TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MORFOLOGIA DOS INSETOS COM A AGRICULTURA BRASILEIRA

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITARIO DE ARARQUARA – UNIARA

CURSO DE ENGENHARIA AGRONOMICA

ENTOMOLOGIA AGRICOLA.

1º semestre de 2016

MORFOLOGIA DOS INSETOS COM A AGRICULTURA BRASILEIRA.

[pic 1]

Araraquara SP - 1º Semestre 2016

Sumário

1.        FUNÇÕES INORGÂNICAS        2

1.1.        Ácidos        2

1.1.1.        Hidroacidos        2

1.1.2.        Oxiácidos        3

1.2.        Base        3

1.3. Sais        4

1.4.        Óxido        7

1.4.1.        Óxidos Ácidos        7

1.4.2.        Óxidos neutros        8

1.4.3. Peróxidos        8

  1. FUNÇÕES INORGÂNICAS

Com a evolução e novas descobertas científicas, os estudiosos organizaram os elementos químicos, agrupando-os de acordo com as suas semelhanças, criando assim grupos químicos, denominado ainda como “família”. A química inorgânica foi estudada pela primeira vez pelo químico e sueco Torbem, e foi definida pelo mesmo no ano de 1977, como sendo o estudo dos compostos originados pelo reino dos minérios.

Ainda na química inorgânica, foram descobertas centenas de milhares compostos que poderiam se combinarem de acordo com suas propriedades/características, e estas junções passaram a ser denominadas como sendo função. Na química inorgânica, podemos encontrar quatro funções básicas: ácidos, bases, óxidos e sais.

  1. Ácidos

No decorrer dos dias, em nossa rotina, nos deparamos com diversos compostos ácidos, por exemplo podemos citar por exemplo o vinagre e os sucos de maça. Os ácidos são substancias que ao entrarem em contato com moléculas de água (H2O), ionizam-se liberando o cátion de hidrônio (H+) na solução. Dependendo do ânion liberado, ainda são classificados como hidroacidos ou oxiacidos.

  1. Hidroacidos

Os hidroacidos são ácidos que não possuem o oxigênio em sua formula geral, sendo ainda classificado como binário, uma vez que são compostos pelo hidrogênio e o ametal. O ametal é o elemento mais eletronegativo presente nas ligações dos hidroacidos, e apresentara o número de oxidação negativo e fixo.

A nomenclatura os hidroacidos ocorrem da seguinte maneira: Acido + prefixo do elemento + idrico, para ilustrar melhor a nomenclatura, podemos citar como exemplo o HCl, ficando da seguinte maneira: Ácido Clor+idrico = Ácido Clorídrico.

  1. Oxiácidos

Por sua vez os oxiácidos são substancias ternárias, ou seja, compostas por três elementos, neste caso a união de um hidrogênio + ametal + oxigênio, e são formados pela reação de um oxido com características acidas e agua (oxido ácido + água ácido). Por existir o átomo de oxigênio em sua molécula, um dos elementos mais eletronegativos da tabela periódica, os ametais apresentarão um número de oxidação positivo e, por sua vez, variável, e este fato influencia diretamente na nomenclatura, uma vez que dependerá do Nox de cada ametal, vejamos:


Ácido    prefixo do nome do elemento + ICO (Ametal com Maior NOX)

Ácido    prefixo do nome do elemento + OSO (Ametal com Menor NOX)

Os ametais presentes na família 17, apresentam uma variação de quatro números de oxidação, para estas substancias serão adicionados além do sufixo, a adição de um prefixo.

Nox = +1        →        Ácido    HIPO + prefixo do nome do elemento + OSO
Nox = +3        →        Ácido    
prefixo do nome do elemento + OSO
Nox = +5        →        Ácido    
prefixo do nome do elemento + ICO
Nox = +7        →        Ácido    PER + 
prefixo do nome do elemento + ICO 

  1. Base

As bases referem-se a substancias que possuem um sabor adstringente, ou seja, que causam contração em nossa mucosa bocal, em nosso dia a dia nos deparamos com diversos alimentos que possuem estas características, entre eles a banana ou a maçã, os compostos básicos também são conhecidos como alcalinos. Os compostos básicos, em solução aquosa apresentam a características e liberação do ânion de hidroxilia (OH)1-.

As bases ainda são formadas através da união de um metal com hidroxila, com uma ligação iônica, por este motivo são considerados compostos iônicos. A nomenclatura desses compostos dependerá do número de oxidação do metal que, por sua vez, pode apresentar um Nox fixo ou variável.

Metal com número de oxidação fixo:

Hidróxido de + nome do elemento

NaOH: Hidróxido de sódio

Metal com número de oxidação variável:

Hidróxido + prefixo do nome do elemento + OSO           (Menor NOX)
Hidróxido + 
prefixo do nome do elemento + ICO             (Maior NOX)


Fe(OH)2: Hidróxido ferrOSO                           (Nox = + 2)
Fe(OH)3: Hidróxido férrICO                             (Nox = + 3)

Os compostos básicos ainda podem ser classificados de acordo com a sua solubilidade em água, ou seja, o quanto é capaz de se dissociar formando uma solução iônica em água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com