TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Geografia ensino médio 2° ano

Por:   •  5/5/2015  •  Seminário  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 2

1)Qual a relaçao existente entre o espaço urbano e o espaço natural?

A relação existente entre esses dois temas é que quando o homem modifica esse espaço natural (espaço não modificado pelo homem) transformando o em um espaço urbano (onde o homem modifica o espaço natural transformando o em cidades, estradas, viadutos e etc)  aciona um fator que esta cada vez mais presente no mundo, as catástrofes naturais (furacões, tsunamis, terremotos, chuvas, neve, rios, vulcões e outros).

2)Explique o processo de favelização dos grandes encontros urbanos brasileiros .

A favelização é uma consequência do crescimento exagerado das favelas de uma cidade ou local. Isso começou quando uma poulação em massa veio do campo, pois perderam seus empregos para as maquinas, e isso os forçou a viverem em áreas urbanas.

Atualmente no Brasil  os estados que contém mais favelas são SP, Rj e MG.

3)explique o processo de formação do relevo e sua relação com os processos hidrográficos.

O relevo surge principalmente através da movimentação das placas tectônicas e do vulcanismo, e sofre deformações a partir de eventos da natureza (ventos, geleiras, chuvas e etc). As hidrográficas, estão em constante transformação. Mais do que isso, elas estão interligadas, em uma relação recíproca de interferências e dinâmicas. Um exemplo claro desse processo está vinculado à hidrografia, quando rios e lagos surgem a partir do derretimento de neve e geleiras, além de sofrer alterações na vazão pela chuva.

4)Qual a importância das águas subterrâneas para o consumo humano?

A principal fonte de água doce que nós consumimos no nosso dia a dia são águas subterrâneas. só no Estado de São Paulo, 80% dos municípios são total ou parcialmente abastecidos por águas subterrâneas. O recurso natural atende a uma população de mais de 5,5 milhões habitantes. Dados que são pouco divulgados para a sociedade. Na maioria das cidades, no País e no mundo todo, o abastecimento público faz uso das águas subterrâneas.

 

5)Defina bacia hidrográfica. Quais as principais bacias hidrográficas brasileira?

são porções da superfície terrestre que drenam águas superficiais e subsuperficiais, delimitadas por divisores topográficos (ou divisores de águas). No Brasil temos 12 hidrográficas, as principais são:

Bacia Amazônica: 6 milhões de km2

Bacia do Paraguai: 1 milhão de km2

Bacia do Tietê-Paraná: 900 mil km²

Bacia do Tocantins-Araguaia: 767.000 km2

Bacia do São Francisco: 650 mil km²

Bacias do Leste:  560 mil km²


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com