TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS APLICAÇÕES DO ESTUDO DE POPULAÇÕES EM ECOLOGIA

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

CAMPUS DIANÓPOLIS

THANISLAINY BORGES OLIVEIRA

APLICAÇÕES DO ESTUDO DE POPULAÇÕES EM ECOLOGIA

DIANÓPOLIS – TO

2018

THANISLAINY BORGES OLIVEIRA

APLICAÇÕES DO ESTUDO DE POPULAÇÕES EM ECOLOGIA

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Ecologia Geral, ministrado ao 1º período integral, Curso de Engenharia Agronômica, do Instituto Federal do Tocantins – IFTO Campus Dianópolis.

Orientador(a): Professor(a) Ma. Maria Adriana Santos Carvalho

DIANÓPOLIS – TO

2018


SUMÁRIO

  1. Como o conhecimento sobre o nicho ecológico pode auxiliar......................4
  1. Na restauração de habitats impactados pelo homem..............................4
  2. No manejo de espécies invasoras...........................................................4
  3. Na conservação de espécies ameaçadas de extinção..............................5
  1. O problema das pequenas populações...........................................................5
  1. Perda de variabilidade genética..............................................................6
  2. Variação demográfica............................................................................6
  1. Referências....................................................................................................7

  1. Como o conhecimento sobre o nicho ecológico pode auxiliar

  Com tal conhecimento sobre o nicho ecológico é possível contribuir na restauração de habitats impactados por atividades humanas, lidar no manejo de espécies que prejudicam espécies nativas, e como também conservar espécies ameaçadas de extinção.   Compreender o papel de cada espécie no ambiente é fundamental, pois não trata somente do que a natureza lhe proporciona, mas também do seu histórico comportamental, como sua estrutura fisiológica tem certos limites e tolerâncias as condições ambientais, e recursos no qual são convenientes a espécie.

  1. Na restauração de habitats impactados pelo homem

  Constantemente os humanos vem mudando os cenários naturais, tanto conscientemente ou não. A recuperação ecológica está atrelada a remoção das espécies invasoras, reflorestamento de áreas que servem como corredores de habitat para ajudar na dispersão populacional.

  A restauração pode ocorrer de forma adaptativa, porém o processo de adaptação requer muito tempo até que todas as espécies se restabeleçam, seja às vegetais ou animais. A maior parte da perturbação causada por seres humanos é rápida e desregulada, alterando muito subitamente a constância do ambiente, assim afetando o nicho das espécies locais que poderiam se adaptar.

  A mineração como atividade humana, modifica e prejudica o solo onde ela é estabelecida, tornando uma área desprovida de vegetação e mais sujeita ao carregamento de sedimentos pelas chuvas. Segundo Tony Bradshaw, pioneiro em restauração ecológica, para restabelecer um local como este seria necessária uma cobertura vegetal, pois assim traria estabilização ao ambiente e provável sucessão natural e promovendo uma base para organismos mais complexos. Ao analisar nichos fundamentais de certas plantas poderiam auxiliar na recuperação do habita, devolvendo ou trazendo aspectos de dimensões favoráveis para conceber outros nichos.

  1. No manejo de espécies invasoras

  Para lidar com invasões de espécies é necessário primeiramente analisar os nichos de tais e comparar com os das espécies nativas, observando se existe alguma semelhança benéfica para ambas ou se é preciso ocorrer manejo.

  Conforme uma pesquisa feita por Marchetti e Moyle (2001) utilizando alguns táxons de peixes invasores e outros nativos de um certo riacho nos Estados Unidos, foi observado um padrão não esperado no qual as espécies invasoras se deram melhor com fluxo mais natural do que as próprias nativas. Logo ocorreu um declínio de peixes nativos e para cessar tal diminuição é indicado voltar um fluxo no qual as espécies nativas se desenvolveriam melhor.

  No geral espécies invasoras sempre são transportadas onde existe um maior fluxo de ações humanas, centro de transporte, como portos de embarcações; no qual bastantes espécies certas espécies tem uma chamada oportunidade de nicho – todavia encontram condições e recursos, com escassez de predadores, o novo lugar se torna melhor que da sua origem. De certo que as invasoras podem se tornar apenas numa espécie exótica e outra em praga, sendo aquelas que trazem muitos prejuízos tantos financeiros como ecológicos.

  Para combater as pragas invasoras, estratégias de manejo necessárias para eliminação que são existentes no entendimento da dinâmica das populações envolvidas como um dos aspectos do nicho.

  1. Na conservação de espécies ameaçadas de extinção

  Sob risco de extinção muitas espécies são transferidas dos seus locais, ou vivem em ambientes protegidos por leis. No entanto para que isso ocorra é preciso considerar as necessidades do nicho dos táxons ameaçados.

   A conservação de certa espécie envolve muito tempo gasto por especialistas em analises e pesquisas onde a espécie é mais recorrente, assim obtendo dados para criarem alternativas de soluções viáveis ao problema da proteção dos habitats de espécies que são periódicas. Muitas as áreas de proteção são terrenos valiosos para indústrias locais, sendo que em certos momentos é necessária a ação dos governos elucidarem os problemas. As decisões finais nem sempre é de recomendações mais baratas, mas sim as mais caras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com