TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira

Por:   •  4/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

PLANETA FAMINTO

Com o objetivo de homenagear o agricultor brasileiro, a BASF lançou, em 2010, o vídeo "Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira". Nele, alguns dados destacam a importância da produção agrícola brasileira para alimentar uma população mundial crescente.

O problema relatado no vídeo é a falta de território para se produzir, visto que a população mundial dobrou de 1970 à 2010. Esse problema faz com que a agricultura se desenvolva, e consiga produzir mais com o mesmo espaço de terra que possuía.

O Brasil é, hoje, uma das maiores referências mundiais em agricultura. Afinal, um em cada quatro grãos consumidos no planeta é produzido aqui. Somos o terceiro maior exportador de produtos agrícolas; o segundo em soja e milho; e o primeiro em carne bovina, suco de laranja, café e açúcar. Nossa produção de frutas fica atrás apenas da China e da Índia.

O agronegócio é o principal responsável pelo superávit da balança comercial, e por ¼ do PIB brasileiro, gera 37% da mão de obra empregada.

Surpreendentemente, toda essa produtividade abrange apenas 9% das terras brasileiras, permitindo que 69,4% da vegetação nativa permaneça intacta. Para compararmos, na Europa apenas 0,3% do território permanece intocado.

Com a preocupação de fontes renováveis de energia, o consumo de etanol superou o da gasolina em 2010, e a produção de cana-de-açúcar aumentou de 89 para 696 milhões de toneladas  ocupando menos de 1% do território.

A inovação para produzir evoluiu tanto quanto as técnicas para conservar, um bom exemplo é o plantio direto na palha para evitar erosão no solo.

Os agricultores são pessoas fantásticas, pois têm que ser agrônomos, meteorologistas, economistas e acima de tudo otimistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com