TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios de Suínos

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.144 Palavras (33 Páginas)  •  4.369 Visualizações

Página 1 de 33

Resumo executivo

O presente plano de negócio é de abertura de uma empresa do ramo agro-pecuário que se dedicará à criação e venda de suínos. Esta estará sedeada no distrito de Chibuto, mas distribuirá o seu produto nas cidades de Maputo, Xai-Xai, Manjacaze, Chibuto e Chókwè, pois foram identificadas necessidades de fornecimento de suínos aos vendedores de carne destas cidades devido a sazonalidade no fornecimento actual, pois a maioria dos criadores produz num sistema extensivo, levando muito tempo para ter o produto disponível no mercado, o que traduz-se na existência de períodos de carência.

Tendo sido identificada necessidade de fornecimento aos revendedores de carne suína, estes constituirão os nossos potenciais clientes. A maioria dos clientes entrevistados são líderes no mercado em que se encontram, estando dispostos a pagar mais que o que têm pago actualmente, a fim de obter suínos de tamanho maior, necessitando em média cerca de 20 suínos por mês.

O nosso produto obterá larga s vantagens sobre os produtos que actualmente existem no mercado, a começar pelo tamanho do nosso suíno que será maior em relação ao do nosso cliente, a nossa empresa se responsabilizará pela entrega dos produtos aos clientes, o nosso produto estará disponível no mercado a tempo inteiro e fazendo uma comparação dos preços, o nosso é relativamente barato.

Para garantir que as operações de produção sejam realizadas de forma eficiente e eficaz, será necessário a contratação de quatro pessoas com formação em pecuária ou com alguma experiência no ramo, estes serão coordenados pelo director de produção que é licenciado em Agricultura Comercial. Teremos também um segurança que deve ter cumprido o serviço militar obrigatório e um motorista com carta de condução profissional e com pelo menos 2 anos de experiência profissional. O grupo directivo da empresa será composto pelos três sócios, licenciados em agricultura comercial.

A produção dos nossos suínos será em cativeiro, o que permite um maneio mais eficaz, esta produção será feita em lotes, o que possibilita maior o controlo dos animais e diferenciação dos mesmos em função de idade, facilitando na distinção do maneio alimentar. Esta forma de criação culmina na obtenção de suínos com características superiores em relação a criação ao céu aberto.

Para o arranque das actividades, será necessário um investimento inicial de cerca de  2 555 741,39 meticais que se espera ser obtido na sua totalidade via financiamento bancário (no Millenium BIM).

Pelo facto do nosso produto ter larga vantagem em termos qualitativos e quantitativos (disponibilidade a todo o ano), espera-se que num período médio de dois anos sejamos líderes no fornecimento de suínos na província de Gaza.


Descrição da empresa

 A SAPEC Lda. é uma média empresa que irá operar no ramo de agro-pecuária especificamente na criação e venda de suínos de raça LargeWhite. Esta sedeada no Bairro Matxai, na EN206 no distrito de Chibuto província de Gaza.

A empresa é uma sociedade por cotas com 3 sócios, onde um dos sócios comparticipa com 34% das acções e os outros dois sócios cada um comparticipa com 33% das acções.

Esta empresa funcionará com 6 empregados contractados, dos quais 4 são funcionários capacitados a criação de suínos, um motorista e um guarda.

A empresa irá operar numa propriedade de 2 hectarescom diversas unidades. Duas unidades de cobrição e duas unidades de gestaçãocom paredes de rede pra permitir melhor aeração aos reprodutores, uma maternidade e uma creche com paredes de alvenaria pois os leitões são sensíveis ao frionos primeiros dias de vida, uma unidade de crescimento e terminação com paredes mistas, isto é, uma parte de alvenaria e outra de rede, um escritório, uma casa de banho, um armazém um tanque de água e uma área isolada destinada a quarentena dos animais cada uma das unidades contará com comedouros e bebedouros que serão feitos de betão. A produção na empresa feita é por lotes, para garantir a existência do produto a tempo inteiro.

Esta empresa tem seus potenciais clientes na cidade de Maputo e província de Gaza, mais concretamente nos distritos de Xai-Xai, Chibuto, Manjacaze e Chókwè

Missão

  • Abastecer a cidade de Maputo e província de Gaza com suínos de alta qualidade;

Visão

  • Ser responsável por 50%  do fornecimento de carne suina aos retalhistas da província de Gaza.

Análise do mercado

Perfil dos clientes

Os nossos potenciais clientes são os estabelecimentos que se dedicam à comercialização de carne suína na cidade de Maputo e província de Gaza, mais concretamente nos distritos de Xai-Xai, Chibuto, Manjacaze e Chókwè, onde foram identificados 2 a 3 clientes em cada local e foram entrevistados e foi identificada uma grande necessidade de fornecedores devido a sazonalidade do fornecimento por parte dos actualmente existentes e/ou longas distâncias percorridas para encontrá-los.A maioria deles actua no mercado a mais de 5 anos, alguns praticam esta actividade num intervalo de 1 a 3 anos, havendo uma crescente entrada de novos vendedores da carne suína.

Os nossos possíveis clientes têm pago pelos suínos um preço que varia de 1000 a 5000 dependendo do tamanho do suíno, mostrando-se dispostos a pagar mais caso o tamanho seja maior que o dos suínos que actualmente compram (25-65kg). Estes, mostram-se dispostos a pagar mais caso seja necessário para obter suínos de tamanho maior.

Os alguns dos nossos potenciais clientes são líderes de mercado nos locais em que actuam, sendo estes locais de divertimento ou não, mas estão todos estáveis no mercado e já conquistaram um grande número de clientes fixos.

Comportamento dos clientes

Os potenciais clientes identificados e entrevistados, adquirem em média pelo menos 20 suínos por mês, dependendo da demanda, necessitando de fornecimento diariamente ou num intervalo máximo de 3 dias. Os suínos para a venda são adquiridos em vários locais, havendo uma parte dos vendedores que adquire fora do país (África do Sul) e outra parte adquire localmente ou em distritos e províncias vizinhas por falta de um fornecedor fixo que garanta suprir suas necessidades sempre, portanto sentem que necessitam de mais fornecedores que possa fornecer de forma uniforme e com um preço sem muitas oscilações. Uma parte destes clientes prefere o animal (suíno) ainda vivo para aproveitar todos os órgãos do animal, mas a outra parte prefere o animal já abatido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (327.8 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com