TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença da Vaca Louca

Por:   •  19/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Matéria: Biologia celular

Curso: Zootecnia

Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB)

Professor (a): Cacau

Aluna: Rayssa Monteiro Cardoso

Goiânia

2019

A encefalopatia espongiforme bovina (EEB), é uma doença causada por um príon infectante, que surgiu na década de 1980, na Europa. Desde então, ela vem sendo prevenida e controlada nos rebanhos bovinos, com medidas como a restrição da alimentação de ruminantes com subprodutos de origem animal, além de destruição de materiais de riscos específicos para as carcaças.

Popularmente, ela é mais conhecida como doença da vaca louca, e é reconhecida como uma doença degenerativa e transmissível. A ingestão de farinha de carne e ossos, de animais positivos, é considerada a principal forma de transmissão desse agente.

Em 1996, foi comprovada que tal doença, pode ser transmitida aos humanos, causando a variante da doença de Creutzfeldt-Jakob. Essa doença causa uma desordem mental degenerativa e fatal, além de não possuir cura. Foi necessária então uma intervenção das autoridades sanitárias, que implantaram medidas, visando a saúde do animal e do humano. Algumas delas foram a proibição do consumo de carne e subprodutos de animais doentes e a vigilância e controle na importação de animais vivos.

A EEB, provoca alterações espongiformes tanto no cérebro dos animais quanto no dos humanos. O governo britânico na época, proibiu inclusive a utilização de cérebro, medula espinhal, intestinos, baço, gânglios linfáticos e globos oculares, em embutidos e produtos para a alimentação humana. Como causadora da variante da doença Creutzfeldt-Jakob, alguns sintomas se apresentavam em humanos através de depressão, ansiedade e isolamento, sendo ainda que o tempo de vida varia de 5 meses a 1 ano.

Já nos animais, ela apresenta causando algumas desordens comportamentais, como apreensão, hipersensibilidade, agressividade, falta de coordenação dos membros motores posteriores, quedas e incapacidade de se levantar, sendo a hipersensibilidade ao toque o mais comum. O animal que se encontra com essa doença, deve ser sacrificado, por ainda não possuir um tratamento clínico para essa doença.

  • Conclusão

A Encefalopatia Espongiforme Bovina, é causada por uma proteína infecciosa, chamada príon, que altera as proteínas sãs, sendo o único agente infeccioso conhecido que não possui genes, se assemelhando nas vacas, humanos e outros animais.

A principal forma de contaminação, é através de alimentos de origem animal, o que levou a proibição de alimentos de origem animal, nas rações de ruminantes. Alguns dos materiais específicos de riscos são, cérebro, medula espinhal e intestino.

No humano os sintomas são apresentados em forma de desordem mental, como depressão, ansiedade, nervosismo e até mesmo problemas de coordenação motora, possuindo essa doença uma capacidade de deterioração rápida. No animal, pode se apresentar como apreensão, hipersensibilidade, agressividade e problemas para locomoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com