TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOUR DE INVESTIGAÇÃO: Elasticidade

Seminário: TOUR DE INVESTIGAÇÃO: Elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO DE ESTUDOS: ELASTICIDADE

Conceito de elasticidade: mede a proporcionalidade existente entre as variações que, ocorrem nas quantidades e variações provocadas num certo fator qualquer, percebendo todos os demais fatores constantes.

Fatores que influenciam a elasticidade: disponibilidade imediata de bens e serviços substitutos: quanto mais subs. houver para um bem e quanto mais próximo for a possibilidade, mais elástica será sua demanda.

Elasticidade preço da demanda: mede o grau em que a quantidade demandada responde às variações de preço de mercado e se expressa como o quociente entre as variações percentual da quantidade demandada do bem, produzida por uma variação de seu preço em 1%, mantendo-se constantes todos os demais fatores que afetam a quantidade demandada.

Elasticidade renda da demanda (Tipo de bens: superior, normal, inferior, saciado): BENS NORMAIS: os aumentos da renda estimulam as compras de todos os bens normais. Erd é menor que 1 e positiva, o bem é inelástico em relação à renda. Ex: a maioria dos alimentos, roupas, aparelhos de som, aparelhos domésticos etc.

BENS SUPERIORES, ou bens de luxo são altamente elásticos em relação à renda, porque cada 1% de aumento na renda, aumenta as quantidades compradas em mais de 1%. Erd é positiva e maior que 1. Ex: bens supérfluos e de luxo como: jóias, casacos de peles, limusines, aulas de mergulho; possuem alta elasticidade-renda.

BENS INFERIORES: uma elevação na renda, traz como consequência, uma queda na quantidade demandada. Assim, a elasticidade-renda é negativa. Erd é negativa e menor que 0. Ex. Carne de segunda, carros populares.

BENS DE CONSUMO SACIADO: o consumo não se altera quando a renda aumenta. A quantidade adquirida do bem se mantém constante, independentemente de variações no nível de renda. Erd é igual a zero.

Elasticidade-cruzada da demanda: mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem X, resultante da variação percentual no preço do bem Y.

Elasticidade preço da oferta

Fórmulas para calcular a elasticidade:

Relação entre receita do vendedor e elasticidade preço da demanda.

QUESTÕES SOBRE A ELASTICIDADE

1-) Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?

b) Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?

2-) Explique por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do

produto devem elevar a receita total dos vendedores.

3-)Defina: elasticidade-renda, elasticidade-preço cruzada da demanda e elasticidade-

preço da oferta.

4-) Suponha que um aumento de 3% no preço de sucrilhos cause uma redução de 6% em sua quantidade demandada. Qual é a elasticidade da demanda de sucrilhos? 5-) Por que as elasticidades de longo prazo da demanda são diferentes das elasticidades de curto prazo? Considere duas mercadorias: toalhas de papel e televisores. Qual das duas é um bem durável? Você esperaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com