TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alienista De Machado De Assis

Por:   •  15/5/2023  •  Ensaio  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO 1: O ALIENISTA DE MACHADO DE ASSIS

  1. Qual o experimento proposto pelo médico Simão Bacamarte? Quais os critérios ou características impostas pelo médico para os “participantes” do experimento?

O experimento era estudar profundamente a loucura, os seus diversos graus, classificar-lhes os casos, descobrir enfim a causa do fenômeno e o remédio universal. Eram furiosos, eram mansos, eram monomaníacos, era toda a família dos deserdados do espírito, loucos por amor, assassinos, mania das grandezas, monomania religiosa. Ele dividiu os primeiramente em duas classes principais: Os furiosos e os mansos; daí passou às subclasses, monomanias, delírios, alucinações diversas.

  1. Até que ponto o experimento do Alienista é ético? Qual o intuito ou propósito do experimento? Qual a contribuição ou parcela de culpa da sociedade e do Estado na condução do experimento?

Acredito que o experimento não seja ético desde a sua criação, pois o experimento só traria benefícios ao alienista com predisposição para a ciência, ao ponto de recolher pessoas na rua justificando que não estavam em suas saúdes mentais. O propósito do experimento era estudar a loucura e os seus diversos graus, classificar-lhe os casos, descobrir enfim a causa do fenômeno e o remédio universal. A contribuição é aceitar o que o alienista fazia ao recolher as pessoas, e também os parentes que muitas vezes não querem cuidar dos seus, a sociedade com seu preconceito e o Estado em não ter uma política efetiva de cuidado com essas pessoas.

  1. Como a população da cidade de Itaguaí reagiu aos acontecimentos da Casa Verde? Como os políticos lidaram com essa situação?

A população não aceitou os acontecimentos da casa verde, pois se instaurou sobre a cidade o medo de ser recolhido para a casa verde sem que se houvesse um motivo claro para tal, o que levou a rebelião da população de Itaguaí. Os políticos foram contra a rebelião, segundo eles: “a ciência não podia ser emendadada por votação

administrativa, menos ainda por movimentos de rua.” Somente um vereador, Sebastião Freitas, mudou seu parecer a favor da rebelião, reservando-se o direito de pedir pelos meios legais a redução da Casa Verde.

  1. O alienista, Simão Bacamarte, tinha como seu confidente e amigo íntimo, Crispim Soares, o boticário da cidade. Descreva algumas situações que na atualidade fugiriam dos critérios éticos.

O boticário sempre apoiava as idéias do alienista mesmo que às vezes não concordava ou não compreendia; O fato de Simão Bacamarte ter recolhido seu amigo à Casa verde após sua mudança de lado na rebelião; A inveja de Crispim ao falar ao alienista sobre Mateus o albardeiro, contando sobre a rotina de Mateus, o que levou o alienista a recolher Mateus à Casa Verde.

  1. O experimento tinha somente fins científicos ou gerava lucros para o médico? Descreva como isso é tratado no livro. Tais situações podem ser encontradas na atualidade? Como a ética trata dessas questões?

O experimento gerava também lucro para o médico. Isso é tratado no livro quando sua esposa D. Evarista sugere que eles viajem para o Rio de Janeiro e o alienista fala que tem ganhado muito e mostra para a sua esposa ás arcas onde estava o dinheiro, e ainda mostra-lhe o livro de prestação de contas, onde D. Evarista ficou deslumbrada com a quantidade de algaritmos. Essas situações podem ainda ser encontradas na atualidade, mas não é o comum, pois a ética entra em consenso que o cuidado de pessoas fora de seu estado mental, seu dinheiro deve ser gasto com a pessoa, seu tratamento e não para encher os seus próprios bolsos, por meio da enganação. Os loucos ou supostos não eram tratados de graça, as famílias e em falta delas, a câmara pagava ao alienista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com