TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fertilidade dos solos do cerrado

Por:   •  15/6/2018  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

QUEIROZ, Luiz de. Estudos sobre a fertilidade dos solos do cerrado. Efeito da calagem na disponibilidade do fósforo. São Paulo, 1965.

Hemerson Borges Pasuch[1]

Luiz de Queiroz, a época, bolsista da Agência Internacional de Energia Atômica, cadeira de química orgânica e biológica da escola superior de agricultura, caldeira de química agrícola, caldeira de citologia e genética da escola supracitada. Em seu trabalho, ora estudado, obteve o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação Rockefeller e do Conselho Nacional de Pesquisas, IBEC Research Institute.

A presente obra foi baseada em diversas referências literárias, das quais ainda se utiliza nos estudos atuais, dentre elas se destaca, o grande doutrinador Malavolta, Eurípides, assentada inclusive em estudos já realizados por este e outros pesquisadores. Utilizou-se do método de coleta de amostras de solo, com o escopo de obter conhecimento da fertilidade, bem como, determinar as doses de calcário.

Inicialmente, destaca-se que a parte considerada como cerrado no Brasil, ocupa uma boa porção da superfície, de forma aproximada, chega a 25 por cento. Em sua maioria, são terras que podem ser aproveitadas pela agricultura, haja vista que existem características, tais como, boa localização, que chama a atenção dos agricultores.

Durante um período, muitos achavam que o fator que mais contribuía para a limitação do fator produção, fosse a falta d’água, contudo, alguns pesquisadores, através de seus estudos, provaram que existem outras razões, pelas quais podem ser corrigidas pelo próprio produtor.

Com base nessa premissa, o autor do artigo ora estudado, utilizou o método da diluição isotópica, afim de obter êxito no estudo da aplicação de calcário em doses crescentes no solo do cerrado. Ressalta-se que os testes foram realizados em três cidades do estado de São Paulo, quais sejam: Orlândia, Pirassununga e Matão. Após análise, Queiroz constatou que na cidade de Orlândia, a maior dose de calcário reduziu o teor disponível de fósforo, já nas outras duas cidades, houve aumento da disponibilidade linearmente.  

Nesse diapasão, foram realizados ensaios, jogando diversas doses de calcário, tendo uma área como testemunha, constatando assim, que o uso de calcário em solo de cerrado melhora a eficiência do fosforo e que o teor de fosforo varia de acordo com a localidade.

        A ideia principal da obra em questão, é mostrar que o método de pesquisa realizado pelo autor ajuda a compreender fatores não constatados se não for profundamente analisados. Publicado em diversos locais, é um estudo de grande riqueza, destinada ao conhecimento, é também dirigido aos acadêmicos de agronomia, agrônomos e ainda aqueles que desejam se aprofundar no assunto da fertilidade de solo no cerrado, em especial ao tópico efeito da calagem na disponibilidade do fósforo.

        Vale salientar que, considerando do ponto de vista acadêmico, a obra colabora para os estudos, entretanto não se dever ater apenas a pesquisa supramencionada, tendo em vista que é preciso que sejam ponderados outros fatores, isto é, deve-se considerar, por exemplo, outros micro e macronutrientes para que se chegue a um melhor posicionamento acerca da analise do solo, e sua posterior produção efetiva e satisfativa.

É preciso ainda, esquadrinhar, pesquisas bibliográficas, da mesma maneira, cogitar o estudo de caso específico para cada localidade, fato este que inclusive foi constatado no presente feito ora estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com