TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA PEDAGOGICA GEOGRAFIA ENSINO MEDIO

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 4

Alterar!

ATIVIDADE 4 – ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA – carga horária – 16 horas.

A sociedade passa por constantes mudanças, em tempos e lugares diferentes, e para a geografia entender essa espacialidade, complexa e configurada pelo processo de mundialização da sociedade, faz parte do seu objeto de estudo, afinal, deve-se conduzir os cidadãos à compreensão do seu espaço de modo crítico, relacionando-os com suas práticas espaciais diárias. “apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento é vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos; os significados constituem, pois, feixes de relações; as relações entretecem-se, se articulam em teias, em redes, construídas social e individualmente em permanente estado de atualização” (MACHADO,1995).

Nas novas configurações da educação sabemos que é de grande relevância compreender as transformações dos espaços geográficos, bem como analisar processos naturais e artificiais no globo, causados pela ação humana. A geografia tem deixado uma herança muito forte no ensino desta ciência enquanto disciplina escolar, daí o desenvolvimento de tantas técnicas de descrição e memorização de fatos geográficos caracterizados pela ausência de inter-relação ou de significado prático. Desta forma, faz-se necessário a discussão e revisão dos conteúdos ministrados em geografia, assim como o aprofundamento teórico metodológico a cerca do processo de aprendizagem do educando referentes aos conceitos e categorias geográficas, pois o trabalho com os mesmo requer muito mais do que o domínio de conteúdos a serem ministrados, exige que tenhamos a compreensão do processo cognitivo de aquisição da noção de espaço (e suas variantes) pelo educando, assim como de outras categorias sociais, tais como; tempo, sociedade e trabalho.

Portanto, requer que se reflita sobre a prática pedagógica de sala de aula, para que seja superada a pratica da memorização e submissão do educando frente a realidade existente e se desenvolva o processo de questionamento e intervenção com vistas a mudança da realidade.

  • CONTEÚDOS ESCOLHIDOS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA:

(1º ano) 1 – hidrosfera? 2 – Cartografia 3 – A geografia na era da informação e o espaço geográfico ; 4 – Geologia.

(2º ano) 1 – Urbanização; 2 – Geopolítica; 3 – Globalização; 4 – Conflitos mundiais; 5 – a nova ordem multipolar do século XXI; 6 – O Brasil no mundo Globalizado; 7 – Transportes e telecomunicações; 8 – As migrações internacionais.

(3º ano) 1 – Domínios Morfoclimáticos e os biomas Brasileiros; 2 – O meio Rural brasileiro; 3 – Fontes de energia no Brasil; 4 – Grupos étnicos formadores do Brasil; 5 – Ocupação de terras brasileiras pelas atividades agrárias; 6 – Tigres Asiáticos; 7 – América Latina (conflitos); 8 – A indústria no Brasil.

OBJETIVOS:

• Orientar e localizar as representações do espaço geográfico e a percepção do tempo nas transformações que ocorrem nesse espaço;

• Dominar a linguagem cartográfica para melhor situa-se no espaço.

• Identificar as estruturas geológicas e as formas de relevo da terra.

 • Compreender os fenômenos que ocorrem na superfície da terrestre em decorrência dos movimentos internos da terra.

 • Construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais e internacionais.

• Capacidade de desenvolver um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentem uma nova lógica e uma nova ética ambiental e social.

 • Compreensão da relação implícita entre lógica do consumo, consumismo e cidadania, formando atitudes e valores com vistas à construção de sociedades sustentáveis.

 • Compreensão da importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao tratamento da informação na reflexão e ação cotidiana do espaço globalizado.

METODOLOGIA

A proposta metodológica se construirá a partir de aulas expositivas dialogadas; dinâmicas de grupos; dramatizações; analise de áudio e vídeo (músicas e filmes); projeto de exposição em sala de aula e/ou para a comunidade escolar. O ensino de Geografia voltada para a compreensão da realidade requer aplicação de métodos de ensino que superem a prática memorística, e que desenvolva no aluno a capacidade de análise crítica do contexto em que está inserido, tanto no âmbito local, como regional, nacional e internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com