TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPUS TOUR

Por:   •  13/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

        UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

                         INTRODUÇÃO A ZOOTECNIA

ALUNO: HENRIQUE JUNIO SOARES SANTOS

DATA: 23/03/2016

PROFESSORA: JÚLIA MARIA DE ANDRADE

CAMPUS TOUR

                                                                                                          henriquejunio.soares@gmail.com

RELATÓRIO

A professora Júlia Maria de Andrade no dia 23 de Março de 2016, levou os alunos do primeiro período de Zootecnia, para conhecer as instalações e um pouco mais sobre os animais que estão presentes no ICA/UFMG de Montes Claros – Instituto de Ciências Agrárias/Universidade Federal de Minas Gerais. Nesse segundo campus tour, fomos levamos para a fazenda experimental fazenda experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro FEHAN, a professora falou das mudanças ocorridas no campus, como por exemplo, a nova garagem de maquinários agrícolas, que atende os cursos de engenharia agrícola e ambiental.

Fomos apresentados ao veterinário responsável pelo FEHAN o Jandeson,que falou um pouco sobre a fazenda experimental,e como ele mesmo disse ‘’puxa a orelha’’. Ele falou do profissional de Zootecnia que trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando do peso, da saúde e da alimentação. Também é função do zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, além de atuar no aumento da produtividade. Sobre a FEHAN,ele nos relatou que são mantidas várias áreas de criação de animais, como a bovinocultura de leite, com animais predominantemente da raça holandesa, registrados na Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, com média de lactação diária de 16 kg/vaca/dia,mais também há animais de meio sangue,ele tirou algumas duvidas como a diarreia dos bezerros, as diarreias têm origem em vários fatores, sendo as mais comuns aquelas causadas por organismos infecciosos, e que jamais deve deixar o bezerro sem leite,até por que ele precisa se manter hidratado e o leite e constituído mais ou menos com 80% de água.A inseminação artificial é utilizada há mais de 25 anos, o que justifica a qualidade atual dos animais.

A suinocultura é composta basicamente de animais da raça Landrace x Large White, derivados da linhagem genética Topigs Norsvin, com reprodutores registrados na Associação Brasileira de Criadores de Suínos. Na área de ovinocaprinocultura, são criados animais da raça Santa Inês e dorper, sendo que muitos desses animais são utilizados em projetos de pesquisa, principalmente na área de nutrição animal e parasitologia. O rebanho de bovinos de corte é composto predominantemente pela raça nelore, animais P.O. Registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, sendo grande parte doada pelas melhores fazendas da região, e também disse do preconceito que alguns compradores tem ao comprar o animal, que sempre preferem o animal branco, bonito aparentemente, e não o animal gordo,saudável que produz, pois quando vamos comer um picanha não sabemos a pelagem daquele animal se ele era branco ou preto ou vermelho, por isso que devemos olhar a qualidade juntamente com o índice de produtividade do animal.  Falou da equinocultura que é composta de animais da raça manga larga Marchador, registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Manga larga Marchador. Dois reprodutores animais de excelente qualidade e progênie, tanto para marcha quanto para morfologia.Assim encerro o relatório,dizendo que aprendi muito, e quero aprender cada vez mais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com