TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GENÉTICOS PARA PRODUÇÃO DE LEITE E DIÂMETRO DE TETAS EM BOVINOS DE LEITE DA RAÇA GIR.

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.406 Palavras (10 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 10

ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GENÉTICOS PARA PRODUÇÃO DE LEITE E DIÂMETRO DE TETAS EM BOVINOS DE LEITE DA RAÇA GIR.

Maria Raquel Lopes Silva1

1Estudante do curso de Zootecnia – UFERSA; Email: Raquellopes-16@hotmail.com

______________________________________________________________________

Resumo: Objetivou-se estimar parâmetros genéticos envolvendo produção de leite (Pl) e diâmetro de tetas (Dt) em bovinos Gir leiteiro, com o intuito de definir critérios de seleção nesta raça. Os dados de 64 animais foram oriundos da Agropecuária São Judas, RN. As Análises foram realizadas pelo método da máxima verossimilhança restrita (REML), em modelos multicaracterística usando o aplicativo MTDFREML, que incluiu os efeitos fixos de rebanho e estação do ano (seca e chuvosa) e a covariável idade ao primeiro parto, para ambas características, o efeito aditivo, materno e o residual. Os modelos foram comparados pelo critério de informação de Akaike (AIC), pelo critério de informação Bayesiano de Schwar (BIC), pela função de verossimilhança (Log L). As estimativas de herdabilidade variaram de 0,32 (Pl) a 0,97 (Dt) e as  correlações genéticas e fenotípicas entre Pl e Dt  foram -0,78 e  -0,55 respectivamente. As características Pl e Dt podem responder à seleção por apresentarem estimativas de herdabilidade de boa magnitude.

Palavra- chave: Parâmetros genéticos, Produção de leite, diâmetro de tetas, REML.

ESTIMATE OF GENETIC PARAMETERS FOR MILK AND teats DIAMETER IN BREED MILK CATTLE GIR .

Abstract: This study aimed to estimate genetic parameters involving milk production ( Pl ) and teats diameter (Dt) in Gir cattle, in order to define selection criteria in this race. The data of 64 animals were coming from Agropecuaria St. Jude, RN . the analyzes were performed by the method of restricted maximum likelihood ( REML ) in multi-trait animal model using MTDFREML application, which included the effects of herd and season ( dry and wet ) and the covariate age at first birth, for both features the additive effect , and the residual mother . The heritability estimates ranged from 0.32 ( Pl ) to 0.97 (Dt) and genetic and phenotypic correlations between Pl and Dt were -0.78 and -0.55 respectively. The Pl and Dt features can respond to selection by presenting estimates of heritability good magnitude.

Key Word: Genetic parameters , milk production, udder diameter, REML.

______________________________________________________________________

INTRODUÇÂO

         A definição dos objetivos de seleção é o primeiro passo para a elaboração de um programa de melhoramento genético. As características a serem selecionadas devem ser escolhidas de acordo com a sua importância econômica para o sistema de produção (Ponzoni e Newman, 1989). Dessa forma, o conhecimento do sistema de produção e de suas características de importância econômica é essencial para a correta elaboração de um programa de melhoramento genético visando à maximização do lucro da atividade. 

A participação das raças zebuínas na pecuária brasileira é expressiva, haja vista o número de rebanhos zebus e azebuados explorados para leite, sendo a raça Gir a mais utilizada nos cruzamentos com as raças europeias especializadas para produção de leite, na obtenção de mestiços. A produção de leite, em geral, é a característica mais importante em um programa de melhoramento de gado leiteiro, porém é necessário estudar a sua associação com outras características produtivas, reprodutivas e de conformação, bem como analisar como estas se comportam quando a seleção é praticada para leite.

Em gado de leite, as características de conformação do úbere assumem grande importância em função de sua associação com características produtivas, o que pode auxiliar na eficiência e redução do tempo de seleção para a produção de leite, por meio da seleção indireta. Poucos estudos têm sido realizados sobre esse assunto; a maioria refere-se às raças européias especializadas, em países de clima temperado (HARRIS et al., 1992; KLASSEN et al., 1992; e KAWAHARA et al., 1996;).

        TOUCHBERRY (1951) verificou que correlações entre produção de leite e mensurações de corpo, em geral, são pequenas e normalmente não-significativas. BATRA e McALLISTER (1984) estudaram a relação de algumas medidas de sistema mamário (comprimento e diâmetro de teta e altura de úbere) com produção de leite em vacas Holandesas jovens e verificaram que as correlações genéticas foram pequenas e não-significativas, exceto o diâmetro de teta, que teve correlação negativa com produção de leite. KLASSEN et al. (1992) estudaram correlações genéticas entre várias características de tipo e características de produção em vacas Holandesas, encontrando correlações baixas entre características de tamanho e tempo de vida produtiva.

Este estudo foi realizado com o objetivo de estimar, por meio da máxima verossimilhança restrita, os parâmetros genéticos e fenotípicos para produção de leite e diâmetro de tetas de vacas da raça Gir Leiteiro.

MATERIAL E MÉTODOS

Neste estudo foram usados os dados de 53 vacas de primeiro parto, da raça Gir Leiteiro, filhas de 3 touros, nascidas no período de 2010 a 2014,  distribuídas em dois rebanhos.

Foram avaliadas as características de: produção de leite (Pl) e diâmetro de tetas (Dt). Os componentes de variância e covariância necessários para estimação dos parâmetros genéticos e fenotípicos foram obtidos pelo método da Máxima Verossimilhança Restrita (REML), utilizando-se o sistema MTDFREML (“Multiple Trait Derivative Free Restricted Maximum Likelihood”- BOLDMAN et al., 1995). Na obtenção dos componentes de (co)variância, foi utilizado, um modelo animal incluindo os efeitos fixos de rebanho e estação . Para o cálculo das herdabilidades, as variâncias genética aditiva, residual e fenotípica foram obtidas em análise de características simples.

O arquivo de pedrigree inclui a genealogia de vacas e touros. No contexto dos objetivos desse estudo, foram analisados os seguintes modelos:

Modelo I: Y = Xβ + Zα + є,

Modelo II: Y = Xβ + Zα +Zm+ є,

Modelo III: Y = Xβ + Zα + Zm+ Zᴩ + є, Onde Y é o vetor das observações;  β é o vetor dos efeitos fixos; α é o vetor dos coeficientes de regressão aleatório do efeito genético aditivo do animal; m é o vetor dos efeitos maternos; ᴩ é o vetor dos coeficientes de regressão aleatório do efeito permanente de ambiente; e є é o vetor de efeito aleatório residual. A avaliação dos diferentes modelos ajustados foi feita por meio da comparação entre os componentes de covariância e parâmetros estimados para as funções ajustadas entre si e relativamente aos valores do logaritmo do máximo da função de verossimilhança (log l) e dos critérios de Informação de Alaike (AIC), o logaritmo do máximo da função de verossimilhança (Meyer,2001). Foram utilizados também o Critério de Informação Bayesiano de Schwar (BIC). Todos estimados com auxílio do programa WOMBAT (Meyer, 2006), que utiliza a metodologia da máxima verossimilhança restrita (REML), por meio do algoritmo EM (expectation-maximisation).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (248.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com