TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Raiz e Fruto

Por:   •  8/8/2019  •  Seminário  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

3ª feira da agricultura familiar de Lagoa do Canto

Município de Belo Campo – BA.

INTRODUÇÃO

Na atualidade, a produção e o consumo de alimentos saudáveis, produzidos com consciência ecológica converte-se em oportunidade viável para a Agricultura Familiar, pois permite harmonizar a rentabilidade da Agricultura Familiar com a proteção ao meio ambiente. Historicamente a Agricultura Familiar tem sido a responsável pela maior parte da produção de alimentos básicos, contribuindo com o abastecimento urbano através da diversificação de suas atividades e/ou do beneficiamento dos alimentos e matérias primas.

A Agricultura Familiar no Brasil representa 85,2% do total dos estabelecimentos rurais. Estes agricultores possuem 30,5% da área total e são responsáveis por 37,9% do valor bruto da produção agropecuária nacional e, ainda é responsável por 77% da ocupação de mão-de-obra no campo (FAO/INCRA, 2000).

Na comercialização, viabilizando a obtenção de produtos com garantia de origem, poderá ser incrementado o valor agregado dos mesmos, direcionando seu consumo para um amplo setor da população, especialmente conscientizada sobre a qualidade produzidos de forma consciente, sendo considerados agroecológicos com respeito aos recursos naturais.

Outra característica importante da Agricultura Familiar, no que tange à sua função social, é a geração de renda em nível local. Por isso vemos na realização da Feira da Agricultura Familiar um importante canal de comercialização interna destes produtos, um dos motivos destas se tornarem foco deste projeto. Estas, por sua vez, se tornam um ponto mais atrativo em relação aos supermercados e frutarias, em função da maior diversidade, do produto ser mais fresco, da dinâmica peculiar de negociação do preço e o atendimento personalizado, possibilitando manter-se uma relação bastante próxima com o agricultor feirante com público.

HISTÓRICO

Sendo a cidade de Belo Campo, caracterizada por ter sua economia baseada principalmente em produtos advindos da agropecuária e principalmente de produtos derivados da mandiocultura, que talvez seja o principal produto da economia do município, e um dos maiores produtores interior do Estado da Bahia, destaca se também a pecuária e criação de pequenos animais além de outros produtos olerícolas que ocupam grande parte da mão-de-obra familiar do nosso município, isso faz com que tenhamos uma importância de se explorar essa proximidade da produção, principalmente dos produtos oriundos da Agricultura Familiar com os consumidores do não só do Município mas toda a região sudoeste.

Localizada no interior do Município Belo Campo a cerca de 12 km da sede, encontra-se a comunidade de Lagoa do Canto que se destaca pela sua agricultura, e principalmente na mandiocultura, além de uma variedade muito grande de produtos agrícolas e criação de animais. Nessa comunidade merece destaque a presença da associação dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa do Canto que foi criada em 11 de maio de 2009, pelos moradores da região do Povoado de Lagoa do Canto, com o intuito de unir os agricultores da localidade, para incentivar a produção agrícola e pecuária, buscando sempre diversificar a produção, bem como buscar soluções para os problemas sociais em comum com todas famílias da comunidade.

Para atingir seus objetivos a Associação sempre faz reuniões e assembleias com seus associados buscando informar melhor seus filiados a respeito das ações que desenvolve sempre de forma ética e transparente, de forma que ações sejam sempre em prol do desenvolvimento econômico e social da comunidade.

A associação tem sempre pautado suas ações na luta em benefício da comunidade e para tanto, seus dirigentes não medem esforços na busca de novos projetos para comunidade. A associação, desde o seu início tem promovido diversas ações tais como a realização de mutirões de ajuda mutuas, nas diversas áreas tais como educação, saúde, agricultura e assistência social; tem buscado soluções para diminuir a desigualdade social da comunidade como um todo, buscando projetos sociais, em parceria com outras entidades (CEDASB, ASAMIL, COPERSUBA, ASFAB, COOPASUB, FBB) dentre os quais os quais podemos destacar o projeto agua para todos, com a construção de cisternas de consumo humano, cisternas de produção, barreiros de trincheira familiar, Assistência Técnica e Extensão Rural para dinamizar e diversificar a agricultura da região e sempre que possível realiza eventos como mutirões, dias de campo e outras tantas atividades inerentes ao meio rural.

Em parceria com a CAR (companhia de Ação Regional) a associação executa dois projetos de desenvolvimento econômico e social, o projeto de Criação de Galinha Caipira e o projeto de uma Agroindústria para Beneficiamento de produtos derivados da Mandioca através do Projeto Bahia Produtiva do Governo do Estado da Bahia em parceria com o Banco Mundial. Além disso a Associação possui um trator agrícola que auxilia os agricultores na produção e mais recentemente a associação foi contemplada também em convenio com a CAR com um Veículo Automotor tipo caminhão para escoar a sua produção e melhorar a comercialização dos seus produtos.  

Sempre atuante a diretoria da associação sempre tem buscado participar de cursos e capacitações, se atualizando para melhorar a gestão da associação. Através de reuniões e palestras tem buscado novas ideias e inovações, participando ativamente dos Conselhos Municipal e Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável

JUSTIFICATIVA

A associação tem buscado sempre diversificar as suas ações com eventos e palestras, e para isso criou no calendário anual a feira da Agricultura Familiar, com o objetivo de fomentar a produção local e fortalecer a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar, realizada sempre no mês de junho, esse evento proporciona a comunidade a oportunidade de mostrar que a Agricultura Familiar é capaz de produzir alimentos saudáveis. Esse ano será realizada a terceira edição do evento com a expectativa de atrair participantes de diversos municípios da região e de associações parceiras a nível municipal e regional, proporcionando aos participantes adquirirem produtos de origem animal e vegetal produzidos de forma agroecológica movimentando a economia local com geração de renda para a comunidade. Além disso também se insere nesse calendário a ações culturais e artísticas com um resgate da cultura tradicional valorizando os artistas regionais. Além disso, em parceria com a Central de associações do Município a é realizada mensalmente a feira da Agricultura Familiar na sede do Município incentivando assim o agricultor a levar seus produtos para as feiras semanais mostrando que são capazes de gerar renda e trabalho com os produtos da agricultura familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com