TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO AO MELHORAMENTO DE PLANTAS

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Ângela Neta Dias dos Santos

Matrícula: 20181740004

Síntese do texto: INTRODUÇÃO AO MELHORAMENTO DE PLANTAS

Autores: João Carlos Bespalhok, Edson Perez Guerra e Ricardo de Oliveira

O uso das plantas pelo o ser humano, seja de forma direto ou indireto, é uma prática realizada deste o início da sua existência no planeta. E desde então, as plantas se tornaram essenciais para a sobrevivência do homem.

É notória a nossa dependência em relação aos vegetais, seja na captação do CO2 da atmosfera, produção de alimentos, produção de vestimentas, combustíveis, medicamentos, entre outros.  E o crescimento demográfico acelerado nas últimas décadas, consequentemente, aumentou a necessidade da produção de plantas, principalmente, daquelas que são utilizadas na alimentação e na geração de energia.

Contudo, para aumentar a produtividade, seria necessário aumentar também o território utilizado para o cultivo. O que acarretaria, em uma perca irreparável da biodiversidade.

Desta forma, com o auxílio da biotecnologia, o melhoramento de plantas tornou-se uma das melhores opções para a produção de vegetais até então. É considerada um método mais econômico e sustentável para aumentar a produtividade, onde plantas são melhoradas geneticamente, com o intuito de trazer benefícios para o ser humano.

Na antiguidade, o melhoramento de plantas, era realizada de forma artesanal, apenas com observações do produtor, onde selecionava os melhores produtos de sua cultura para utilizar as sementes na produção seguinte. Posteriormente, esta prática teve grande avanço com as descobertas de Mendel, o qual formulou as leis da hereditariedade.

Na atualidade, o avanço da ciência e da tecnologia, denominada de biotecnologia, tem contribuído grandiosamente nas pesquisas de melhoramento vegetal. Além disso, as pesquisas com melhoramento são realizadas, normalmente, por equipes multidisciplinares, ou seja, de várias áreas do conhecimento, como   geneticistas moleculares, entomologistas, fitopatologistas, fisiologistas, tecnologistas de alimento, entre outros.

Os principais objetivos das pesquisas de melhoramento vegetal são: aumento de produtividade; incorporação de novas áreas (adaptação das plantas para novos ambientes de produção); aumento da qualidade; resistência a doenças e pragas e a obtenção de variedades para colheita mecanizada.

A área do melhoramento vegetal possui vários desafios futuros. Entre ele está a de suprir diversas necessidades da humanidade. Entre eles está a procura por fontes de energias renováveis, a conservação e preservação do meio ambiente e o melhoramento visando aumentar a concentração de fitoquímicos em alimentos funcionais ou nutracêuticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com