TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Empresarial

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

 GESTÃO AMBIENTAL

JESSICA SIMONE

Sustentabilidade Empresarial.

[pic 6]

Campo Novo do Parecis – MT

2014

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

 GESTÃO AMBIENTAL

JESSICA SIMONE

Sustentabilidade Empresarial.

Trabalho apresentado as disciplinas: Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Naturais e Fontes de Energia; Sistemas de Gestão e Auditoria Ambiental; Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente; Seminário. Professores: Leliana Luis Casagrande, Luciana Andrea Pires, Kenia Zanetti

Molinari, Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima. 3º Semestre.

[pic 12]

Campo Novo do Parecis – MT

2014

Sumário

Resumo..........................................................1

Palavras-Chaves............................................1.2

Introdução.......................................................2

Desenvolvimento............................................3

Conclusão........................................................4

Referências Bibliográficas.............................5

  1. Resumo

Este trabalho tem por finalidade mostrar um pouco sobre como anda a responsabilidade das empresas em questão ao Meio Ambiente. Muitas famílias brasileiras possuem renda graças a muitos programas e projetos de sustentabilidade criados por empresas e organizações. Veremos como ações de bons empreendedores vem trazendo bons resultados tanto para a economia como para a população e o meio ambiente. Pequenas ações que geram grandes impactos, transformações significativas para a melhoria do local em que vivemos, a Terra.

1.1 – Palavras-Chaves :  Meio Ambiente, Sustentabilidade, Preservação e Empresas.

2 – Introdução.

        

        A necessidade da preservação da natureza é cada vez mais necessária, e útil. Mas com a desenfreado crescimento econômico, as empresas se viram na obrigação da criação de projetos e pesquisas que beneficiassem os dois lados da balança, desenvolvimento e preservação.

        Com isso, o país poderia continuar a crescer economicamente e com sustentabilidade, beneficiando a economia, a população e nossa natureza.  A preocupação com a preservação do meio natural é de fundamental importância para o progresso de hoje. Muitas empresas entraram na onda de Gestão Responsável dos Produtos, criando assim, projetos, leis e programas de preservação dentro do ambiente de trabalho. Levando não somente a seus funcionários  e colaboradores, a importância da valorização dos recursos naturais de sua região, mas também conscientizando a população de tal forma que com o incentivo certo, ajuda em muitos aspectos.

        A grande preocupação da substituição de matérias-primas na produção industrial, vem fazendo com que muitas empresas e organizações procurem meios alternativos e sustentáveis para manter sua produção e lucro. A indústria de várias maneiras vem trazendo mudanças na produção e comercialização de seus produtos, o que implica muita discussão perante ao consumidor, que pode não estar preparado para essa nova onda ecológica atual.

        

        

3 – Desenvolvimento.

        Nesse novo e tecnológico mundo em que vivemos, sustentabilidade é uma palavra chave em muitas áreas e aspectos, principalmente na produção atual. Em um mundo cada vez mais dotado de produção desenfreada e consumismo, a preocupação com a matéria-prima usada na produção, os resíduos sólidos gerados e a poluição é uma das questões mais debatidas em conferencias mundiais sobre Meio Ambiente. A incessante utilização de recursos naturais na produção em larga escala, vem preocupando autoridades, ambientalistas e também a sociedade, com isso, empresas de todo o mundo vem buscando dias após dias, maneiras e métodos menos danosos a saúde do Planeta.

        Políticas de preservação florestal e reciclagem são uma das mais adotadas por empresas. A preocupação com a recuperação de áreas degradadas e preservação de espécies nas florestas brasileiras vem fazendo com que muitas destas repensem suas formas de produção e industrialização. Com uma politica voltada ao desenvolvimento e manejo sustentável vem trazendo grandes mudanças na produção atual, o que gera melhorias não só pro meio ambiente, mas também para a sociedade em geral.  

        A inclusão da população nos projetos socioambientais tem sido de grande valia para as empresas. O fato das pessoas cobrarem soluções para a preservação e a criação de produtos mais ecológicos para o mercado, intimidou muitos empreendedores e empresários de diversos ramos produtivo. Isso inclui a utilização da sociedade como operadores das práticas sustentáveis e ficam também responsáveis pela preservação da região em que vivem. Assim, as empresas contribuem para a melhoria de grandes problemas ambientais como a destinação incorreta de resíduos sólidos, que atualmente tem sido um dos maiores problemas ambientais da historia de nosso Planeta.

        Com a criação do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), muitas empresas mudaram seus conceitos de produção. O ISE é uma ferramenta criada para analisar empresas que tenham um bom aspecto sobre sustentabilidade corporativa, obtendo um bom desenvolvimento econômico juntamente com equilíbrio ambiental, justiça social dentre outros aspectos.

[pic 13]

Figura 1- Índice de Sustentabilidade Empresarial.

        Segundo a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), “o principal objetivo do ISE é criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e
estimular a responsabilidade ética corporativa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com