TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variabilidade climática das chuvas na cidade de Benguela

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

Nomes: MANUEL ANTÓNIO E ISILDO NTEMO GOMES

Nº de matrícula: 101948,

Nºs de telefone: 925242148, 947564637

Email: manueldossantos302@gmail.com

ANTEPROJECTO DO TEMA: Variabilidade climatica das chuvas na cidade de Benguela.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- OBJECTIVO

2.1- OBJECTIVO GERAL

2.2- OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

3- JUSTIFICATIVA

4- METODOLOGIA

5- CRONOGRAMA

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS

7- BIBLIOGRAFIA

 8- ANEXO

  1. Introdução

A precipitação pluvial (chuva) é uma das variáveis meteorológicas que determina o clima de um determinado lugar ou região.  Sua intensidade  e  frequência de ocorrências  tem sido bastante estudada em diferentes regiões do mundo. A problemática de se verificar se as variações do seu comportamento são realmente permanentes, ou são devido à  factores de mudanças climáticas, ou ainda se são ciclos periódicos que tendem a se repetir de tempos em tempos, tem sido cada vez mais objecto de pesquisa em vários trabalhos científicos  sobretudo em meteorologia.

De acordo com estudos realizados por  Shaw (1987); Ehrendorfer, (1987);Guttman et al.(1993);Ayoade (1996);Chaves (1999);Chaves e Cavalcanti (2001);Arnaud et al. (2002);Silva et al. (2003); Silva (2004);Modarres e Silva (2007), o excesso (enchentes e inundações) ou escassez (secas) de chuvas acarretam danos socioeconômicos e ambientais de grande magnitude. Por outro lado, estes autores destacam a acção dos mecanismos dinâmicos ou sistemas atmosféricos que provocam chuvas tais como Vórtices Ciclônicos em Ar Superior, Distúrbios Ondulatórios de Leste, Zona de Convergência Intertropical, Zona de Convergência do Atlântico Sul, Sistemas Frontais Ciclones extratropicais e  Distúrbios Africanos de leste.

Santana et al. (2007), afirmam que especialmente nas regiões tropicais o regime de chuvas é caracterizado por eventos de curta duração e alta intensidade. Segundo Tammets & Jaagus (2013), os eventos extremos de precipitação diária máxima anual podem causar transtornos relacionadas com a irrigação da agricultura, abastecimento de água industrial e doméstico, controle de erosão do solo, inundações e muitas vezes até a morte de pessoas. Por exemplo, a mídia angolana e em particular o portal da Agência Angola Press (portalangop, 2015), anunciou as enchentes e inundações devido a fortes chuvas que assolaram o município de Benguela naquele ano. Outros registos (PNDA,2017) refere-se ao déficit de chuvas superior à 60% em relação à média climatológica naquela região.

.O conhecimento para um melhor entendimento dos mecanismos que causam  anomalias climáticas é bastante útil para vários propósitos. Desta forma o presente projecto propõe o estudo da variabilidade climática das chuvas da cidade de Benguela como subsídio que possivelmente contribuirá na previsão e o monitoramento de eventos meteorológicos extremos e tomada de decisões para gestão de projetos de abastecimento de água, geração de energia elétrica, actividades agrícolas e outras actividades humanas naquela cidade.

2- OBJECTIVO

2.1-Objectivo geral

Analisar os regimes de chuvas na cidade de Benguela.

2.2- Objectivos específicos

  • Analisar séries históricas de precipitação pluvial de diferentes locais da cidade de Benguela,  visando a identificação de possíveis sinais de mudanças no regime de chuvas;
  • Verificar  a distribuição dos totais mensais e anuais da precipitação que permitam classificar períodos como secos ou chuvosos.
  • Identificar os sistemas meteorológicos que influenciam no regime de chuvas naquela região;
  • Avaliar o impacto dos eventos El Nino e La Nina (ENSO) na distribuição da

Precipitação na cidade de Benguela.

3- JUSTIFICATIVA

Benguela é uma das localidades de Angola que experimentam ocorrências de inundações desencandeadas por chuvas intensas de um lado e  de outro, atraso das campanhas agrícolas  inclusive, a morte do gado devido a escassez de água.

Ao longo da pesquisa para a elaboração do presente projecto pouco ou nada existe sobre trabalhos científicos que premeiam o estudo da precipitação para a  cidade de Benguela.  

Por esta razão, escolhemos este tema para melhor a compreensão dos sistemas meteorológicos actuantes e outros possíveis factores que possibilitam diagnosticar e prognosticar  eventos de secas, inundações ou cheias naquela região.

5- MATERIAIS E MÉTODOS

No o estudo da variabilidade climática das chuvas na cidade de Benguela será usada a série da precipitação compreendido entre 1981 e 2014 referente a 33 anos de dados mensais e anuais observados, dispostos no banco de dados do INAMET.  

A metodologia aplicada  consiste na análise estatística (Thurman,2012), utilizando-se  de medidas de tendência central como a  média aritmética e medidas de dispersão como o coeficiente de variação, visando a determinação das tendências ou variabilidade da precipitação naquela região.  

Índices climáticos do El Niño e La Niña  dispostos no site esrl.psd.data@noaa.gov do  do Earth System Research Laboratory (ESRL) serão utilizados para a análise comparativa em relação as anomalias da precipitação, no intuito de verificar o quanto estes fenômenos meteorológicos influênciam na intensificação ou redução das chuvas.

6- CRONOGRAMA

MES/ETAPAS

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

ESCOLHA DO TEMA

x

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

X

X

X

X

ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO

x

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

x

COLETA DE DADOS

X

X

X

X

ANÁLISE DOS DADOS

X

X

X

ORGANIZAÇÃO DO ROTEIRO/PARTES

X

X

REDAÇÃO DO TRABALHO

X

X

x

REVISÃO E REDAÇÃO FINAL

x

ENTREGA DA MONOGRAFIA

X

DEFESA DA MONOGRAFIA

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com