TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é seguro do trabalho? Qual é a sua importância?

Por:   •  2/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Tecnico em Optica 2017

Aluno: Evandro Leite Spindola de Lima

Atividade de Fixação

Atividade 1

(a) O que é seguro do trabalho? Qual é a sua importancia?

Resposta :É uma contribuição que as empresas pagam para custear benefícios do INSS oriundos de acidente de trabalho ou doença ocupacional. A sua importancia é proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário.

(b) Escreva o que são as NRs e sua importancia.

Resposta: São um comjunto de orientações e procedimento tecnicos, relativo a segurança e medicina do trabalho. As suas importancia sao direcionar, garantir e acima de tudo prevenir danos à saúde do trabalhador, cabendo ao empregador, devido ao risco da atividade, assumir de forma responsável seu papel, e ao empregado, cumprir as normas da empresa, participar, exigir, e se cuidar.

(c) Quais são os 5 riscos ambientais estudados? Dê um exemplo de cada.

Resposta:

Físicos: Compreendem condições climáticas inadequadas e as diversas formas de energia capazes de favorecer acidentes ou o desenvolvimento de doenças. Exemplos temperaturas extremas, ruídos altos ou constantes, exposição à radiação, umidade ou pressão anormal.

Químicos: São representados pela presença de substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo, causando prejuízos. Exemplo excesso de poeira, presença de gases, névoas, neblinas e vapores.

Biológicos: Dizem respeito à presença de microrganismos que podem contaminar o organismo, seja por inalação, ingestão ou contato com a pele. Exemplo fungos, parasitas, vírus e protozoários.

Acidentes mecânicos: Estão associados especialmente à presença de maquinário ou equipamentos capazes de proporcionar lesões e acidentes de trabalho. Exemplo trabalho com máquinas e equipamentos defeituosos, manuseio de corrente elétrica sem proteção, iluminação inadequada e probabilidade de explosões e incêndios.

Ergonômicos: São representados pelas atividades que exigem muito esforço físico ou condições psicológicas capazes de prejudicar a saúde do trabalhador. Exemplo esforço físico intenso ou por longos períodos, exigência de postura inadequada durante o trabalho, séries intensas de repetições da mesma tarefa, controle rígido de produtividade e jornadas prolongadas.

(d) Diferencie acidente do trabalho pelo conceito prevencionista e o legal.

Resposta: O conceito prevencionista de acidente de trabalho acontece quando um acontecimento imprevisto e indesejável interrompe o andamento normal do trabalho. Esse acontecimento está diretamente relacionado com o trabalho e que pode ou não gerar uma lesão no trabalhador. Contudo o acidente de trabalho na visão de um conceito legal é quando um incidente de trabalho ocorre devido o exercício de sua função pela empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

(e) Dê um exemplo de um acidente que se equipara a acidente do trabalho.

Resposta: De trajeto, acontece durante o percurso do trabalhador de sua casa até o local de trabalho, tanto no início e final do expediente ou no horário de almoço. Quando o funcionario pode ter um acidente, roubo ou agreção.

Atividade 2

*Cada aluno deve escolher uma das normas abaixo e fazer um resumo:

NR 4: Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

A implantação do SESMT depende da gradação do risco da atividade principal da empresa (Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE) e do número total de empregados do estabelecimento (Quadro 2).

Dependendo desses elementos o SESMT deverá ser composto por Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho.

O quantitativo dos membros do SESMT na empresa será definido mediante a quantidade de empregados da empresa.

O SESMT tem por finalidade promover ações de prevenção e correção dos riscos encontrados para tornar o ambiente de trabalho um lugar seguro. Compatível com a preservação saúde, e com a segurança do trabalho.

NR 5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com