TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguro de acidente de trabalho dos empregados

Por:   •  30/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

PREVIDÊNCIA SOCIAL -  Seguro de acidente de trabalho dos empregados

                        Seguro obrigatório de enfermidades

                        Seguro de invalidez e velhice


Trata-se de capítulo do caderno que retrata a evolução da seguridade social, e deste texto proponho a extrair a função social e econômica do engenheiro de segurança do trabalho, respondendo Pra que o Engenheiro de Segurança existe?

Após leitura do material proposto e respondendo à pergunta da tarefa, concluo que a função do engenheiro de segurança do trabalho está diretamente ligada à seguridade social ou, até mesmo, o engenheiro de segurança do trabalho só existe por causa da seguridade social.

Quando se trata de função social, é dever do Engenheiro de Segurança do trabalho zelar pela vida e saúde do trabalhador garantindo condições mínimas ou ideais para o desenvolvimento de suas atividades, como por exemplo, por meio da análise de ambientes de trabalho e redução ou eliminação dos seus respectivos riscos e evitando acidentes.

A prática da função social tem impacto na função econômica, pois quando praticada promove a permanência do indivíduo na realização das suas funções, afastando os acidentes de trabalhos, que quando existentes, afetam o ciclo familiar do acidentado em vários aspectos (entre eles o econômico) e gerando custos para o Estado (Previdência).

O comentário acima está mais direcionado para a questão do trabalhador, porém, vale ressaltar que o Engenheiro de Segurança do trabalho no exercício de sua função social é capaz de trazer benefícios para o empregador não só pelo cumprimento de Normas, mas, principalmente, evitando acidentes que também geram impactos econômicos significativos também na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (295.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com