TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Botânica - Gramíneas

Por:   •  8/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  1.033 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA
Botânica Aplicada à Zootecnia - BIO02057
Profº: João Iganci

Nome: Thainá Silva de Freitas                                              Matrícula: 245862

  • Eragrostis plana


Popularmente conhecida como “capim-annoni”, nativa da África, introduzida no Rio Grande do Sul e disseminada inicialmente para cultivo como sendo ótima forrageira, posteriormente reconhecida como planta invasora de difícil extirpação e baixíssimo valor forrageiro. Libera substâncias alelopáticas no solo e possui um sistema radical muito forte. Apresenta colmos achatados na base. As Eragrostis pertencem à família Poaceae, subfamília Chloridoideae, tribo Eragrostideae. São plantas cespitosas e a maioria perene. O gênero se caracteriza pela panícula laxa até contraída, espiguetas plurifloras, glabros, raro pilosos. A Eragrostis airoides é o capim-pendão-roxo, nativo, ocorre em todo Rio Grande do Sul. Megatérmica.

  • Cynodon dactylon


Popularmente conhecida como grama-paulista, bermuda grass, paulistinha. Planta rizomatosa-estolonífera da Ásia e Europa. Forrageira extremamente resistente ao pisoteio e à seca. Útil para consolidar terras, gramados, campos de futebol, pistas de aviação, com o inconveniente de secar no inverno. É temida invasora em áreas cultivadas e ocorre geralmente em solos modificados. Cynodon é um gênero cosmopolita. Se caracteriza por prefoliação convoluta ou conduplicada; lâminas foliares agudas, tipicamente dísticas; panícula de ramos espiciformes unilaterais tênues, digitados, conjulgados ou verticilados. As Cynodon  pertencem  à família Poaceae, subfamília Chloridoideae, tribo Cynodonteae. Estival e megatérmica.

  • Lolium multiflorum


Seu nome comum é Azevém. O gênero é europeu. É uma gramínea anual, cespitosa, de prefoliação convoluta, folhagem verde brilhante, folhas com aurículas desenvolvidas. Espigueta com mais de 10 antécios, lemas com arista apical. Apresenta alta produção e qualidade de forragem. Resiste ao pastejo e a excessos de umidade, suportando altas lotações. Pode ser manejada para permitir a ressemeadura natural. É uma das gramíneas anuais de inverno mais utilizadas no Estado RS, singular ou em associação. O gênero Lolium é caracterizado pela inflorescência do tipo espiga dística e pela ausência de gluma inferior nas espiguetas laterais da espiga. O Lolium perenne não é cultivado no Estado por não apresentar boa adaptação e ter produção inferior ao Lolium multiflorum. O Lolium temulentum (joio) também é pouco comum no Estado e possui alcaloides tóxicos. Pertence a subfamília Pooideae. Microtérmica.

  • Paspalum notatum


É a grama-forquilha. Gênero que apresenta espécies exclusivamente nativas. É perene, com rizoma subterrâneo e inflorescência de ramos conjugados. Apresenta vários biótipos, com características muito variadas, alguns altamente produtivos. É apomítica, autotetraploide (2n=40). Predominante em solos secos. Sua variação saurae é nativa de Entre Rios (Argentina), conhecida como pensacola, possui alto rendimento.  Pertence à subfamília Panicoideae, que compreende espécies de ciclo estival e megatérmicas.

  • Eleusine indica


Conhecida como capim-pé-de-galinha. Espécie anual, originária do Velho Mundo, naturalizada no Rio Grande do Sul. Ruderal, ocorre próximo a habitações, em beiras de estradas, jardins, gramados e pomares. Apresenta 2-12 ramos espiciformes longos e estreitos. O gênero Eleusine teve origem na Ásia, África e América. Pertence a subfamília Chloridoideae, tribo Eragrostoideae, de ciclo estival, megatérmicas.

  • Andropogon lateralis


Conhecida como campim-caninha, com origem africana. Dentre as espécies de gramíneas cespitosas, é a mais comum das áreas campestres do Rio Grande do Sul. É bem aceita pelo gado, quando jovem, tornando-se paleácea quando velha. A inflorescência é quase glabra. Pertence a subfamília Panicoideae, tribo Andropogoneae. Estival e megatérmica. Andropogon selloanus conhecido como campim-pluma-branca é uma espécie perene que vive em solos arenosos ou pedregosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com