TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ralatorio

Artigo: Ralatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2012  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 2

2. ObjetivoIdentificar amido, glicose e proteínas em alimentos diversos, selecionadospelos alunos e pela professora orientadora.3. Material e métodos

Identificação de amido

Material:- Solução de Lugol (Iodo, Iodeto de Potássio e água destilada)- Água- Solução de Amido- Estante- Tubos de ensaio- Pipetas- Placa de Petri- Alimentos diversosProcedimentos:1. Amostra de controle: Põe-se 5 ml de água em um tubo de ensaio e, apósisso, pipeta-se 3 gotas de lugol. Cor: Amarelo, indicando ausência de amido.2. Amostra de controle 2: Põe-se 5 ml da solução de amido em outro tubo deensaio. Cor: Azulado/preto, indicando a presença de amido.3. Na Placa de Petri, põe-se os seguintes alimentos: farinha, biscoito doce,biscoito salgado, pão e banana. Após isso, adiciona-se uma gota de lugol a cadaamostra.

Identificação de glicose

Material:- Reagente de Benedict (Sulfato de Cobre II em meio alcalino) ;- Solução de glicose;- Estante;- Tubos de ensaio;- Pipetas;- Placa de Petri;- Lamparina;- Alimentos diversos.Procedimentos:1. Amostra de controle: Põe-se 5ml de solução de glicose em um tubo de ensaioe 1ml de Reativo de Benedict logo após, aquecendo a mistura.Cor: Laranja, indicando a presença de glicose.2. Põe-se, em outro tubo de ensaio, 5ml de suco de laranja, adiciona-se 1ml deReativo de Benedict e aquece-se a mistura.Cor: Laranja, novamente indicando a presença de glicose.

3. Põe-se, em um terceiro tubo de ensaio, 5 ml de leite com 1 ml de Reativo deBenedict e aquece-se a mistura.Cor: Amarelo Esverdeado, indicando a não-presença da glicose no leite.

Identificação de proteínas

Material:- Solução de hidróxido de sódio (NaOH);- Solução de sulfato de cobre (CuSO

4

);- Água;- Estante;- Tubos de ensaio;- Pipetas;- Placa de Petri;- Lamparina;- Alimentos diversos.Procedimentos:1. Amostra de controle: Põe-se 5ml de Água em um tubo de ensaio, adiciona-se 10 gotas de solução de hidróxido de sódio e 5 gotas de solução de sulfato decobre com as pipetas, agita-se a mistura.Cor: Azul claro, indicando a ausência de proteínas.2. Põe-se 5ml de Leite em um tubo de ensaio, adiciona-se 10 gotas desolução de hidróxido de sódio e 5 gotas de solução de sulfato de prata com pipetas,agita-se a mistura.3. Põe-se uma quantia aproximada a 5ml de clara de ovo em um tubo deensaio, adiciona-se 10 gotas de solução de hidróxido de sódio e 5 gotas de soluçãode sulfato de cobre com duas pipetas, agita-se a mistura.

6. ResultadosOs resultados obtidos nos testes foram os seguintes:Ø → Não contém- → Não testado

a

→ Contém5. ConclusãoAo final de tudo, todos os testes foram bem sucedidos e de acordo com osresultados esperados. No entanto, o tempo para se realizar a atividade mostrou-securto, visto que as reações necessitam de grande precisão nas medidas e tambémde certo tempo para atingirem o resultado esperado (como as reações que precisamser aquecidas). Além disso, devido a problemas no grupo (que trouxe poucosalimentos) e, novamente, devido ao tempo, foram testas poucas amostrasalimentícias. Apesar de tudo, a atividade foi bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com