TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pró-Reitoria De Pesquisa E Pós-Graduação Coordenadoria De Programas Especiais

Por:   •  4/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.082 Palavras (17 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS

 

 

IDENTIFICAÇÃO

ALUNO (A): CURSO: Zootecnia

PROGRAMA:  ( X ) PIBIC  (   ) PIC   (   ) PIBIC-EM

ORIENTADOR (A):

DEPARTAMENTO/UNIDADE ACADÊMICA:

RELATÓRIO: (   ) PARCIAL ( X ) FINAL

Título do projeto

Avaliação do uso de minerais orgânicos em dietas de galinhas de postura comercial.

Título do Plano de Trabalho

Efeito do uso de minerais orgânicos em dietas de galinhas poedeiras sobre as características ósseas, resistência à ruptura, composição mineral e histologia óssea.

Recife- PE

2018

RESUMO: Foi conduzido um experimento na Granja Ovo novo, localizada no município de Caruaru, Pernambuco. O experimento foi realizado utilizando galinhas de postura, linhagem Lohmann Brown durante o período de 30 a 50 semanas de idade com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de microminerais complexados a aminoácidos (MCAA) associados com fontes inorgânicas na dieta sobre os produção sobre os parâmetros ósseos. As aves foram distribuídas em delineamento inteiramente casualizado (DIC) com arranjo fatorial 2x4, sendo o primeiro fator 2 dietas na fase de cria e recria (uma dieta 1 contendo  apenas com fontes inorgânicas de minerais (IM) e uma dieta 2 contendo substituição parcial dos minerais Zn, Cu e Mn de fontes Complexados a aminoácidos  e o segundo fator 4 dietas (dieta 1, apenas MI, dieta 2 substituição parcial apenas do Zn, Cu e Mn complexados, dieta 3 substituição parcial Zn, Cu e Mn e Fe complexados dieta 4 substituição parcial apenas do Fe complexado., totalizando 8 tratamentos com 10 aves por unidade experimental. Na 50ª semana de idade realizou-se a eutanásia de uma ave por parcela experimental (total de 80 aves) e coletadas as tíbias direitas para avaliação do comprimento, peso, resistência, índice de seedor e composição mineral, e as tíbias esquerdas para histopatologia. Os dados foram analisados pelo PROC GLM do programa Statistical Analysis System versão 3.1 e as médias dos tratamentos quando diferentes comparadas pelo teste Tukey (P<0,05). Para a dieta 1, apenas houve diferença para o índice de Seedor, sendo maior para a dieta teste. Na dieta 2, houve diferença na resistência óssea sendo superior no tratamento IM comparado ao AACM-Fe, isto pode ter ocorrido devido a maior mobilização do cálcio das tíbias para atender à necessidade na formação da casca do ovo e a taxa de postura.

Palavras-chave: cobre, galinhas de postura, mangânes, minerais complexados, zinco.

 

  1. INTRODUÇÃO

A evolução do melhoramento genético das aves de postura visa atingir altos níveis de rendimento ao longo dos ciclos de produção, que tem resultado em linhagens com alta produtividade. Porém existem fatores que podem afetar negativamente sua expressão produtiva e na qualidade dos ovos, no qual a nutrição e a idade dessas aves são os principais fatores que podem influenciar na qualidade da casca dos ovos (FURTADO ET AL., 2001). Objetivando uma resposta máxima no desempenho produtivo e metabólico é necessário fornecer uma dieta adequada atendendo a exigência nutricional das aves (ARAUJO ET AL., 2008).

Para que as aves possam espressar seu potencial de produção é importante obter uma nutrição adequada, fornecendo uma dieta balanceada atendendo suas exigências nutricionais. Os minerais assumem um papel importante na alimentação das aves, participando de todos processos bioquímicos corporais, enfatizando a importância dos minerais na formação da casca do ovo e da sua qualidade (SECHINATO, 2003) e na manutenção dos ossos (BRITO ET AL., 2006).  De acordo com (MAIORKA e MACARI, 2002) diferente de outros nutrientes, os minerais não são sintetizados pelo organismo dos seres vivos, por isso a importância da suplementação na dieta dos animais, afim de atender suas exigências.

 De acordo com SALDANHA, ET AL (2009) os minerais representam cerca de 3 a 4% do peso vivo das aves, onde são encontrados em diferentes concentrações nos ingredientes utilizados nas formulações das dietas de animais, sendo essenciais na constituição do organismo desses animais. Portanto para garantir o desenvolvimento e a manutenção dos animais precisa ocorrer uma completa suplementação mineral na dieta.

Muitas vezes os minerais presentes nos ingredientes das rações não são suficientes para atender a exigência nutricional dos animais e o seu bom desempenho produtivo, por isso é importante a suplementação mineral, para atender as exigências desses animais visando um bom desempenho.

Minerais como zinco (Zn), cobre (Cu) e manganês (Mn) são cruciais para uma ampla variedade de processos fisiológicos em todos os animais. Esses minerais atuam em vários processos bioquímicos, diretamente relacionados com os processos de crescimento e desenvolvimento do tecido ósseo e e na formação na casca dos ovos (MAIORKA & MACARI, 2002; RICHARDS ET AL., 2010).

Segundo BRITO (2005) os microminerais são considerados de grande importância na alimentação das aves, pois participam de uma série de processos bioquímicos corporais, essenciais ao crescimento e desenvolvimento, destacando a formação óssea, à qual a maioria dos microminerais essenciais está associada, direta ou indiretamente.

Os microminerais zinco, manganês e cobre estão diretamente associados ao crescimento e desenvolvimento do tecido ósseo (UNDERWOOD, 1999). O Zinco atua como carbonato, participando na fixação de cálcio nos ossos e ovos, ativação de processos enzimáticos, dentre outras funções (TORRES, 1969). O tecido muscular e ósseo atua como reserva de zinco, em casos de deficiência na dieta eles possuem capacidade de liberar excedentes para suprir a deficiência.

No processo de formação da casca dos ovos e na formação da matriz orgânica dos ossos o Mn age como ativador metálico das enzimas associadas na síntese de mucopolissacarídeos e glicoproteínas. Segundo UNDERWOOD (1999) o cobre é essencial para a reprodução, desenvolvimento ósseo, crescimento, desenvolvimento do tecido conectivo e pigmentação de pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (351.9 Kb)   docx (219.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com