TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido: 4 / Biodiversidade E Ecologia

Artigo: Estudo Dirigido: 4 / Biodiversidade E Ecologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido: 4 / Biodiversidade e Ecologia

Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica

Professora: Ma. Alessandra Bittencourt Crestani Rodrigues

Caro(a) aluno(a),

Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência no ED4 / Biodiversidade e Ecologia. Antes de respondê-la, leia o Texto Teórico e o texto complementar anexos a esta atividade.

Observações:

1) O registro e o controle das frequências são feitos automaticamente pelo Portal Universitário - P.U. Dessa forma, a frequência do aluno somente será registrada por meio da publicação correta da atividade. Ao concluir esta atividade, não se esqueça de salvá-la e publicá-la.

2) Caso você não conclua a atividade de uma só vez, você poderá salvá-la e publicá-la apenas quando concluí-la. Você também poderá fazer o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo.

3) O Manual do Aluno/NED traz informações importantes, como estrutura pedagógica dos Estudos Dirigidos, dinâmicas das atividades, processo de avaliação, frequência, calendário escolar, entre outras. Leia-o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.

Boa Atividade!

QUESTÃO 1

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

- Capacidade de inferir e interpretar;

- Capacidade de argumentar.

Específica(s):

- Identificar em textos verbais e não verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos;

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político etc.);

- Expressar opinião, fundamentada em argumentos lógicos, a respeito de problemas sociais.

DADOS DA QUESTÃO

De acordo com Galvão Júnior (2009), “O acesso aos serviços de saneamento básico é condição necessária à dignidade da pessoa humana e, particularmente, à sua sobrevivência. A participação do indivíduo na atividade econômica e social depende de uma vida saudável. Para tanto, é fundamental o acesso ao saneamento básico, assim como à moradia, à saúde e à educação”.

Um dos princípios da Lei nº. 11.445/2007 é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade e em quantidade suficientes às suas necessidades, à coleta e tratamento adequado do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.

Analise as informações apresentadas e elabore um parágrafo argumentativo coerente, posicionando-se com relação à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico no Brasil.

QUESTÃO 2

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

-Capacidade de tomar decisões e apontar soluções para problemas.

Específica(s):

-Usar o raciocínio crítico e o conhecimento armazenado para apontar soluções aos problemas de ordem social.

DADOS DA QUESTÃO

Leia o texto abaixo:

A Educação Ambiental visa fomentar a mobilização e participação dos diversos agentes sociais presentes, no sentido resolver os problemas sanitários e ambientais vivenciados cotidianamente pelo conjunto da população.

A Educação Ambiental pode ser vista como um processo de transformação do sujeito, que ao transformar-se, modifica seu entorno e vice-versa. A transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com