TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pulverização eletrostática em conjunto à Beauveria bassiana para o biocontrole Hypothenemus hampei

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

João Henrique Caixeta Nunes

Uso da pulverização eletrostática em conjunto à Beauveria bassiana para o biocontrole Hypothenemus hampei

Monte Carmelo – MG

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

João Henrique Caixeta Nunes

Uso da pulverização eletrostática em conjunto à Beauveria bassiana para o biocontrole Hypothenemus hampei

Plano de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Agronomia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Campus monte carmelo, como requisito para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.

Orientadora:Paula Cristina Natalino Rinaldi

Monte Carmelo – MG

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

João Henrique Caixeta Nunes

Uso da pulverização eletrostática em conjunto à Beauveria bassiana para o biocontrole Hypothenemus hampei

Aprovado

___________________________________

Paula Cristina Natalino Rinaldi

(Orientadora)

Homologado pelo Colegiado do Curso Supervisionado em: ____/____/20___

_______________________________

Coordenador do Curso

Monte Carmelo – MG

2017


1 INTRODUÇÂO

Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos (ABIC, 2008). Segundo Gomes e Rosado (2005), a atividade cafeeira apresenta um grande potencial de crescimento tanto no mercado interno quanto externo, internamente, devido ao processo de estabilização e externamente, devido ao processo de globalização. As autoras afirma que o Brasil possui potencial para alavancar a produção entre 10% e 20% em um ano. Ocorrendo isso, o país se tornará mais importante ainda na atividade cafeeira.

A broca do café Hypothenemus hampei (FERRARI, 1867) (Coleoptera: Scolytidae) constitui um dos maiores problemas entomológicos na cafeicultura a nível mundial, já que pode implicar perdidas importantes nos rendimentos por colheita que vão desde um 5% até um 24% segundo a infestação que se apresente (Ramírez e Moura, 2001). Em casos onde a broca foi de extremo dano perdas já registraram até 50% de perda, o que é preocupando haja visto que grandes perdas refletem em menos preços com isso mais prejuízo ao produtor.

As atividades com o equipamento eletrostático no Brasil começaram em 2001 no Estado do Mato Grosso, com uma aeronave Ipanema 202 (10 L ha-1, 88 bicos TX-6, 460 kPa). O trabalho foi realizado na cultura do algodoeiro visando o controle de importantes pragas como pulgões, lagarta-das-maçãs e lagarta Spodoptera, sendo que os resultados foram bastante promissores (MONTEIRO et al., 2001).

2 JUSTIFICATIVA

O setor cafeeiro no Brasil têm alta importância socioeconômica, estando intimamente ligado ao desenvolvimento e à industrialização do país. Neste sentido, vêm aumentando gradativamente o interesse e a necessidade do desenvolvimento pesquisas e difusão de tecnologias específicas para o setor, uma vez que o nível de tecnologia tem aumentado nas regiões onde a cafeicultura se instala (RESENDE, 2006). Segundo CONAB (2015), o café arábica representou 72,4% da produção total (arábica e robusta) de café do país, onde foram colhidas 32,23 milhões sacas. Em Minas Gerais, maior produtor de café do Brasil, concentra a maior área, com 1,2 milhões de hectares plantados com a cultura, predominando a espécie arábica com 98,89%.

INCULET & FISCHER (1989) em trabalho realizado no Canadá observaram que o sistema eletrostático permitiu melhores deposições de gotas pequenas sobre os alvos coletores em pulverização sob condições áridas.

Diversas pesquisas têm demonstrado as vantagens da pulverização eletrostática. Avaliando a aplicação eletrostática em pimentão, (DERKSEN et al., 2007) conseguiram resultados similares, empregando-se volumes de aplicação seis vezes menores do que os utilizados em tratamentos convencionais. (LARYEA & NO 2005) verificaram, na cultura da macieira, em que, dependendo das dimensões da planta, a pulverização eletrostática pode proporcionar um aumento na deposição em até 2,51 vezes, comparada à convencional. (XIONGKUI et al., 2011) trabalhando em pomares, constataram aumento na deposição com o sistema eletrostático de até 50%, comparado aos sistemas convencionais de pulverização

Os fungos estão entre os inimigos naturais que podem sofrer influência na aplicação de agrotóxicos, que devido à sua grande diversidade e sua intensa capacidade de multiplicação, oferecem uma ampla oportunidade para selecionar linhagens resistentes (GHINI & KIMATI 2000).

3 OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho é avaliar a eficácia da utilização da pulverização eletrostática associada a Beauveria bassiana para o controle biológico da broca-do-café Hypothenemus hampei, haja visto que é de importância agronômica para o meio científico e agronômico.

4 REVISÂO DE LITERATURA

O café chegou ao Brasil em 1727 na cidade de Belém no norte do país, trazido pela Guiana francesa pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta sob pedido do governador do Maranhão e Grão Pará. Nessa época a cultura do café já possuía grande valor comercial. Devido às condições climáticas do Brasil, a cultura se espalhou com rapidez onde naquela época a produção era voltada para o mercado doméstico, na trajetória pelo país, o café passou por diversos estados como Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, onde em um relativo curto espaço de tempo se tornou produto-base da economia brasileira, deixando seu papel secundário para trás. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, apenas com recursos nacionais, sendo, afinal, a primeira realização exclusivamente brasileira que visou à produção de riquezas. (ABIC, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com