJETIVO

        Reconhecer e identificar o poder redutor de alguns açúcares e coletar informações sobre o tamanho e grau de ramificação da molécula de carboidrato através da reação como o iodo.


  1. Materiais e Reagentes
  1. Materiais

Béquer de 50 ml e 100 ml

Conta gotas ou pipeta Pasteur

Pipeta de 1 e 2 ml

Pipeta graduada de 25 ml 1/10

Suporte universal

Tubos de ensaio

Pera

Termômetro

Aparelho elétrico de banho maria

Pincel atômico

  1. Reagentes

Solução de amido concentração a 1%

Solução de glicose concentração a 0,1 M

Solução de sacarose concentração a 0,1 M

Solução de frutose concentração a 5%

Solução de hidróxido de sódio (NaOH) concentração a 3,0M

Solução de lugol

Solução de ácido clorídrico (HCL) 1,0M        

Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4)

Reativo de Benedict

Água destilada.



Pesquisa de Polissacarídeos: Reação com Iodo

No tubo de ensaio ?, contido de água destilada e o reagente de lugol, o composto apresentou diferença na sua coloração para amarelo claro, pois a mudança ocorreu devido a mistura das soluções, sendo assim o composto não reagiu devido as grandes cadeias presentes na solução da água destilada. No tubo 1 onde continha a solução com o amido apresentou-se uma coloração azul clara, demostrando assim que o amido apresenta cadeias longas típicos dos polissacarídeos. No tubo ? no qual estava composto a solução de glicose apresentou-se uma coloração amarelo claro, sendo assim a glicose não é um polissacarídeo. Já na parte experimental II, o tubo 2 onde continha a solução de amido e lugol, observou-se o ponto de viragem, pois a solução possuía uma coloração azul clara, logo após adicionar o NaOH a solução ficou incolor, onde se tinha quantidades iguais de acido e base no composto, a coloração voltou a apresentar uma cor azul claro depois que adicionou-se HCl.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com