TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Microscopia

Por:   •  24/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 8

        

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

BACHARELADO EM ZOOTECNIA

CAMILA BENITES CARDOSO

LARA KELLY GOMES DA SILVA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO: MICROSCOPIA - CONHECENDO E MANUSEANDO O MICROSCÓPIO, COLORAÇÃO DE GRAM E PREPARO DE MEIOS DE CULTURA COM MICRORGANISMO DO AMBIENTE

CRATO – CE

2022

CAMILA BENITES CARDOSO

LARA KELLY GOMES DA SILVA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO: MICROSCOPIA - CONHECCENDO E MANUSEANDO O MICROSCÓPIO, COLORAÇÃO DE GRAM E PREPARO DE MEIOS DE CULTURA COM MICRORGANISMO DO AMBIENTE

Relatório da aula prática em laboratório apresentado a disciplina de Microbiologia Geral como requisito parcial para obtenção da nota final do semestre.

Docente: Prof.ª. Dra. Cristiane Lima.

CRATO – CE

2022

  IDENTIFICAÇÃO         

Título: Conhecendo e manuseando o microscópio, preparação da coloração de gram e manipulação de meios de cultura e inoculação de bactérias do ambiente.

Discente (s): Camila Benites Cardoso e Lara Kelly Gomes da Silva

Docente (s): Prof.ª Dra. Cristiane Lima

Unidade Curricular: Microbiologia Geral

Curso: Bacharelado em Zootecnia

Período: 18/04/2022 e 16/05/2022

Objetivo: Identificar as partes e funcionalidades do microscópio, preparar a coloração de gram e manipular os meios de cultura para crescimento de bactérias.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        6

2.1.        Objetivo Geral        6

2.2.        Objetivos Específicos        6

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        7

3.1     Materiais Utilizados        7

3.2       Meios de cultura e reagentes utilizados        8

4.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        9

CONCLUSÃO        12

  1. INTRODUÇÃO

Este vigente relatório tem por finalidade expor o desenvolvimento em atividades realizadas em laboratório no semestre, na disciplina de microbiologia geral. É evidente aprender a aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas, ministradas pela professora de microbiologia.

 O microscópio é um instrumento que permite observar a imagem de objetos minúsculos, aqueles que não são perceptíveis a olho nu, com função de aumentar ou ampliar os mesmos. O microscópio conhecido e manuseado em aula foi o óptico e tem como princípio a utilização de luz visível, formado por dois sistemas de lentes, tal qual, o ocular onde fica próximo ao olho do observador e o objetiva; esse que é montado no final do tubo.    

                    Coloração de Gram é considerado um dos métodos mais importantes dentro dos laboratórios de microbiologia. É um método inicial com importância fundamental para diferenciar, classificar e caracterizar os microrganismos. Permite que as bactérias, por exemplo, sejam visualizadas no microscópio óptico, e sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura. Utilizado para distinguir espécies bacterianas em dois grupos, as gram-positivas e gram-negativas.

  Os microrganismos são seres muito pequenos, que não podem ser vistos a olho nu. A sua estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Eles podem ser encontrados em qualquer ambiente, no ar, na água, no solo, na pele e no trato digestivo de animais, os tipos são: bactérias, fungos e vírus. Os meios de cultura são preparações química feitas em laboratórios que fornecem nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural.


  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

A aula em laboratório tem por objetivo geral conceder ao aluno a oportunidade de desenvolver atividades práticas, com base no que foi apresentado e ensinado em sala na aula teórica ou até mesmo no ambiente prático. Como o manuseio de um microscópio, as partes que o compõe e suas funções. A importância da coloração de gram e suas diferenças; entre positivo e negativo para a análise de microrganismos em laboratório com o microscópio. A preparação de meios de culturas com ágar; esse que é um solidificante fundamental, na qual possibilita o crescimento dos microrganismos.

  1. Objetivos Específicos

  • Identificar as partes de um microscópio.
  • Correlacionar cada componente do microscópio a sua função.
  • Manusear corretamente o microscópio óptico.
  • Diferenciar as bactérias, com o método da coloração de gram, de acordo com as características e sua classificação.
  • Perceber a diferença entre as membranas celulares (gram positivo e negativo).
  • Aprender a preparar o meio de cultivo.
  • Conhecer os nutrientes necessário para o desenvolvimento dos microrganismos.
  • Identificar microrganismos presente no ambiente.
  • Comprovar a eficácia da assepsia das mãos.
  • Inoculação de microrganismos em meio de cultivo.
  1. MATERIAIS E MÉTODOS

                  A princípio o objeto de estudo foi aprender a diferenciação da parede celular dos microrganismos, utilizando materiais pertinentes que auxiliam no processo. Para melhor fixação do conteúdo ministrado foram realizadas análises laboratoriais de características microbiológicas por dois métodos; coloração de gram e preparo de meios de cultura com micróbios do ambiente.

                    O primeiro método resumiu-se a prática da coloração de gram. com microscopia, atribuindo a preparação do mesmo. Utilizando-se de três soluções e a bactéria Escherichia coli que já estava em isolamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (204.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com