TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Melhoramento de Plantas

Por:   •  27/4/2021  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Introdução ao melhoramento de plantas

        A obra intitulada introdução ao melhoramento de plantas retrata o contexto do melhoramento de plantas para humanidade, incluindo sua história, benefícios e objetivos. As plantas desempenham um papel primordial para a humanidade, uma vez que fornecem alimentos as mais variadas formas de vida e constituem fonte de matéria prima para as diversas atividades industriais.

O melhoramento de plantas surge no cenário mundial como uma grande estratégia de fornecimento de alimentos frente ao acelerado aumento populacional que tem refletido na necessidade de maiores produções que atendam essa demanda. Com o melhoramento são desenvolvidas cultivares altamente produtivas e adaptadas as regiões de cultivo, o que reflete em uma agricultura mais sustentável uma vez isso permite a redução da necessidade da melhoria dos ambientes de produção e em menores custos de produção.

Por definição o melhoramento de plantas é entendido como uma ciência destinada ao melhoramento genético de plantas e norteada pelas vontades do homem. A história dessa ciência teve início a cerca de 10.000 anos quando o homem iniciava o processo de domesticação das plantas. O seu desenvolvimento ao longo da história contou com a participação de diversos estudiosos e até os dias de hoje essa ciência conta com a contribuição de diversas outras ciências básicas tais como biologia, fitopatologia, genética, entomologia e dentre outras.

O melhoramento de plantas tem contribuído para incorporação de novas áreas de cultivo por meio do desenvolvimento de cultivares adaptadas a áreas que até então não eram cultivadas. Além disso, tem contribuído para a criação de cultivares mais produtivas, resistentes a pragas e doenças, com maior qualidade e com características morfológicas ideais para serem colhidas com máquinas, o que tem facilitado e otimizado os sistemas produtivos.

Dentre os desafios atribuídos ao melhoramento de plantas, destacam-se aspectos como o tempo destinado à criação de novas cultivares que pode chegar a anos, a necessidade de produções mais sustentáveis que utilizem menos insumos, criação de espécies com características morfológicas ideias para serem colhidas mecanicamente e o desenvolvimento de alimentos com maios teores de nutrientes (biofortificados) e com substâncias que promovam efeitos positivos na saúde (funcionais).

Diante do exposto, verifica-se que o melhoramento genético de plantas é uma ciência inovadora que tem permitido a melhoria dos ambientes de cultivo e resultado em melhorias tanto para produtor, quanto para as indústrias e o consumidor final.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com