TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do Trabalho e Seguros

Por:   •  19/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Segurança

Plano de segurança

O Plano de Segurança para Condomínio Residencial e Comercial é um conjunto de ações elaboradas com base na identificação e Avaliação de Riscos com objetivo de programar e dirigir ações de Segurança Privada necessárias para garantir a segurança dos condomínios e seus moradores.

Política de segurança

De imediato antes mesmo do plano de segurança, vamos estabelecer uma politica de segurança para o condomínio, que inclui um conjunto de conceitos, regras e diretrizes onde o condomínio terá a oportunidade de expor sua visão e pensamento sobre a segurança e seu grau de importância, essa politica de segurança deverá estabelecer conceitos, objetivos, diretrizes e responsabilidades para segurança do condomínio. Iremos definir as penalidades as quais estarão sujeitos aqueles que não cumprirem a política, normas e segurança.

Diagnóstico

Consiste em analisar o sistema de segurança existente no momento, observando os fatos relevantes ocorridos na segurança, nesse momento não vamos avaliar a qualidade, e sim entender como a segurança é executada.

Identificação e Análise de Riscos

Nessa fase vamos focar na identificação e avaliação dos potenciais riscos e ameaças para segurança do condomínio.

Além da identificação dos riscos, devemos investigar suas causas e fatores geradores.

Os riscos serão analisados sobre os seguintes aspectos:

  • Probabilidade de ocorrer
  • Gravidade do Risco frente aos danos que pode causar.
  • Impacto do risco frente aos prejuízos que pode causar.

Medidas de Tratamento de riscos

Conforme a gravidade do risco e seus danos potenciais deverão ser adotados uma das medidas a seguir:

  • Controlar risco – adoção de medidas de segurança que permite o controle do risco existente, reduzindo efeito que o mesmo possa vir causar. 
  • Transferir o risco – transferência de danos causados pelo risco por meio da contratação de seguros.
  • Assumir o risco – custo para minimizar o risco seria maior que o próprio dano causado.
  • Evitar o risco – parar ou mudar completamente uma atividade.

Plano de Segurança para Condomínio

Nessa fase iremos desenvolver o plano de segurança para o condomínio que poderá ser definido como um conjunto de ações necessárias para atingir a condição de segurança desejada.

Esse plano tem como objetivo programar medidas de segurança para tratar os riscos identificados e avaliados anteriormente.

O plano de segurança deve ser um documento formal e de conhecimento obrigatório para as partes diretamente envolvidas na segurança do condomínio.

Desenvolvimento das Medidas de Segurança

Essa é a fase do planejamento de segurança após a decisão de tratar o risco. Estudaremos a as possibilidades de medidas de segurança existente para o risco identificado, essas medidas servirão como base para o desenvolvimento do plano de segurança para o condomínio a ser proposto.

As medidas de segurança dividem-se em:

  • Medidas Organizacionais – Politicas de Segurança, Normas de Segurança, Procedimentos internos de Segurança, Programas de Treinamentos para a Equipe da Segurança Patrimonial e Programas de Integração e Conscientização para Moradores e Prestadores de Serviços.
  • Medida de Segurança Física – Barreiras Físicas, Portarias, Guaritas, Vigilantes Etc.
  • Medidas de Segurança Eletrônica – Sistemas de Alarmes, Circuito Fechado de TV, Cerca Elétrica, Controle de Acesso Eletrônico Etc.

Plano de Ação

É um mecanismo de controle a fim de estabelecer um cronograma de ações para garantir que as medidas de tratamento de riscos previstas, serão implementadas.

Composição básica do plano de ação:

  • Atividade executada
  • Objetivo
  • Responsável pela execução da atividade
  • Prazo de conclusão da atividade

Nosso plano de ação aborda treinamento para as equipes de segurança e palestras para os condôminos sobre hábitos adequados de segurança. O projeto de segurança irá detalhar a medida de segurança a ser implementada, os requisitos de instalação e funcionamento, a forma de implementação, os meios, os custos e prazos, justificando a implantação com base nos riscos identificados e avaliados.

Monitoramento e Analise do Plano de Segurança do Condomínio

Após a implantação e aprovação das medidas de seguranças, faz-se necessário o estabelecimento de indicadores de desempenho para o monitoramento contínuo do plano de segurança. Os indicadores são dados que indicam o que está certo ou, se se algo está saindo fora do previsto no plano de segurança do condomínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com