TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUINOCULTURA

Por:   •  19/3/2017  •  Seminário  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A Equinocultura é a parte da zootecnia que se dedica ao estudo e aprimoramento a criação de equinos, debatendo aspectos como o planejamento do manejo alimentar, reprodutivo e higieno-sanitário. No Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura, o rebanho está estimado em cerca de 5,8 milhões de cavalos e é classificado como o maior rebanho na América Latina e o terceiro mundial.

O propulsor para a movimentação do setor é a incessante procura por um manejo adequado e técnicas que possibilite um melhor desempenho do animal. Além disso, em parte, essa intensa movimentação deve-se às associações de criadores, que investem cada vez mais em divulgação, exposições e leilões e às empresas que atuam na área.

Cuidar de cavalos é uma atividade que requer conhecimento, habilidade e grande responsabilidade. Daí a necessidade de habilitar pessoas que tenham interesse na área. Dessa maneira, neste trabalho serão expostas as técnicas de manejo de equinos, atividade desenvolvida na fazenda Contanjos de propriedade do Sr. Elias Anjos, onde o estágio foi realizado.

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Vivenciar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso técnico em agropecuária no Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês, com a finalidade de aprender como se portar diante as situações adversas que acometem o dia a dia de um profissional técnico, sendo esse o objetivo principal do curso. Além de concluir as horas de estágio obrigatório para a finalização do curso Técnico em Agropecuária.

2.2 ESPECIFICOS

  • Exercer situações reais de vida e trabalho;
  • Interagir com as pessoas que trabalham no ramo, compartilhando experiência e informações;
  • Acrescentar vivencia a formação técnica;
  • Corrigir eventuais limitações e buscar aprimoramento;

3 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL

O estágio supervisionado foi realizado no setor de equinocultura da fazenda Contanjos que está localizada no município de Maracás, Bahia. Teve duração de 152h, compreendido no período do dia 04 de janeiro de 2016 até o dia 22 de janeiro de 2016 e 25 de abril de 2016 a 28 de abril do mesmo ano, realizando-se atividades como: fornecimento de água, limpeza das instalações, casqueamento, tosa, higiene dos animais, dentre outras atividades, sob supervisão de funcionários do setor da propriedade.

O objetivo da fazenda com área de 173 ha é obter lucro com a criação de bovinos e equinos.  Essa propriedade possui cerca de 90 equinos, desde matrizes, reprodutores e potros, da raça Mangalarga Machador, de pelagem Pampa, raça extremamente valorizada no cenário mundial e nacional pela agilidade, estrutura forte e bem proporcionada, visualmente leve na aparência, temperamento ativo e dócil, além de ter um bom andamento e ser muito inteligente.

O sistema adotado é extensivo, onde as éguas são mantidas em grandes extensões de pastagens e as crias permanecem ao lado de suas mães até o parto subsequente, quando são apartadas. Já os reprodutores, são mantidos em sistema intensivo, dispostos em baias, recebendo agua e alimento em abundância.

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

4.1 MANEJO SANITÁRIO

4.1.1 Limpeza das instalações

As instalações estão diretamente relacionadas com o bem-estar do animal, pois trata-se do lugar em que os animais passam a maior parte do tempo, sendo assim é de fundamental importância que essas estejam sempre bem limpas. Na fazenda Contanjos, a limpeza das baias era realizada pela manhã e consistia basicamente na retirada das fezes da cama (Figura 1), e a limpeza do cocho retirando-se todo o resto de alimento não ingerido pelo animal afim de evitar sua fermentação e como consequente problemas gástricos nos animais. Além disso, era observado o volume de água disponível aos animais, em algumas baias haviam bebedouros munidos de boias, que realizavam essa tarefa automaticamente e em outras apenas um balde que deveria ser retirado, lavado e reabastecido (Figura 2). Durante a limpeza das instalações foi necessário utilizar equipamentos como o carro de mão, ancinhos e forquilha.

4.1.2 Troca da cama

O piso das baias geralmente é feito de cimento ou de chão batido e são cobertos por uma cama que pode ser feita de maravalha, palha de arroz, areia lavada. A cama da propriedade onde foi realizada o estágio era feita com maravalha e cobria toda a instalação, não permitindo o contato direto da pata do animal com o piso, evitando assim problemas nos aprumos dos equinos. A troca da cama era realizada sempre que se constatava um acumulo muito grande de umidade e resíduos, de modo a evitar que ocorra a proliferação de microrganismos que costumam ocasionar problemas aos animais como o apodrecimento da ranilha e amolecimento dos cascos. Para a execução dessa atividade foram utilizadas um ancinho e carro de mão (Figura 3) para retirar a antiga cama e colocar uma cama, com maravalha limpa e seca. (Figura 4)

4.1.3 Limpeza dos animais

Sabe-se que o banho é a melhor maneira de refrescar o animal, proporcionando conforto e descontração, aliviando assim as tensões físicas e mentais provocadas pela atividade física.

Na propriedade os banhos eram realizados eventualmente, somente quando os animais eram utilizados para atividade de campo. Após tais atividades os animais eram submetidos ao banho que era realizado com o auxílio de uma mangueira, esponja e sabão, dessa forma jogava-se agua corrente em todo o corpo do animal e friccionava a espoja de modo a retirar todas as impurezas presentes. (Figura 5)

Foi recomendado um cuidado especial para lavar a cabeça do animal, pois quando a água entra em contato com a parte interna da orelha causa grande desconforto para os equinos. Após o banho, era realizado uma raspagem em todo o corpo do animal (Figura 6), de modo a retirar todo o excesso de água com o auxílio de um raspador apropriado para isso, para que o animal ficasse seco mais rapidamente.

        Além do banho, os animais antes de serem montados eram submetidos a escovação (Figura 7), pratica que remove a sujeira e os cabelos soltos da pelagem do animal. Normalmente estas partículas fazem com que o cavalo pareça sujo, portanto, é imprescindível removê-las. Essa atividade era realizada com uma escova grossa apropriada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com