TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação do Apiário e Manejo das Colmeias

Por:   •  22/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 8

8. Instalação do apiário e manejo das colmeias

Introdução

Apicultura é a atividade de criação de abelhas denominada Apis mellifera. Sua criação tem a finalidade de produzir mel, pólen apícola, própolis, geleia real, cera, apitoxina (veneno das abelhas para uso medicinal) e contribui com o aumento da produção e produtividade agrícola por meio da polinização.

A escolha de um bom local para instalar as colméias é um ponto-chave para o sucesso do empreendimento apícola. Para instalar o apiário, o apicultor deve ter em mente uma série de fatores que interferem nos rendimentos pretendidos, na praticidade dos trabalhos e na segurança das pessoas e animais que circulam nos arredores.

Localização do apiário

  1. Flora apícola

Para obtermos rendimentos excelentes, o local ideal é aquele onde o pasto apícola esteja próximo (dentro de um raio máximo de 500 metros a 1,5 quilômetros), seja abundante e não apresente interrupções durante o ano. Como esta é uma situação impossível de se encontrar na natureza, pode-se considerar um bom local aquele que apresente curtos períodos de escassez de floradas.

  1. Acesso

Quando se trata da instalação de apiários móveis, bons acessos, largos e confiáveis para a entrada de transporte motorizado, são fundamentais. A praticidade dos trabalhos para o apicultor e a segurança das pessoas e animais que circulam nos arredores são fatores que devem ser conjugados na hora de se decidir quanto ao novo local para o apiário.

  1. Topografia

Áreas elevadas, como topo de morros, devem ser evitadas em virtude da maior exposição a ventos fortes. Terrenos em declive dificultam o deslocamento do apicultor pelo apiário, prejudicando o manejo das colméias especialmente em períodos em que há necessidade de transporte de materiais pesados, como por ocasião da colheita.

  1. Água

Outro aspecto muito importante na escolha do local ideal para o apiário é a presença de água próxima, limpa e disponível o ano todo. A distância da água ao apiário não deve ser maior do que 500 m, por uma questão de economizar energia e tempo e de evitar que as campeiras busquem água em fontes desconhecidas, estagnadas ou contaminadas. Se não houver um curso d'água permanente nas redondezas, terá que ser montado um bebedouro próximo ao apiário e, principalmente nas épocas de seca, terá que ser mantido permanentemente abastecido.

  1. Sombreamento

As colméias devem ser distribuídas pelas sombras no apiário, de forma a evitar os excessos de temperatura, que prejudicam a coleta de néctar e o mel estocado. O uso de tampas com ventilação, de alvados maiores e de pinturas claras e reflexivas são benéficos para reduzir o aquecimento das colméias.

  1. Quebra-ventos

Ventos fortes dificultam a aproximação das abelhas campeiras às colméias, impedem-nas de manter suas linhas de vôo e prejudicam a produtividade do apiário.

  1. Condições do ambiente

Áreas onde se pratiquem agricultura com o uso de pesticidas, onde existam indústrias ou onde ocorram certas minerações, ou seja, áreas com liberação de vapores tóxicos deslocados, por deriva, para junto do apiário ou do pasto apícola, são inadequadas para instalação de apiários.

  1. Segurança

Os apiários devem ser instalados no meio rural, por questões de segurança à população. A área ideal para a instalação de um apiário deve atender às prerrogativas de segurança das pessoas e animais quanto às abelhas e de segurança das abelhas quanto às pessoas e animais.

  1. Preparo do terreno

Todas as palhas e outros resíduos orgânicos devem ser afastados para não servirem de ninho para formigas ou de esconderijo para predadores das abelhas. A limpeza do terreno junto às caixas também é importante para deixá-lo livre de obstáculos às linhas de vôo das abelhas.

  1. Suportes para colméias

No apiário, as colméias devem sempre ser colocadas sobre suportes denominados cavaletes. A proximidade do solo, além de acelerar a deterioração das colméias e de dificultar o vôo das abelhas campeiras, deixa a colônia vulnerável ao ataque de aranhas, formigas, sapos, lagartos, tatus e diversos outros predadores terrestres.

  1. Proteção contra formigas

O risco e a gravidade do ataque de formigas tornam necessária uma série de medidas preventivas. O isolamento total pode ser buscado através do uso de campânulas, canecos invertidos ou bacias com óleo queimado nos pés do cavalete.

  1. Quantidade de colméias por apiário

A decisão sobre a quantidade de colméias a ser instalada em cada apiário deve levar em consideração o potencial apícola ou capacidade de suporte da região, a existência de outros apiários nas proximidades e a facilidade de manejo. A distância mínima recomendada entre apiários é de 3 km. Isso garante que num raio de 1,5 km haverá menor competição entre abelhas pelas mesmas fontes de alimento.

  1. Disposição das colméias

A maneira de se distribuir as colméias no terreno depende muito do espaço disponível e do tipo de apiário (fixo ou migratório). Independente disso, recomenda-se que, ao montar o apiário, as colméias sejam sempre colocadas sobre suportes individuais, de tal modo que um alvado não interfira no outro.

Manejo do Apiário

O manejo correto do apiário é um requisito importante para o sucesso da atividade apícola. Dele dependerão os bons resultados do trabalho, no que se refere à quantidade e à qualidade do produto final. Alguns procedimentos básicos devem ser adotados pelo apicultor, como:

- nunca trabalhar na frente da colmeia e sim por trás ou de lado;

- não trabalhar com abelhas quando estiver com excesso de suor ou cheiro forte e menos ainda com cheiro de álcool;

- preferencialmente trabalhar com abelhas no período em que a maior parte delas estiverem no campo;

- sempre que trabalhar com as colmeias, use a indumentária;

- nunca vestir roupas escuras, pois irritam as abelhas;

- não colocar fumaça em excesso;

- não trabalhar em dia de chuva;

- não mexer nas colmeias continuamente;

- nunca passar mais de 5 minutos trabalhando numa colmeia, salvo quando da extração de mel;

- nunca usar no fumegador material toxico, tais como: óleo, querosene, bucha com graxa, fumo, etc.

1. Revisão da colmeia

As colmeias devem ser abertas para revisões de rotina, manejo de produção ou em alguma eventualidade onde é necessário o apicultor intervir. Aberturas desnecessárias devem ser evitadas. O que precisa ser observado na revisão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com