TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Agronomia

Por:   •  16/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO

a) Quais são os princípios que auxiliam na produção sustentável de arroz irrigado?

R= - Buscar elevada produtividade, custos compatíveis e qualidade de acordo com o mercado a que se destina.  Buscar a diversificação, no cultivo ou no tempo.  Monitor as alterações de todos os fatores envolvidos no processo de produção.

b) Qual das práticas acima é a mais utilizada atualmente?

R= Rotação de culturas

c) Qual a finalidade da rotação de cultura e qual seu desafio?

R= A rotação e/ou sucessão de cultivos em áreas de arroz visa diminuir a infestação de plantas daninhas, com destaque para aquelas de difícil controle, especialmente o arroz vermelho. Plantas daninhas resistentes a herbicidas pertencentes a determinado mecanismo de ação utilizados em arroz, podem ser controladas pela utilização de herbicidas de outro grupo químico, na rotação de culturas. A redução de pragas e doenças advinda da rotação de culturas, bem como em aspectos de fertilidade e física de solos, é outro ponto importante para a sustentabilidade do sistema de utilização das áreas, na medida em que proporciona redução de custos na lavoura de arroz.

d) Por qual razão a soja é frequentemente utilizada na rotação de cultura?

R= a cultura da soja é a mais utilizada atualmente por diversas razões. Uma delas é a rentabilidade proporcionada pelo preço e produtividade obtidos. O índice de sustentabilidade neste processo pode ser ainda maior, se for combinado com a colheita no seco, não necessitando preparo da área para o cultivo subseqüente. Além da redução de custos no preparo e conservação do solo, agrega-se o maior controle sobre a semeadura do arroz na época desejada. São oportunidades atraentes para o uso da soja tanto no aspecto agronômico, econômico e de sustentabilidade

e) Como a Rizipisicultura (cultivo consorciado de arroz irrigado e criação de peixes) favorece um cultivo sustentável?

R=  Um dos objetivos desta prática é reduzir o uso de máquinas, conservando o ambiente e proporcionando aumento de renda por área. Constitui-se em alternativa sustentável para produção de alimentos e transição para uma agricultura com menor uso de agrotóxicos

f) Cite exemplos e explique os produtos diferenciados da rizicultura.

R= A rizipiscicultura caracteriza-se pelo cultivo consorciado de arroz irrigado e criação de peixes. A redução de custos da lavoura ocorre porque o peixe deve preparar o solo para o próximo cultivo de arroz irrigado, recicla a matéria orgânica e consome sementes de invasoras no solo, contribuindo também para a redução de pragas, entre outros aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com