TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPARAÇÃO DE MODELOS DE ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA O MÉDIO NORTE DO MATO GROSSO

Por:   •  12/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 17

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Sorriso

Phillipe Marques de Rezende

COMPARAÇÃO DE MODELOS DE ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA O MÉDIO NORTE DO MATO GROSSO

Sorriso – MT

2022

Phillipe Marques de Rezende

COMPARAÇÃO DE MODELOS DE ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA O MÉDIO NORTE DO MATO GROSSO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado objetivando a obtenção do grau de Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Sorriso.

Orientador (a): Juliano Araújo Martins.

SORRISO – MT

2022

RESUMO

A evapotranspiração é um parâmetro importante para o manejo e dimensionamento do sistema de irrigação, portanto a escolha do método para estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) é importante avaliar o grau de exatidão do método. Na literatura, existem vários métodos disponíveis para a estimativa da evapotranspiração, desde modelos matemáticos mais simples (dependentes de poucas variáveis meteorológicas) à modelos mais complexos (dependentes de vários parâmetros meteorológicos), como é o exemplo do método padrão de estimativa denominado de Penman-Monteith, visto que existem outros modelos, como por exemplo, Jensen-Haise, Camargo e Priestley-Taylor. Objetivou-se com o trabalho coletar os dados de várias estações meteorológicas do estado do Mato Grosso (Sorriso, Guarantã do norte, Sinop e Nova Ubiratã), indicando o método de maior confiabilidade e desempenho, de modo que utilize a menor quantidade de parâmetros meteorológicos para sua composição.

Palavras-chave: Irrigação. Água. Clima. Penman-Monteith.

ABSTRACT

The evapotranspiration is an important parameter for the management and dimensioning of the irrigation system, therefore the choice of the method for estimating the reference evapotranspiration (ETo) is important to evaluate the degree of accuracy of the method. In the literature, there are several methods available for estimating evapotranspiration, from simpler mathematical models (dependent on a few meteorological variables) to more complex models (dependent on several meteorological parameters), such as the standard estimation method called Penman- Monteith, since there are other models, such as Jensen-Haise, Camargo and Priestley-Taylor. The objective of this work was to collect data from several meteorological stations in the state of Mato Grosso (Sorriso, Guarantã do Norte, Sinop and Nova Ubiratã), indicating the method of greater reliability and performance, so that it uses the least amount of meteorological parameters. for your composition.

Key words: Irrigation. Water. Climate. Penman-Monteith.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        6

2.1        Objetivos Geral        6

2.2        Objetivos Específicos        6

3.        REVISÃO LITERÁRIA        6

4.        MATERIAL E MÉTODOS        9

5.        CONCLUSÃO        12

6.        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

A evapotranspiração é uma importante variável agroclimática, visto que serve para o planejamento e manejo de irrigação. A evapotranspiração tem este nome devido a somatória da evaporação do solo e a transpiração da planta, desta maneira é considerada elemento climático de demanda hídrica. Portanto, a ETc é obtida por coeficiente relacionados a planta, ao solo, condições atmosféricas/climáticas e da evapotranspiração de referência.

Segundo Allen et al. (1998) o método de Penman-Monteith é considerado pela FAO sendo o método padrão de estimativa da evapotranspiração de referência, desta maneira o modelo é utilizado em todo mundo, visto que o modelo trabalha com muitas variáveis atmosféricas. O método possui vários parâmetros, como por exemplo: umidade relativa, temperatura do ar, radiação solar e velocidade do vento. Atualmente existe um número limitado de estações meteorológicas que contém os dados meteorológicos completos e disponíveis, desta maneira dificultando o uso deste modelo de estimativa.

Portanto, segundo Shahidian et al. (2011), a necessidade de serem desenvolvidos métodos de estimativas de evapotranspiração que necessitem de um conjunto mínimo de parâmetros é bastante requisitado, tais como Hargreaves-Samani, HS, de Jensen-Haise, a FAO Blaney-Criddle, a FAO Radiação e o método de Priestley-Taylor (Hargreaves e Samani, 1982, 1985; Jensen e Haise, 1963; Blaney e Criddle, 1950; Priestly e Tailor, 1972).

Existem vários métodos de estimativa da evapotranspiração de referência, no entanto, as condições climáticas e agronômicas são diferentes de onde foram concebidos, desta maneira é imprescindível a importância de avaliar esses métodos para médio norte de Mato Grosso.

Na safra 2015/2016, de acordo com Richetti et al. (2017), é necessário 6,14 sc ha-1 para pagar o custo com a irrigação, demonstrando a necessidade de irrigação, além de demonstrar a possibilidade de ser realizada 3 (três) safras no ano.

O uso de modelos de estimativas da evapotranspiração de referência é eficaz para determinar a lâmina de irrigação, desta maneira objetivou-se com este trabalho, coletar os dados meteorológicos de Sorriso e região para realizar a estimativa da evapotranspiração de referência comparando com o modelo de Penman-Monteith-FAO56, realizando a calibração (caso seja necessário a calibração do modelo), além de indicar o método com maior desempenho com a utilização de menos dados meteorológicos. Calibrar todos os métodos de evapotranspiração; averiguar a exatidão dos métodos de evapotranspiração existentes; avaliar o melhor método para a região de Sorriso, Sinop, Guarantã do Norte e Nova Ubiratã; e destacar os modelos que necessitam de poucos conjuntos de dados para serem utilizados pelos produtores que não tem dispõem de muitos dados meteorológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (822.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com