TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de microchips em eqüinos

Por:   •  14/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Tendências na utilização de microchips

Mercado bovino

Na criação de bovinos existe um sistema de rastreamento por meio de um chip. A maioria dos modelos trata-se de um brinco, onde o chip fica preso na orelha do animal. Mas a grande tendência é utilização de um modelo engolido pelo gado, aumentando a segurança e a confiabilidade do sistema.O chip fica alojado dentro do animal dessa forma, não há risco de perda do dispositivo, o que aumenta a segurança do rastreamento. O custo é alto, porém o dispositivo pode ser reaproveitado no rebanho, após o abate do animal.

Mercado pet

O mercado pet está em grande crescimento no mundo, os tutores tratam seus animais como filhos, portanto tem todo cuidado possível com eles. O uso de chips de identificação está cada vez mais forte no mercado, esse dispositivo consiste em um circuito eletrônico dotado de um código exclusivo, uma espécie de carteira de identidade, cujos dados são acessados por meio de uma máquina de leitura digital. Esse registro inclui desde informações sobre a saúde do animal — como histórico de vacinas e doenças — até o nome e o telefone do proprietário.

Portanto esse produto além de mostrar a saúde do animal, permite a segurança ao dono, caso o animal seja perdido, ele pode ser identificado e devolvido.

Utilização em equinos

Os equinos são animais muito flexíveis, eles podem se enquadrar em várias categorias na produção animal, uma vez que são utilizados como animais de trabalho são utilizados como atletas para inúmeras modalidades de provas e também são vistos como animais de companhia.

Desta forma, são animais que tem um grande valor agregado, seja ele por meio de animais atletas ou de animais utilizados como pet, o que caracteriza a utilização de métodos de monitoramento.

Uma tendencia no mercado é a utilização de microchips nos animais. O microchip é uma moderna técnica de identificação animal, que é implantado em um ponto estrategicamente específico sob a pele do cavalo. O microchip possui um tamanho minimo e um número de identificação que é único e não pode ser alterado ou removido. É um método inovador para identificação do animal, que não gera danos à sua saúde e ainda traz inúmeros benefícios a proprietários, criadores, competidores, entre outros profissionais que lidam com o mundo equestre, com informações precisas em tempo real, auxiliando tanto no dia a dia quanto em situações de furto, perda, acidente, entre outras. O microchip é colocado no cavalo através de injeção subcutânea, na região do pescoço, local estatisticamente comprovado com menor propensão a se deslocar. Sua implantação é feita de maneira rápida e com facilidade.

Isso abre uma possibilidade no mercado, onde além de ser utilizado como identificação, existe a possibilidade de utiliza-lo para ter mais funções, aumentar o monitoramento dos animais, podendo assim aumentar seu desempenho.

Referências:

http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2010/10/chip-monitora-origem-do-boi-e-impulsiona-mercado-exportador-brasileiro

https://vejasp.abril.com.br/cidades/chips-cachorro/

http://www.abqm.com.br/2015/documentos/stud-book/abqm_procedimentos-de-implantacao-de-microchip-2015.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com