TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO E DOUTORADO DA UNB

Casos: PESQUISA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO E DOUTORADO DA UNB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 11

Pós-Graduação

O Instituto de Psicologia oferece cursos regulares de Pós-graduação Stricto sensu (Mestrados e Doutorados) e cursos eventuais de Pós-graduação Lato sensu (Especializações).

Lato Sensu

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Psicologia (IP) destinam-se a qualificar profissionais para uma prática referenciada em pressupostos teórico-metodológicos em áreas específicas da Psicologia. Compõem o corpo docente professores vinculados a UnB e professores convidados.

A duração de cada curso, incluindo a elaboração da monografia ou artigo científico, é de no máximo 18 meses. Os cursos podem ser realizados na modalidade presencial ou à distância. Os candidatos à admissão em curso de Pós-Graduação Lato Sensu devem ser portadores de diploma de curso superior e cumprir as exigências de seleção especificadas no programa de cada curso.

CURSOS OFERECIDOS:

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR.

Objetivo Geral: Qualificar profissionais que lidam no campo da educação e do desenvolvimento humano para atuar na promoção e sustentabilidade da inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.

Objetivo Geral: Capacitar Profissionais dos serviços públicos de atenção à saúde mental do DF, e das regiões Centro-Oeste e Norte do país, proporcionando conhecimentos específicos por meio de uma formação teórica-prática de excelência, de acordo com as diretrizes e políticas governamentais, assim como em aspectos clínicos, profissionais e científicos, que possam subsidiar a melhoria da qualidade do exercício profissional e dos serviços psicossociais prestados, auxiliando na implantação de novas alternativas e oportunizando a construção de projetos e de uma rede assistencial comprometida com a qualidade de saúde mental.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS, NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL.

Objetivo Geral: Apoiar a formação de profissionais de educação básica da rede pública de ensino na área de educação em direitos humanos no contexto da diversidade cultural; a produção e publicação de materiais didáticos especializados em direitos humanos para professores/as e estudantes; além da criação de atividades educativas por meio eletrônico utilizando a educação a distância.

CURSO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL – 2014/2015

Objetivos Específicos:

– Capacitar profissionais de nível superior formados em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia;

– Aperfeiçoar o nível de conhecimento dos alunos;

– Habilitar os alunos para o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensinar e aprender, com foco na tríade professor-aluno-conhecimento, dando ênfase nas relações interpessoais e nas condições institucionais e sócio-culturais;

– Instrumentalizar os alunos para os diferentes procedimentos de avaliação Psicopedagógica;

Stricto sensu

No período entre 2005 e 2007, a partir de recomendação da CAPES, o Programa de Pós-graduação em Psicologia passou por nova reformulação e os quatro Departamentos do IP criaram seus respectivos Programas de Pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico e doutorado).

O Instituto de Psicologia conta atualmente com quatro programas de pós-graduação stricto sensu :

1º Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento (PG-CdC) do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB)

Objetivo principal: Contribuir para a formação de pesquisadores para atuar no campo aplicado da psicologia promovendo, assim, a aplicação dos conhecimentos gerados pela pesquisa básica. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo estabelecem interfaces com diversas sub-áreas da psicologia e relações com outras áreas do conhecimento e de atuação profissional como neurofisiologia, farmacologia, toxicologia, odontologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, nutrição e zoologia. Além disso, parte das pesquisas do grupo é inerentemente interdisciplinares, como processos de envelhecimento, psicofisiologia, dependência a drogas psicotrópicas, comportamento do consumidor, reabilitação, educação ambiental, educação especial e psicofísica acústica.

LINHAS DE PESQUISA

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Linha de Pesquisa um: PROCESSOS COMPORTAMENTAIS BÁSICOS

O objetivo desta linha de pesquisa consiste em compreender os processos básicos do comportamento a partir da investigação de relações funcionais estabelecidas por contingências ambientais diversas. Os projetos incluídos nesta linha de pesquisa estudam o comportamento de seres humanos e de outros animais, utilizando a metodologia da Análise Experimental do Comportamento. As pesquisas desta linha são desenvolvidas no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento e no Laboratório de Aprendizagem Humana

Linha de Pesquisa dois: ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA

O objetivo principal desta linha de pesquisa consiste em investigar e interpretar fenômenos comportamentais ocorrendo em seus ambientes naturais, utilizando metodologias derivadas de pesquisas experimentais sobre aprendizagem, no referencial teórico conceitual da Análise do Comportamento. Um outro objetivo desta linha consiste no desenvolvimento e avaliação de procedimentos que promovam o estabelecimento e manutenção de repertórios comportamentais eficazes na resolução de problemas em diferentes contextos. Os projetos incluídos nesta linha também estão vinculados ao Laboratório de Análise Experimental do Comportamento e no Laboratório de Aprendizagem Humana.

COGNIÇÃO E NEUROCIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO

Linha de Pesquisa um: COGNIÇÃO, PERCEPÇÃO E SENSAÇÃO.

Os objetivos dessa linha de pesquisa consistem em investigar, por meio de métodos experimentais e/ou observacionais, sob quais condições ou fatores cognitivos, sensoriais e perceptuais influenciam o desempenho humano em sua interação com o ambiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com