TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ralatorio De Zoologia I

Trabalho Escolar: Ralatorio De Zoologia I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Campus Ariquemes

WILLIAM ANTUNES BIFF

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Ariquemes-RO

2013

WILLIAM ANTUNES BIFF

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Trabalho de Zoologia dos Invertebrados II.

Orientadora: Elaine O. C. De Carvalho.

Ariquemes-RO

2013

INTRODUÇÃO

O nome zoologia tem origem grega como a maioria dos termos empregados em biologia, e significa “o estudo dos animais”, esse estudo abrange tanto o estudo dos animais como a relação deles com o meio ambiente e outros animais, inclusive com nós seres humanos. A diversidade de espécies animais no planeta é muito grande, sendo que algumas ainda não são conhecidas ou ainda não foram bem estudadas, mas também há o caso dos animais que não são estudados por pertencerem ao grupo dos animais ameaçados de extinção.

Dessa grande diversidade de espécies animais há um grupo que predomina os invertebrados, esses são caracterizados pela ausência de coluna vertebral, ou pela presença de uma coluna não definida. Eles representam cerca de 95% das espécies animais da terra, podem viver no mar, nos oceanos, nos rios de água doce, em terrenos úmidos, em terrenos secos, enfim, nos mais diversos ambientes. Podem se hospedar em lugares diversos, tanto podem ser de vida livre, viver em colônia, serem parasitas, comensais, e mutualistas.

Os animais invertebrados, pertencentes ao reino animália, correspondem aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal. Em muitos casos, são animais que possuem corpos moles, entretanto há alguns, como os artrópodes, que são conhecidos por possuírem um exoesqueleto de calcário, associado às funções do esqueleto interno dos vertebrados, com o objetivo de sustentação, maior facilidade para locomoção bem como o de proteção.

O filo dos animais invertebrados é dividido em: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.

Todo conteúdo contido neste relatório visa observação do filo molusco, de minhocas, ambos foram analisados e dissecados para melhor compreensão dos indivíduos. Também fomos em campo para capturarmos os seguintes insetos da ordem; Orthoptera, Lepidóptera e Homóptera para confecção do insetário.

.

AULA PRATICA Nº 01

OBSERVAÇÃO DO FILO MOLUSCO

Os moluscos (filo mollusca) são animais de corpo mole (mollis= mole), não segmentado, viscoso, com simetria bilateral, podendo existir representantes assimétricos, alguns possuem uma concha, podendo ela ser interna ou externa. O corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. A maioria dos representantes é marinha. Possuem grande importância econômica, pois podem ser utilizadas na alimentação, fabricação de adorno, como pérolas e objetos de colecionadores. Existem mais de 110 mil espécies descritas. Nesta aula iremos analisar os caramujos.

MATERIAIS

Moluscos, alfinetes, isopor, lâminas de bisturi, álcool, Becker, pinça e estereoscópio.

PROCEDIMENTOS

• Posicione o molusco sobre um papel de filtro umedecido e observe sua locomoção.

• Coloque-o na placa de petri e observe-o no estereomicroscópio, procure observar os olhos, a rádula e outras características que conseguir discernir.

• Faça um desenho esquemático da morfologia externa do molusco identificando as partes principais estudadas.

• Coloque o molusco dentro do Becker contendo água e álcool e espere. Quando ele parar de se mexer retire-o do Becker e coloque-o sobre o isopor, prendendo um alfinete na região anterior e outro na região posterior.

• Inicie a dissecação fazendo uma secção precisa de alto à baixa do corpo do animal.

• Vá prendendo alfinetes na pele do mesmo em ambos os lados, puxando e fixando no isopor.

• Observe a estrutura interna e com o auxílio do livro, tente identificar os principais órgãos. Esquematize no relatório o que conseguir observar.

OBSERVAÇÃO:

São protegidos por uma concha, apresentam o corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça encontramos órgãos dos sentidos e uma boca que possui uma estrutura parecida com uma língua cheia de pequenos dentes muito afiados que chamamos de rádula. Possuem estômago, pés musculosos, o pénis, boca, olho, e o papo, outras partes cujas não conseguimos ao certo identifica-los.

A massa visceral é o local onde se encontram todos os órgãos do animal. Revestindo a massa visceral há uma camada repleta de glândulas produtoras da concha, presente em alguns moluscos.

O pé nos moluscos é o responsável pelos movimentos e ele pode ser usado para cavar, rastejar ou nadar.

MORFOLOGIA DO CARAMUJO:

AULA PRATICA Nº 02

DISSECAÇÃO DA MINHOCA

O Filo Annelida reúne os animais com estrutura corporal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com