TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cadeia de Gargalos da Uva

Por:   •  27/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

Agroindústria Da Uva[pic 1]

Nomes : Benedito Souza

Introdução

O negócio da uva, tanto para venda padrão como para vinhos, tem se intensificado na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, inclusive no município de Dom Pedrito com a empresa Guatambu. O objetivo deste artigo foi analisar uma empresa do ramo vitivinícola no município de Dom Pedrito buscando estudar as suas particularidades e as relações estabelecidas com os demais elos da cadeia industrial.

[pic 2]

Cadeia produtiva e suas especificidades

 

Como o foco deste trabalho é a análise da cadeia produtiva da uva e do vinho e, na percepção de um produtor do município de Dom Pedrito, neste item é caracterizado o referencial teórico utilizado para tal análise. 

[pic 3]

 Sistemas de Produção

Em se tratando de sistemas de produção no cultivo da uva, deve-se levar em conta a existência de duas características que diferem os principais tipos de uva: as americanas voltadas para o consumo in natura, suco e vinhos comuns e, as européias direcionadas à fabricação de vinhos finos. Há algumas considerações que devem ser explanadas de forma individual, entretanto, algumas características podem ser mencionadas de maneira comum entre as duas. Por exemplo, no decorrer do sistema produtivo são considerados três tipos de poda: formação, frutificação e renovação. A primeira relaciona-se com oferecer à planta a forma mais adequada para que esta se adapte ao sistema de condução escolhido. A poda de frutificação prepara a videira para a próxima safra e, a poda de renovação tem por objetivo eliminar partes da planta que estejam com vitalidade bastante reduzida em função de fatores climáticos, doenças, pragas. A seguir os principais tipos de uva de acordo com o objetivo de produção e seus sistemas de condução.

As uvas americanas ou uvas comuns

 As uvas americanas ou uvas comuns (Vitis labrusca) caracterizam-se, de acordo com Nachtigal e Camargo (2007), por apresentarem altos índices de produtividade e resistência superior às doenças fúngicas, em relação às Vitis vinífera, menor custo de produção, portanto, sendo comercializadas por um valor menor que as uvas europeias. Como exemplo de cultivares pode-se citar: Bordô, Isabel, Concord, entre outras (tintas); Niágara Branca, Niágara Rosa, etc. (brancas e rosadas). Para o cultivo das uvas americanas usa-se, comumente, o sistema de condução em latada que pode ser chamado também de pérgola. Este sistema conduz o desenvolvimento da planta de maneira horizontal proporcionando um elevado número de cachos e por conseqüência maior produtividade.

As Uvas finas ou européias

As Uvas finas ou européias (Vitis vinífera) apresentam características próprias para a fabricação de vinhos finos ou de mesa. Possuem baixa resistência às principais doenças da cultura e, por este fato se torna uma produção com custo mais elevados evidenciados pelo maior número de tratamentos e aplicações de defensivos. Porém estas apresentam uma maior valorização no mercado ,

[pic 4]

Distribuição e Comercialização 

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19]

[pic 20][pic 21][pic 22]

MATERIAIS E MÉTODOS 

Em se tratando do negócio da uva e vinho, este pode tratar-se de diversos produtos e subprodutos, tais como, uva in natura, sucos com várias características, vinhos de mesa e finos, geléias, entre outros produtos que podem ser obtidos através desta fruta. A partir desta variedade de produtos se faz necessária estabelecer um ponto de referência para poder melhor descrever especificamente a cadeia produtiva, de maneira sucinta, de um desses. Esta perspectiva parte do conceito de cadeias como um instrumento de visão sistêmica, onde diversos atores estão conectados por fluxos de materiais, capital e informação visando atender às necessidades e expectativas do consumidor final através dos produtos gerados pelo sistema [pic 23]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (824.3 Kb)   docx (717 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com