TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema digestivo

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 5

 O sistema digestivo começa na boca, ela é constituída por língua, dentes e bochechas. O espaço externo é constituído pelo lábios e bochechas, esses iram formar o vestíbulo da boca. A bochechas formam os lados da boca e são contínuas rostralmente com os lábios. Quando a boca está fechada, os lábios formam a rima (rima oris), eles possuem superfícies externa e a interna, a superfície externa é coberta por pele e a superfície externa é coberta por uma túnica mucosa, a parte externa divide-se em plano nasolabial(bovinos), plano dorsal(carnívoros) e plano rostral(porco). Os pequenos ruminantes e os carnívoros possui uma pequena divisão perto da narina, denominada filtro.

Os lábios e a língua possuem frênulos que são pequenas pregas de túnica mucosa, os frênulos dos lábios são denominados frênulo do lábio maxilar e lábio mandibular, já o da língua é chamado frênulo lingual. A língua servirá para movimentar o alimento na cavidade oral. A parte caudal da língua(raiz) está inserida ao osso hioideo, palato mole e na faringe, apenas sua parte dorsal está livre. A estrutura da língua é constituída por túnica mucosa, glândulas, músculos, vasos e nervos. A túnica mucosa possui várias papilas que variam de acordo o a espécie variando entre filiformes, fungiformes, valadas, folhadas e cônicas. As papilas filiformes possui projeções finas e semelhantes a filamentos, as papilas fungiformes são grandes e facilmente encontradas, elas são arredondadas na extremidade livre, que é sustentada pelo colo e são mais encontradas na parte lateral da língua, as papilas valadas são arredondadas e possui suas superfície exposta mais largas, estão mergulhadas numa depressão que é limitada por uma parede anular e sua superfície livre é tuberculada, isto é, sustentada por pequenas papilas secundarias arredondadas, as papilas folhadas formam uma eminência arredondada e está situada imediatamente rostral ao palato mole e as papilas cônicas tem suas projeções achatadas e largas.  A língua é dividida em ápice, corpo e raiz. A língua do bovino é áspera por possuírem papilas filiformes que dará a aspereza e a do equino/suíno é aveludada.

 O lábio possui uma maior utilidade no equino, pois ele usará o mesmo para a captura do alimento, com essa utilidade do lábio torna-o seletivo, no caso do bovino quem irá fazer a captura do alimento é a língua, o que não torna-o seletivo.

A boca possui o ph neutro e possui glândulas salivares, na qual essa irá produzir a saliva, as glândulas são divididas em glândula parótida e glândula mandibular. A glândula parótida está situada no ramo da mandíbula, essa glândula possui um ducto chamado de parotideo, esse irá até o vestíbulo da boca, onde irá abrir. A glândula mandibular está parcialmente coberta pela glândula parótida e possui ductos mandibular que é formado pela união de pequenas radículas que emergem ao longo da boca côncava. Em todas as espécies, exceto nos equinos, há duas glândulas denominadas de glândula sublingual monostomática e glândula sublingual polistomática. A monostomática possui apenas um ducto excretório, o ducto sublingual maior e a polistomática possui vários lobos glandulares individuais assim possuindo vários pequenos ductos excretórios. A saliva possui a amilase salivar que irá quebrar o amido em sacarídeos.

 Os dentes variam de acordo com a espécies, eles aparecem como estruturas cônicas situadas em fileiras opostas na cavidade oral, possuem funções como a trituração do alimento transformando macro nutrientes em micro nutrientes, aumentando a superfície de contato. Os dentes e o processo alveolar é chamado de cavidade da boca propriamente dita.

A dentição do mamíferos é considerada como heterodente, pois possui varias formas e funções especificas, a maioria desses animais são difiodentes (possui dentes temporário). Os dentes temporários consiste em incisivos, caninos e pré-molares, já os molares são permanentes.

Os dentes possui uma sequência, na posição rostral é seguida por incisivo, caninos, pré-molares e molares. O bovino não possui dentes no maxilar, só os molares. Os incisivos estão presentes em quase todos os mamíferos, mas os incisivos superiores estão ausentes em alguns ungulados(animais que possui casco), eles não possui pelo fato de usarem a língua para fazer a captura de alimentos. Os caninos dos carnívoros são mais proeminentes, eles serviram para rasgar a carne. Todos os dentes são decíduos(permanentes), exceto os molares, ao cair os dentes decíduos surge os dentes permanentes, os animais nascem sem dentes ou com apenas alguns que acabaram de irromper. Os animais jovem possui dentes decíduos pelo fato de sua mandíbula estar crescendo. Dentes permanentes (dentes secundário) vêm substituir os dentes de leite. São dentes maiores, menos afiados e com raízes mais fortes. O início do seu aparecimento varia com a espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com