TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDUÇÃO DE CICLICIDADE EM NOVILHAS PRÉ-PÚBERES COM UTILIZAÇÃO DE PROGESTERONA INJETÁVEL OU DISPOSITIVO INTRAVAGINAL PREVIAMENTE AO PROTOCOLO DE IATF

Por:   •  7/8/2017  •  Monografia  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 12

 INDUÇÃO DE CICLICIDADE EM NOVILHAS PRÉ-PÚBERES COM UTILIZAÇÃO DE PROGESTERONA INJETÁVEL OU DISPOSITIVO INTRAVAGINAL PREVIAMENTE AO PROTOCOLO DE IATF[pic 1]

Willian Carlos Cardeal Junior¹

Natália Holtz Alves Pedroso Mora²

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da progesterona injetável na indução de ciclicidade de novilhas Nelore, e dispositivo intravaginal de liberação de progesterona de 4º uso previamente ao protocolo de IATF. Foram utilizadas 519 novilhas pré-púberes da raça Nelore (Bos indicus) com média de 24 meses de idade, criadas em sistema extensivo recebendo suplementação mineral com 80% de fosforo. As fêmeas foram submetidas no início do experimento ao exame de ultrassonografia para avaliação ovariana, onde apenas as novilhas que não tiveram corpo lúteo foram enquadradas na indução, sendo divididas, aleatoriamente a cada três animais, em dois grupos: indução hormonal através de implante intravaginal (Grupo 1) e o outro através de hormônio injetável Sincrogest® (Grupo 2). O Grupo 1 apresentou 75,0% de resposta a indução e 50,5% de taxa de prenhez. O Grupo 2, 73,0% das novilhas atingiram a puberdade com taxa de prenhez 52,5%. Não houve diferença entre os métodos adotados na indução de ciclicidade em novilhas. Cabe ao técnico escolher a melhor opção de acordo com a viabilidade estrutural e econômica da propriedade. O uso de progesterona em novilhas Nelore pré-púberes são eficientes, pois melhoram índices de fertilidade e a antecipação dessas fêmeas a protocolos de IATF.

Palavras-chave: Hormônio, IATF, Nelore, prenhez, puberdade

ABSTRACT: This study aimed to evaluate the effect of injectable progesterone in cyclicity induction on heifers Nelore in compared to intravaginal device realease the progesterone of 4th use previously the artificial insemination protocol at fixed time. Were used 519 pre pubertal heifers Nelore (Bos indicus) with an average of 24 months old, created in extensive system with 80% phosphorus. Females were submitted at the beginning of the experiment to test for ovarian ultrasound evaluation, where only heifers that had no corpus luteum were framed in the induction. Were divided randomly every three animals into two groups: hormonal induction by intravaginal implantation (Group 1) and the other by injection Sincrogest® hormone (Group 2). Group 1 showed 75,0% response an induction and 50.5% pregnancy rate. The Group 2, 73,0% of heifers reached puberty with 52.5% pregnancy rate. There was no difference between the methods adopted in the cyclicity induction in heifers. It is up to the technician to choose the best option according to the structural and economic viability of the property. The use of progesterone in pre pubertal heifers are efficient because improve fertility rates and the anticipation of these females in IATF protocols.

KEY WORDS: Hormone, IATF, Nelore, Pregnancy, Pubert.

1 INTRODUÇÃO

Como a pecuária brasileira vem se destacando comercialmente, devido as condições climáticas favoráveis à criação de bovinos, mercado exportador em expansão e consequentemente refletindo na valorização da arroba, o aumento de produtividade é um ponto crucial para aumentar as margens da lucratividade da atividade pecuária. Além desses fatores positivos, e do Brasil possuir o maior rebanho comercial mundial, o país apresenta baixa taxa de desfrute, com aproveitamento de 19,2% do rebanho, em relação a outros principais países exportadores de carne como Estaqdos Unidos, com taxa de desfrute 38% e Austrália com 30,9% (ALVES, 2012).

Das 209 milhões de cabeças de gado que o país possui, cerca de 20.707.973 cabeças são de novilhas de um a dois anos e, 12.417.445 são de novilhas de dois a três anos (IBGE, 2014). Um dos maiores desafios em fazendas de cria é a produção de um bezerro/matriz/ano, e para se obter a máxima performance reprodutiva seria desejável o aproveitamento máximo deste índice. Alguns dos pontos críticos que impedem esse feito é o atraso na concepção dessas matrizes no pós-parto, e a falta de estratégias no manejo utilizados em novilhas que serão reprodutoras futuramente.

Os métodos para chegar a puberdade precocemente, estão ligadas a nutrição (CARDOSO; NOGUEIRA, 2007), e também, ao uso de hormônio sintetizados para obter o primeiro cio (DAY; ANDRESON, 1998). Portanto, se prolongarmos a vida reprodutiva das novilhas e aumentarmos o seu condicionamento fisiológico para que os resultados reprodutivos sejam superiores, estas serão aptas à reprodução o mais cedo possível (AZEREDO, 2008).

        Devido a maioria dos bovinos serem recriados em sistema extensivo, pode haver uma deficiência no crescimento desses animais, com essa possível restrição alimentar, o que pode possibilitar atraso a puberdade, como  a diminuição da secreção pulsátil de hormônios luteinizante (LH) (DAY et al., 1986; PATTERSON et al., 1992). Diferentes fatores parecem estar envolvidos no mecanismo pelo qual a nutrição afeta a secreção de GnRH, gene responsável por regular indiretamente a atividade gonadal por meio de estímulos da secreção de LH pela hipófise, e assim, entrando na puberdade. Dentre eles, podemos citar leptina, IGF-1, GABA, glutamato, neuropeptídeo Y, ativina, inibina (CARDOSO; NOGUEIRA, 2007).

Tratar novilhas pré-púberes com uso de hormônios, antemão do início do protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), pode proporcionar efeitos benéficos (HALL et al., 1997). De acordo com Day; Anderson, (1998), a utilização de progestina reduz a quantidade de receptores de estradiol no hipotálamo, que restringe a retroalimentação negativa do estradiol na produção de GnRH, resultando em uma maior liberação de LH, consequentemente levando a ovulação, sendo este o engenho responsável pela indução de ciclicidades nos tratamentos com progesteronas. O aumento controlado da concentração sérica de progestina é indispensável para que se normalize a atividade luteal, chegando à ovulação (PETTERSON; CORAH; BRETHOUR, 1990).

Ao avaliar a resposta reprodutiva de novilhas de corte pré-púberes, exposta a tratamento com progesterona injetável ou com dispositivo intravaginal de liberação lenta de progesterona previamente utilizado pode-se antecipar o início do protocolo de (IATF), a vida reprodutiva dessas fêmeas, e, por conseguinte a viabilidade da produção da mesma.

Com base nas infotmações expostas, o estudo teve como objetivo avaliar o efeito da progesterona injetável na indução de ciclicidade de novilhas Nelore, em comparação ao dispositivo intravaginal de liberação de progesterona de 4º uso devido possuir um nível de progesterona menos concentrado, que em novilhas terá melhores efeitos previamente ao protocolo de IATF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (322.1 Kb)   docx (102.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com