TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Biogás através da suinocultura

Por:   •  11/4/2017  •  Artigo  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO INTERDICIPLINAR DIRIGIDO II

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

O Biogás através da Suinocultura

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

Abdo Salim Chalub Neto, Erica Sandra Silva Sales, Jeane Helena Fraga Gonçalves, João Fernandes Pinheiro, Karoline Barros Martins, Leonardo Barbosa Horta Souza, Luis Philipe Ferreira Santos, Thamiris Tavares Gonçalves Frade

Professor TIDIR Orientador:

Professores Co-orientadores:

  1. TEMA: INTRODUÇAO A CIÊNCIA
  2. SUBTEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

escolher o 1º ou 2º parágrafo

        Sabemos que o planeta está em constantes mudanças climáticas devido a atividades humanas que contribuem com o efeito estufa, através do lançamento de gases na camada atmosférica. O avanço de civilizações e tecnologia faz com que a poluição e a degradação da natureza sejam gradativas.  As fontes de energia mais utilizadas são a de petróleo e carvão. Para solucionar esse problema é preciso investir em energias alternativas que são capazes de atender a demanda mundial para a geração de combustíveis, eletricidade e outros. Para que essa energia seja renovável, é necessário verificar se é viável economicamente, se a fonte é sustentável, e se há disponibilidade do recurso renovável para a geração de energia. Os recursos renováveis possuem variações por regiões do planeta e com isso a energia alternativa varia de acordo com as regiões.

        O crescimento populacional associado ao estilo de vida da sociedade moderna acarreta em alterações físico-químicas que por sua vez comprometem o equilíbrio da biosfera e a qualidade de vida do planeta, resultando em uma relevante preocupação com o meio ambiente e suas fontes de energias, tornando se cada vez mais importante à procura por energias alternativas que sejam sustentáveis.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA / DESAFIO TECNICO

        O biogás como fonte de energia sustentável, trás aos produtores uma opção energética renovável de ótimo rendimento, aonde o uso nas propriedades suinocultoras caracteriza-se como um grande potencial energético no que diz respeito a pequenas e médias propriedades rurais. Com base nestes fatos utilizaremos a biomassa de dejetos de suínos para a produção do biogás, abordando todo o processo de transformação dos materiais orgânicos da suinocultura em energia sustentável denominada biogás através dos biodigestores.

        A suinocultura é considerada pelos órgãos ambientais como uma “atividade potencialmente causadora de degradação ambiental”, sendo enquadrada como de grande potencial poluidor (RACI, 2011).

  1. OBJETIVO

        Este trabalho pretende apresentar a possibilidade de diminuição das emissões de metano para a atmosfera e a busca de novas tecnologias para geração de energia elétrica por meio de uma energia renovável, reduzindo o consumo de energia proveniente de fontes não renováveis. O mesmo vem abordando o biogás no meio rural através da suinocultura . Aplicar o conhecimento relativo ao biogás e suas tecnologias de conversão em energia elétrica, avaliando sua viabilidade técnica e econômica.

        O resultado esperado é conseguir o tratamento racional do lixo e dos dejetos, por meio de biodegradação, eliminando os problemas da poluição ambiental e gerar energia alternativa – Biogás.

  1. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

        A constante procura por tecnologias que colaborem com a redução da poluição ambiental e novas formas de geração de energia tem como alternativa o biogás, que pode ser produzido naturalmente, a partir de matéria orgânica, ou artificialmente, a partir de um reator,  ele é considerado um biocombustível, porque é obtido através da biomassa, encontrada na suinocultura, que é uma das principais atividades do país, apesar de ser bastante poluidora, porque reduz o teor de oxigênio e causa eutrofização na água, contamina o solo, causa desequilíbrios ecológicos e produz Gases do Efeito Estufa (GEE) ( LANZNASTER, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com