TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suinocultura e avicultura.

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

UNIDADE DESCENTRALIZADA DE SILVEIRA MARTINS UDESSM

TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

PRODUÇÃO ANIMAL II

Suinocultura

Diego Rodrigues Cezar

Santa Maria, RS Brasil.

2015


  1. Qual a importância das instalações na produção de suínos em confinamento ou semi-confinados e qual finalidade de um planejamento no fluxo da produção, e do que depende este fluxo?

Por a suinocultura ter características de uso intensivo nas instalações neste dois modos de produção, deve se ter um bom planejamento no fluxo de produção, pois há o uso intensivo das instalações,o que pode ocorrer uma incidência maior de agentes patológicos no rebanho. Tendo esta organização no fluxo, e utilizando-se o método “todos dentro – todos fora”, se torna mais fácil de se higienizar , desinfetar e efetuar o vazio sanitário e alocar os suínos por lotes nas fases maternidade, creche, recria e terminação. Para organizar esse fluxo de produção como citado acima devemos planejar as instalações por fases de manejos em lotes que obedeçam o fluxo de produção respeitando:

1. Intervalo entre lotes: 7, 14, 21 ou 28 dias ou combinações;

2. Idade média de desmame programada: de 21 ou 28 dias;

3. Idade de saída da creche: 63 ou 70 dias;

4. Idade de venda dos suínos produzidos (mercado): de 150 dias ou mais.

5. Período de vazio sanitário em cada setor: de três a sete dias.

  1. De qual maneira é possível se reduzir a quantidade de gordura na carcaça suína explique esse processo e para qual finalidade ele é usado.

Através de a restrição alimentar, que é fazer a disposição do alimento de forma mais restrita o que proporciona ao produtor maiores ganhos financeiros, pois 70% dos custos de produção de suínos é referente a alimentação dos mesmos. A restrição alimentar se baseia na teoria de que menor ingestão de energia melhora a conversão alimentar, diminui a gordura de carcaça e aumenta o tempo de engorda. Ainda é usada com duas finalidades: obter um ganho de peso compensatório na fase de terminação, após um período restritivo na fase anterior; e melhoria na eficiência alimentar, ganho de peso e melhores características de carcaça. Deve-se observar para evitar a competição animal no período restritivo e para que se forneçam todos nutrientes necessário à dieta.

  1. O que é e qual a finalidade da integração agroindustrial na suinocultura?

Integração agroindustrial é efetuar a integração visando garantia de fornecimento de matéria-prima nas quantidades e qualidade desejadas, bem como na busca de eficiência logística. Normalmente adaptada a suinocultura industrial. Normalmente as empresas que efetuam o abate controlam o sistema, de modo a se ter uma maior padronização em seus produtos finais.

  1. O que é O sistema intensivo de criação de suínos ao ar livre (SISCAL)?

É um sistema alternativo para criação de suínos com redução de impacto ambiental, onde os animais permanecem em piquetes por categorias: matrizes, reprodutores, e animais de reposição, sendo confinados nas fases de crescimento e terminação. Os leitões lactantes podem ser criados a campo ou confinados.

  1. Qual a mudança em termos genéticos que se houve na suinocultura ao longo dos anos? O que motivou tal mudança?

Dentro da suinocultura se houve melhoramento genético com finalidade de melhoramento de carcaça em termos de aumento de músculo e diminuição de gordura, historicamente se produziam suínos com maior teor de gordura por se ocupar a própria gordura para armazenamento e conservação da carne, por não se ter energia elétrica e geladeiras, com evolução da energia sendo acessada a todos e desenvolvimento industrial produzindo eletrodomésticos acessíveis a toda população, uma maior difusão e uso de óleos de origem vegetal, juntamente com uma maior preocupação com qualidade e melhoria de vida, dimui-se o uso de gorduras de origem animal, principalmente de suínos, investindo em materiais genéticos para maior adaptabilidade as regiões e com maior desenvolvimento de carcaça voltado para carne.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

UNIDADE DESCENTRALIZADA DE SILVEIRA MARTINS UDESSM

TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

PRODUÇÃO ANIMAL II

Avicultura

Diego Rodrigues Cezar

Santa Maria, RS Brasil.

2015


1. Discorra sobre os dois sistemas de produção de avicultura de corte e coloque os prós e contras de ambos.

Basicamente há dois sistemas de produção na avicultura, o sistema Industrial e o Colonial;

Sistema colonial possui características de maior palatabilidade da carne, preço mais elevado que no sistema industrial, sistema colonial normalmente aplicado a pequenos produtores, ainda como perspectiva de mercado no ramo da avicultura de corte sistema colonial, pode-se desenvolver a produção orgânica e agroecológica como agregação de valor, com mercado aumentando cada vez mais.

Sistema industrial possui maior controle, pois é mais intensiva a produção, maior tecnificação, rastreabilidade, maior sanidade, em contra partida ao sistema colonial sabor da carne não é tão atrativo, preço de mercado um pouco menor, mas se tem um abate com menor tempo em torno de 45 dias ao passo que o colonial é aos 90 dias.

2. Em termos de instalações e equipamentos de um aviário, como se procede e cite as principais instalações e equipamentos.

Primeiramente a localização dos aviários normalmente se dá próximo aos centros de consumo, abatedouros, assistência técnica, energia elétrica, água, insumos etc, até mesmo por essa atividade principalmente a industrial trabalhar no modo integrador/integrado onde a empresa detém o fornecimento de material genético, insumos e assistência técnica. Ainda devem ser localizados em locais com ventilação natural com proteção de ventos, com boa drenagem do solo e com vias que proporcionem o fácil acesso mesmo com dias de chuva;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com