TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Digestão, Absorção e Metabolismo de Proteínas e Aminoácidos em Aves

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

CURSO DE AGRONOMIA

CAMPUS ITAQUI

LETÍCIA LIMA MACHADO

Digestão, absorção e metabolismo de proteínas/aminoácidos correlacionado aos órgãos do sistema digestório das aves

Itaqui - RS

2021

Proteínas e aminoácidos

As proteínas são elementos fundamentais à vida por estarem diretamente associadas a funções fisiológicas indispensáveis nos animais como o crescimento, a produção e a reprodução. São constituídas por aminoácidos ligados por ligações peptídicas podendo ou não conter minerais, tendo suas propriedades físicas, químicas e biológicas atribuídas pela sequência dos aminoácidos determinadas na molécula de proteína.

        Os aminoácidos são compostos orgânicos formados por um grupo amino básico, um grupo de ácido carboxílico e uma cadeia lateral R única para cada aminoácido. São classificados em essenciais onde o organismo do animal não produz ou produz em baixa quantidade necessária (Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Arginina, Fenilalanina, Triptofano, Treonina, Valina); semi essenciais onde as moléculas são quirais podendo alterar sua forma (Cisteína, Cistina → Metionina, Tirosina → Fenilalanina) e não essenciais onde são produzidos através de outros aminoácidos ou obtidos através da alimentação (Alanina, Asparagina, Aspartato, Cisteína, Glutamato, Glutamina, Glicina, Prolina, Serina, Tirosina).

Digestão, absorção e metabolismo de proteínas/aminoácidos correlacionado aos órgãos do sistema digestório das aves

        A obtenção de proteínas e aminoácidos pelas aves é feita através da alimentação, no qual o alimento ingerido pelo bico passa pelo esôfago até chegar ao papo que funciona como um pré-estômago ocorrendo alguma fermentação e lubrificação dos alimentos com mucosidades, preparando-o para digestão subsequente. No proventrículo, controlado pelo nervo vago há a produção de secreções gástricas (HCl, pepsina e muco) pelas células oxintopépticas, onde ocorre a digestão química. O HCl transforma o pepsinogênio presente em pepsina em que há o início da digestão das proteínas desnaturando-as em razão do pH ácido.

        Na moela ou ventrículo acontece a digestão mecânica dos alimentos, onde pedriscos presentes auxiliam em uma digestão acelerada antes de ir para o para o trato intestinal. No intestino delgado das aves ocorre a divisão entre duodeno, jejuno e íleo. A maior parte da digestão das proteínas ocorre principalmente no duodeno e no jejuno onde há a ação enzimas pancreáticas que degradam as proteínas até monopeptídeos e dipeptídeos sofrendo em sequência a ação das enzimas aminopeptidases transformando os mono e dipeptídeos em aminoácidos junto à mucosa intestinal sendo absorvidos pela corrente sanguínea.

Conclusão

Conclui-se que para absorção em animais monogástricos como as aves, a molécula de proteína que apresenta alto peso molecular precisa passar por transformações em sua forma, revertendo-a em aminoácidos para que se torne absorvível pelo organismo.

Materiais utilizados como base

MOREIRA, I.; SCAPINELLO, C. Metabolismo protéico em aves. In: CURSO DE FISIOLOGIA DA DIGESTÃO E METABOLISMO DOS NUTRIENTES EM AVES, 2004, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: UNESP, 2004.

Passei direto. Digestão de proteínas. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/24588763/digestao-de-proteinas>. Acesso em: 25 de abril 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (551 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com