TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

Por:   •  22/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.442 Palavras (18 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 18

A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

Diogo Fonseca Barbosa[1]

Gilmara Ferreira da Costa[2]

Silvia Martins Chapula Moletta[3]

Danielle da Motta Ferreira Fialho[4]

RESUMO

Esta pesquisa refere-se como a sustentabilidade é compreendida e desenvolvida no programa economia solidária no município de São José dos Pinhais. As dificuldades identificadas pelos participantes. Portanto o objeto de estudo é o programa economia solidária, sendo os personagens os participantes do referido programa, durante o ano de 2015. Com o objetivo de analisar como é compreendido e desenvolvido o conceito de sustentabilidade no programa economia solidária no município de São José dos Pinhais que se desdobra nos seguintes objetivos específicos, a saber: Identificar o perfil dos participantes envolvidos no programa; apresentar o foco principal do conceito sustentabilidade desenvolvido pelo programa; apontar as principais barreiras e facilitadores percebidos pelos participantes do programa. A metodologia utilizada se estabeleceu via pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento. O Instrumento de entrevista por meio de formulário e entrevista profundidade com a diretora de qualidade do programa. A análise dos dados se estabeleceu através da utilização do qualtrics e do Excel, na qual a análise dos resultados se verificou que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos participantes é a relação interpessoal, bem como o principal objetivo apontado é a geração de renda. Com a pesquisa aplicada consideramos que há a necessidade de maior investimento por parte do Governo Federal e da prefeitura orçando mais verbas para a promoção e divulgação do programa e sugerimos maiores estudos sobre o tema.

Palavras-chave:  Economia Solidária. São José do Pinhais. Sustentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

Todos os dias a mídia apresenta inúmeras informações, oriundas de diversos meios de comunicação, sendo que o tema sustentabilidade na última década vem ganhado cada dia maior notoriedade, pois se tornou um assunto de interesse mundial, mostrando que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Assim é de compreensão natural que o termo sustentabilidade venha ganhando destaque na agenda política mundial e nacional, pois o Brasil é um país rico em biodiversidade ambiental e tem uma grande extensão territorial.

A partir do abrangente contexto que envolve o tema sustentabilidade introduzido na década de 1980 por Lester Brow, que define comunidade sustentável como “a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras” (CAPRA 2002 apud TRIGUEIRO, 2005, p. 19), considerou-se significativa a compreensão de como tal conceito vem sendo desenvolvido nas esferas locais, entendida aqui pelos municípios. Sendo que concentrasse a maioria dos pequenos e médios empreendimentos, além dos programas governamentais e do terceiro setor voltados ao desenvolvimento de negócios e trabalhos sociais fundamentados na urgência de valorização crescente da sustentabilidade como base e diretriz conceitual para as suas atividades.

Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar qual é a percepção de sustentabilidade na visão dos participantes do programa economia solidária no município de São José dos Pinhais. Abrangendo neste contexto o programa supracitado como uma das vertentes da sustentabilidade que segundo a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais (2015) é desenvolvido em várias regiões do país e, uma de suas descrições é que se trata de uma forma alternativa de desenvolvimento que promove a inclusão de pessoas em uma atividade produtiva.

Portanto, buscando compreender a relação entre o conceito sustentabilidade e suas reais possibilidades de inserção nas comunidades atendidas pelo programa acima citado é que apresentamos nossa problematização desta pesquisa: Qual é a percepção de sustentabilidade na visão dos participantes do programa economia solidária no município de São José dos Pinhais?

Para atingir este objetivo geral, os seguintes objetivos específicos serão desenvolvidos: 1 – apresentar o foco principal do conceito sustentabilidade desenvolvido pelo programa; 2 – identificar o perfil dos participantes envolvidos no referido programa; 3 – apontar as principais barreiras e facilitadores percebidos pelos participantes do programa. Este trabalho se caracterizou como uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, se utilizando da abordagem qualiquanti de análise, este método é associado a pesquisa qualitativa e quantitativa e é denominada pesquisa qualiquanti que para Michel (2009, p. 39) “considera-se como qualiquanti a pesquisa que quantifica e percentualiza opiniões, submetendo seus resultados em uma análise crítica qualitativa”.

Elegeu-se esta opção de modalidade, pois nos permitiu investigar o tema proposto, buscando um aprofundamento e compreensão do tema sustentabilidade na sua relação conceito e aplicabilidade inseridos no programa economia solidária em São José dos Pinhais, estabelecendo uma análise significativa e detalhada dos fenômenos que compõem este cenário social.

Foi utilizado para a coleta de dados entrevistas de profundidade com a Diretora de Qualidade da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e entrevista pessoal com os participantes do programa ES.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capítulo serão abordados os temas que servirão de suporte para a fundamentação teórica, os quais auxiliarão a responder o problema proposto neste trabalho.

2.1 SUSTENTABILIDADE

O tema sustentabilidade vem sendo muito abordado devido à complexidade das relações que temos atualmente entre seres humanos e o meio ambiente, segundo Guimarães (2001, p. 44) “a modernidade e o meio ambiente resultam de uma mesma dinâmica, onde temos que pensar no desenvolvimento sem prejudicar o meio em que vivemos. ”

O tema entrou em voga e se tornou pauta de encontros e convenções em âmbito global, porém teve seu início marcado na década de 1970.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (258.4 Kb)   docx (62.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com