TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade de Microorganismos

Por:   •  9/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

AGRONOMIA

BIO550 – MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA

DIVERSIDADES DE MICRORGANISMOS

JOÃO VICTOR PEDREIRA DE SÁ

VICTOR HUGO ARAUJO RODRIGUES

FABIO ALMEIDA

Feira de Santana - BA

DEZEMBRO/2019


DIVERSIDADES DE MICRORGANISMOS

Trabalho solicitado pelo professor Leandro Alvarenga, como avaliação da disciplina Microbiologia Agrícola, aula prática, do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.

Feira de Santana

DEZEMBRO/2019

INTRODUÇÃO

A presença de microrganismo no meio em que vivemos é um fato, em desvirtude, não podemos vê-los a olho nu, tampouco sabemos se podem nos fazer algum mal. Contudo, se apresenta nesta introdução fatos sobre alguns microrganismos encontrados.

Microrganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio. Logo, esta é uma classificação artificial - e sob o nome de "micro-organismo" podem estar reunidos organismos pertencentes aos mais diversos grupos, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos unicelulares e protistas.

           As bactérias são seres microscópicos que surgiram na Terra há mais de 4 bilhões de anos. São organismos procariontes, ou seja, que não possuem um núcleo organizado, e que pertencem ao reino Monera. São unicelulares, medindo, em média, entre 0,3 e 2 micrômetros. Sua nutrição pode ser tanto autótrofa quanto heterótrofa. Quanto à reprodução, pode ser sexuada ou assexuada.

          O reino Fungi engloba uma grande variedade de organismos, cerca de 70.000 espécies, que habitam ambientes diversos e que apresentam uma grande variação de forma e tamanho. São eucariontes, aclorofilados e heterótrofos, ou seja, não produzem seu próprio alimento, dependendo de fontes de matéria orgânica, viva ou morta, para a sua alimentação.

           Para o desenvolvimento desses microrganismos foi usada o meio de cultura BDA, que consiste em batata, dextrose e ágar, misturado a água. Esse meio de cultura favorece o crescimento dos microrganismos, fornecendo-os alimentos necessários a seu desenvolvimento.

           O objetivo geral desse trabalho é mostrar a existência de determinados tipos microrganismo em delineados lugares. Com isso, podendos identificar quais microrganismos, ver suas características, por exemplo cores, tipos de colônias entre outras.

           

ATIVIDADES

MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Água destilada: É utilizada como reagente ou solvente. Esse tipo de água é mais eficaz em usos laboratoriais e em análises quantitativas, pois ela proporciona menos interrupções por conta de outras substâncias presentes na água, ou seja, é a água obtida por meio da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação) de água não pura (que contém outras substâncias dissolvidas), e então condensada em outro recipiente.
  • Meio de cultura BDA: Composto com batata, ágar, dextrose e água destilada. Usada para meio de desenvolvimento dos microrganismos.
  • Placa de petri: É um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico utilizado para cultura de microorganismos.
  • Bico de Bunsen: É um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra através do tubo de borracha.
  • Autoclave: É um aparelho utilizado para esterilizar, através do calor úmido sob pressão. Onde as placas de petri são esterilizadas.

PROCEDIMENTOS

A primeira coisa que foi feita é a escolha do meio de cultura , como se trabalha com microrganismos no geral  nessa prática foi utilizado o meio de cultura BDA ; depois  foi feita uma desinfestação da placa de petri na autoclave;  

RESULTADOS

CONHECIMENTOS OBTIDOS

 

REFERÊNCIAS

“Microrganismos - Introdução aos organismos microscópicos.” BRITES, Alice Danta Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/microorganismos-introducao-aos-organismos-microscopicos.htm >.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com