TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade de Sistemas Sustentáveis de Produção de Alimentos

Por:   •  1/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

A necessidade de sistemas sustentáveis de produção de alimentos

 

Como consequência do suprimento da demanda de alimentos, o sistema de produção global esta degradando os recursos naturais, os quais a atividade agrícola necessita. Então para produção a longo prazo, esse sistema se torna inviável, pois acaba com as condições para o alto rendimento de alimentos e assim produzir alimentos para o mundo. As praticas da agricultura convencional, maximizam produção e lucro, porém, sem ter a conscientização da fragilidade dos recursos naturais. Tendo isso em vista, algumas praticas dessa agricultura convencional tem se tornado corriqueiras, como uso intenso do solo, a monocultura, grande aporte de insumos, irrigação, controle químico, a alteração genômica das plantas. Todas essas praticas surgem para facilitar a produção e diminuir a mão de obra empregada, com menos culturas, mais tecnologia é empregada em cada área, facilitando o cultivo desta, mas criando barreiras para as outras, o agricultor se torna prisioneiro, pois os outros caminhos estão agora bloqueados.
        A agricultura convencional tende a favorecer o uso intensivo do solo, depredando-o e tornando-o inviável para as próximas gerações. A terra terá um período cada vez mais curto de produtividade, depois se tornará pouco fértil, obrigando buscar por novas terras e continuando esse ciclo.

Uma saída para a agricultura esta na agroecologia, que além de promover uma agricultura com menos impacto ao ambiente, ajuda socialmente o povo, trabalhando a interação positiva entre as comunidades rurais e as disciplinas provenientes tanto das ciências naturais como das sociais: ecologia, antropologia, sociologia, agronomia, geografia, etc.

A agroecologia proporciona o conhecimento e a metodologia necessária para desenvolver uma agricultura que é ambientalmente consistente, altamente produtiva e economicamente viável. Ela necessita de planejamento e cada ambiente onde é implantada difere dos demais em algo, não havendo receita pronta para se obter sucesso, porém traz consigo inúmeros benefícios, fazendo valer a pena o esforço da sua implantação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com