TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Necessidade de sistemas sustentáveis de produção de alimentos

Por:   •  7/4/2018  •  Resenha  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 5

              UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

             FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS[pic 1]

          CURSO CIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS

AGROECOLOGIA- PROFESSOR: RODIGO MATTA MACHADO

ALUNA: JOSEANNE CRISTINA DE GOIS FERREIRA

RESENHA:

GLIESSMAN, Stephen R. A necessidade de sistemas sustentáveis de produção de alimentos. Em: Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3.ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2001. Capítulo 1, pg 33-54.

A agricultura passou por grandes avanços no mundo inteiro durante a segunda metade do século XX, com aumento de produção e satisfação da demanda de alimentos. Essa situação se dá graças aos avanços tecnológicos e científicos, porém esses avanços têm causado também a ruína das bases de produção agrícola, uma degradação excessiva do solo, das reservas de água e da diversidade natural. O sistema atual de agricultura moderna é insustentável, pois embora esteja produzindo de forma satisfatória, em longo prazo se mostra impossível devido à deterioração dos recursos.

A agricultura convencional se baseia em dois objetivos que são a maximização da produção e a do lucro e para tanto utiliza seis práticas: cultivo intensivo do solo, monocultura, irrigação, aplicação de fertilizante inorgânico, controle químico de pragas e manipulação genética de plantas cultivadas. A produção alimentar passou a ser tratada como um processo industrial.

Cultivo intensivo do solo: consiste no manejo completo, profunda e regularmente do solo, com o intuito de afofar a terra pra melhor drenagem, acelerar o crescimento de raízes, melhor aeração e semeadura mais fácil. Essa prática realizada diversas vezes seguida causa a degradação da qualidade do solo, redução da matéria orgânica e a compactação do solo pelo trânsito de máquinas, além de aumento das taxas de erosão do solo pelas chuvas e vento.

Monocultura: consiste no plantio de um único tipo de cultura em uma área geralmente muito extensa. Nesse tipo de cultivo para aumentar a eficiência produtiva há uma redução de mão-de-obra e maximização dos insumos baseados em tecnologia e há uma tendência de favorecer o uso intensivo do solo, de fertilizantes inorgânicos, irrigação, controle químico de pragas e plantas modificadas.

Aplicação de fertilizantes sintéticos: produzidos a partir de combustíveis fósseis e da extração de depósitos minerais, os fertilizantes sintéticos vêm sendo utilizados em grande escala a partir da década de 50 e são utilizados para fornecer nutrientes essenciais às plantas em curto prazo. Grande parte desses fertilizantes são carregados e acabam em córregos, rios e lagos causando eutrofização ou até mesmo encontram águas subterrâneas utilizadas para consumo humano que podem causar riscos a saúde.

Irrigação: é feita a partir de lençóis subterrâneos, reservatórios e rios desviados  que em muitas vezes há efeitos significativos na hidrografia regional. Pode ocorrer rebaixamento de terra e se próximo à costa levar à intrusão de água salgada quando é retirada mais água dos lençóis do que é reposta pela chuva. A irrigação pode aumentar a lixiviação de fertilizantes para córregos e rios, além de aumentar a erosão.  

Agrotóxicos: Agentes químicos utilizados para o controle de pragas e patógenos de plantas, que formam sendo amplamente utilizados após a Segunda Guerra Mundial e fez com que muitos agricultores se tornassem dependentes desses agrotóxicos, uma vez que se mostra eficiente a curto prazo, mas podem aumentar a resistência das pragas ou até aumentar a população das mesmas, fazendo com que o agricultor esteja sempre recorrendo a mais agrotóxicos por vezes em quantidades maiores ou com diferentes princípios ativos.

Manipulação genética de plantas: Seleção e manipulação são feitas a milhares de anos, e em décadas recentes ocorreram avanços nas técnicas de cruzamento que permitiram a produção de sementes híbridas que podem ser muito mais produtivas. Essas plantas híbridas, porém exigem a aplicação intensiva de fertilizantes e de agrotóxicos, ale de não produzir sementes com o mesmo genoma de seus pais, tornando os agricultores dependentes dos produtores comerciais.

A erosão das condições básicas para produção de alimentos, como o solo, água e a diversidade genética fazem com que a produtividade futura seja comprometida, ou seja, insustentável. A partir da década de 1990 já se percebe uma estagnação na produção agrícola, com declínio nas taxas de crescimento anual juntamente com um crescimento contínuo populacional.

A degradação do solo tem aumentado significativamente devido às praticas agrícolas, essa degradação inclui salinização, alagamento, compactação, contaminação por agrotóxicos, declínio na qualidade da sua estrutura, perda de fertilidade e erosão, sendo o último o mais difundido. O solo é perdido por erosão devido ao vento e à água a uma escala bem maior do que o solo é formado. A erosão e outras formas de degradação tornam grande parte do solo agrícola mundial menos fértil.

A água doce disponível para uso tem se tornado cada vez mais escassa, sendo a agricultura responsável por cerca de dois terços do uso global de água, sendo que mais da metade da água aplicada nas plantações não é absorvida pelas plantas. A transferência de águas dos continentes para os oceanos é um dos impactos nos padrões hidrográficos globais e regionais. Regionalmente com o uso da irrigação podem ocorrer mudanças na hidrografia e no microclima, causando impactos nos ecossistemas e vida selvagem. Se não houverem mudanças na forma de utilização da água será cada vez mais comum as crises hídricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com