TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZOOLOGIA JOGO DIDÁTICO

Trabalho Universitário: ZOOLOGIA JOGO DIDÁTICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  2.025 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS

DISCIPLINA CCA 483 – ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS

CURSO: LICENCIATURA EM BIOLOGIA

PRÁTICA PEDAGÓGICA

JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS

Atividade para fins avaliativa solicitado pelo

Profª Sergio Schwarz da Rocha e Márlon Paluch

CRUZ DAS ALMAS/BAHIA/05/2013

INTRODUÇÃO

De acordo com Cunha (2008), o jogo pedagógico ou didático é aquele fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico. O uso de diferentes tipos de jogos proporciona uma rica variedade de oportunidade de aprendizagem. O jogo é conhecido como um poderoso mediador para aprendizagem no decorrer da vida do aluno. Os alunos selecionam diferentes tipos de jogos fora da sala de aula e desenvolvem-se quando a aprendizagem é desafiadora, (WARDE e RODEN, 2008).

Segundo (WARDE e RODEN, 2008), os benefícios de usar jogos como estratégias positiva na sala de aula podem ser enormes. Todavia, apenas deixar que os alunos joguem para tornar a aula interessante não é reposta, o jogo deve ser planejado e controlado. Para que o jogo seja usado de forma produtiva, os alunos devem ser motivadores e divertidos.

A utilização de atividades lúdicas, como jogos, é uma estratégia importante, pois permite uma melhor aprendizagem dos conteúdos ministrados por parte dos alunos. Entre tanto, o jogo de cartas é um jogo fácil e rápido para estimular os alunos a usar suas habilidades de pensamentos, que tem como objetivo facilitar a aprendizagem dos diversos grupos de invertebrados.

O jogo foi desenvolvido com base nos conteúdos abordados em sala de aula, voltado para aluno do 7º ano (6ª série) do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

O objetivo desta atividade é utilizar cartas de baralho (animais invertebrados) do conteúdo de Zoologia. O jogo tem a finalidade de auxiliar a aprendizagem de alguns filos de invertebrados por meio da descrição morfológica, características e imagem, facilitando a interação dos alunos com o conhecimento, por meio de jogo simples de cartas .

Para o aluno ganhar o jogo, ele terá que usar estratégias como:

 Fazer a relação entre a descrição da morfologia corporal, características e imagens correspondentes ao Filo específico.

 Utilizar um pensamento estratégico de seleção, e informações próprias de um Filo animal, reunindo os dados relevantes descartando aqueles que não fazem parte do Filo específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com