TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química Determinação Do Ponto De Fusão

Por:   •  22/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA

DOCENTE: NILZA CAMPOS DE ANDRADE

RELATÓRIO DE QUÍMICA

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO

AYLLANE........

BRENDA BARBOSA DE SOUZA

GEORGE CAMPOS DE BRITO VIEIRA

RYAN.........

TERESINA

2023

ÍNDICE

RESUMO 3

INTRODUÇÃO 4

MATERIAIS E REAGENTES 5

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5

RESULTADOS E DISCUSSÃO 8

CONCLUSÃO 9

QUESTIONÁRIO 10

BIBLIOGRAFIA 11

RESUMO

 A proposta sugerida desse experimento se dá a partir da observação do ponto de fusão dos dois  ácidos proposto, e da mistura de ambos numa proporção 1:1, utilizando uma fonte de calor e que contará com auxílio de vidrarias e termômetro a fim de registrar o início do ponto de fusão até  a sua mudança completa do estado sólido ao liquido.

1. INTRODUÇÃO

Com o intuito de analisar o que ocorre numa reação química, ou descrever uma mudança qualitativa ou descritiva, segundo o autor Berzelius(1811), usam-se símbolos e as formas químicas, estes símbolos podem e devem ser empregados em referencias como também em analise qualitativas. Para este experimento utilizaremos dois tipos de ácidos denominados Acido Benzóico CH6O2, que é um composto aromático, possui grande aplicação na produção de conservantes, seu ponto de fusão inicial é de +122°C é preciso de uma fonte de calor para se dissolver. O 1-naftol C10H8O, e um composto orgânico solido Branco, tem a finalidade de fermentar glicose para que ocorra a produção Acetoina, seu ponto de fusão inicia entre 95-96°C, uma terceira amostra na proporção  de 1:1 da mistura dos dois ácidos será utilizado no experimento.

Quando uma substancia solida é exposta a uma fonte de calor a uma determinada temperatura ocorre o ponto fusoo

2. MATERIAIS E REAGENTES

  • Tubo de vidro
  • Tela de amianto
  • Termômetro < 150°
  • Becker de 100 mL
  • Agitador para banho
  • Bico de bunsen
  • Acido benzoico
  • a- Naftol
  • Mistura de a- naftol e ácido benzoico (1:1)
  • Glicerina
  • Base de ferro
  • Tripé
  • Tubos capilares
  • Vidro Relógio

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL  Preparo do tubo capilar:

Ligou-se o bico de Bunsen. Uma das extremidades do tubo capilar foi aquecida fazendo-se um movimento de rotação nesse tubo, até que apareça um pequeno nódulo. Nesse momento o tubo capilar foi fechado.

1° Amostra

Colocou-se a amostra de α-naftol na placa de Petri, pulverizando-o com uma espátula. O tubo capilar foi mantido o mais horizontal possível, empurrou-se sua extremidade aberta de encontro à amostra utilizando-se da espátula, para ajudar aacomodar a amostra no tubo.Tomou-se um tubo de vidro grande, colocou-se em posição vertical encostando-o no chão do laboratório.O capilar foi solto do extremo superior do tubo de vidro até o chão, com aponta fechada voltada para baixo. A operação foi repetida até que se formou uma camada compacta da amostra no fundo do tubo capilar (aproximadamente 1 cm).Para a determinação do ponto de fusão foi introduzido um termômetro em rolhafurada até a metade do mesmo.O tubo capilar contendo a amostra de α-naftol é acoplado ao termômetro de liga,tendo o cuidado de manter a amostra o mais próximo possível da válvula dotermômetro. As garras são presas à base de ferro para fixar o termômetro. Despeje óleo ou vaselina em um copo de 100ml até a marca de 70ml.Foi colocado o agitador de banho dentro do becker, e a seguir o termômetro como capilar. A distância entre o bulbo do termômetro e o fundo do becker foi de aproximadamente 1 cm.O banho de óleo foi aquecido lentamente com o bico de bunsen e o óleo foi agitado constantemente. Próximo ao ponto de fusão a temperatura do banho deveria aumentar de 2 a 3 graus por minuto.Foi registrado o tempo e a temperatura na qual aparece a primeira gota de líquido a temperatura em que desapareceu o restante da porção sólida. Essa faixa de temperatura representava o ponto de fusão para a substância pura usada.

2° Amostra

Colocou-se a amostra de ácido benzoico na placa de Petri, pulverizando-o com um a espátula. O tubo capilar foi mantido o mais horizontal possível, empurrou-se sua extremidade aberta de encontro à amostra utilizando-se da espátula, para ajudara acomodar a amostra no tubo. Tomou-se um tubo de vidro grande, colocou-se em posição vertical encostando-o no chão do laboratório. O capilar foi solto do extremo superior do tubo de vidro até o chão, com a ponta fechada voltada para baixo. O processo foi repetido até se formar uma compacta camada da amostra no fundo do tubo capilar(aproximadamente 1 cm).Para a determinação do ponto de fusão foi introduzido um termômetro em rolha furada até a metade do mesmo. O tubo capilar com a amostra de ácido benzoico foi preso no termômetro com uma liga, com o cuidado de deixar a amostra o mais perto possível do bulbo do termômetro.Uma garra foi adaptada à base de ferro para a fixação do termômetro.Encheu-se o becker de 100 mL até a marca de 70 mL com óleo ou vaselina. Foi colocado o agitador de banho dentro do becker, e a seguir o termômetro com ocapilar. A distância entre o bulbo do termômetro e o fundo do becker foi de aproximadamente 1 cm.O banho de óleo foi aquecido lentamente com o bico de bunsen e o óleo foi agitado constantemente. Próximo ao ponto de fusão a temperatura do banho deveria aumentar de 2 a 3 graus por minuto.Foi registrado o tempo e a temperatura na qual aparece a primeira gota de líquido e a temperatura em que desapareceu o restante da porção sólida. Essa faixa de temperatura representava o ponto de fusão para a substância pura usada.

3° Amostra

Colocou-se a amostra da Mistura de α- naftol e ácido benzoico (1:1) na placa de Petri, pulverizando-o com uma espátula. O tubo capilar se manteve o mais horizontal possível, empurrou-se sua extremidade aberta de encontro à amostra utilizando-se da espátula, para ajudar a acomodar a amostra no tubo.Tomou-se um tubo de vidro grande, colocou-se em posição vertical encostando-o no chão do laboratório. O capilar foi solto do extremo superior do tubo de vidro até o chão, com a ponta fechada voltada para baixo. A operação foi repetida até que se formou uma camada compacta da amostra no fundo do tubo capilar(aproximadamente 1 cm).Para a determinação do ponto de fusão foi introduzido um termômetro em rolha furada até a metade do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (195.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com