TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTES DE PIMENTA

Por:   •  12/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTES DE PIMENTA

REZENDE, Gabriel Pamphilly Lima¹; FRANCO, Felipe José Barbosa3; NAVES, Rayan Fernandes2; JESUS, Mateus Vieira de2 ; VIERIA, Wesley Rodrigues2 e RODOVALHO, Renato Souza3.

1Estudante de Agronomia, Bolsista PIVIC, Instituto Federal Goiano – Campus Ceres – GO, gabrielrz.agro@gmail.com; 2Estudante de Agronomia, Colaborador, Instituto Federal Goiano – Campus Ceres; 3Doutor em Agronomia, IF Goiano – Campus Ceres, renato.rodovalho@ifgoiano.edu.br.

RESUMO: Objetivou-se avaliar o efeito da secagem nas propriedades físicas de sementes de pimenta Malagueta. A umidade do produto foi determinada pelo método de estufa a 105 ºC ± 3ºC por 24 horas e expressada em porcentagem. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório Instrumental do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Com o auxílio de um estilete foi realizada extração das sementes a fim de não danificá-las. Após extração, as sementes foram submetidas a secagem natural por 48 horas. Para tratamento de secagem as amostras mantiveram-se acondicionadas em B.O.D. a 30 °C com alternância de fotoperíodo e feitas sucessivas avaliações das propriedades físicas em intervalo de 2 horas até estabilização. Os teores de água não influenciaram nas propriedades físicas das sementes de pimenta malagueta.

Palavras-chave: esfericidade; circularidade; porosidade.

INTRODUÇÃO

As pimentas (Capsicum spp.) pertencem à família botânica Solanaceae e tem como centro de diversidade natural regiões tropicais das Américas (MELO et al., 2014). Consideradas como uma das especiarias mais consumidas no mundo (REBOUÇAS et al., 2013), as pimentas exercem grande importância no mercado nacional (CAIXETA et al., 2014), seja pelo comércio de seus produtos gerando renda ao produtor rural (RICCI et al., 2013) ou pelos benefícios para humanidade, tais como alimentação e nutrição, medicina e cosméticos (DAGNOKO et al., 2013).

A pimenta Malagueta (Capsicum frutescens) apresenta alto teor de capsaicina, também altos níveis de oxidante usados em medicina (ALDANA-IUIT et al., 2015). Tem frutos com cálice mostrando basal constrição entre o cálice e o pedicelo. Tem frutas de várias cores e várias formas, geralmente pendentes, paredes carnosas próximo de 1 mm de espessura (ARAÚJO et al., 2014). O teor de água das sementes durante a colheita não é adequado para o seu armazenamento, fazendo com que o processo de secagem seja necessário (ABUD et al., 2013).

Durante o armazenamento, a umidade relativa do ar controla o teor de água da semente (SEGNOU et al., 2012), enquanto a temperatura regula a velocidade dos processos bioquímicos e respiratórios das sementes (BEWLEY et al., 2013). Quanto maior a magnitude desses fatores, mais rapidamente as sementes se deterioram (SEGNOU et al., 2012), ou seja, o seu vigor reduz progressivamente quando estas são expostas a condições inadequadas de armazenamento. Dentre as etapas do processo produtivo, a secagem do material é fundamental para garantir a qualidade ao produto, diminuir a incidência de doenças e pragas, e auxiliar no processo de armazenamento e distribuição (RAVIDRAN, 2000).

Diante o abordado, objetivou-se avaliar o efeito da secagem nas propriedades físicas de sementes de pimenta Malagueta.

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório Instrumental do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Para condução do experimento foram obtidos frutos de pimenta variedade Malagueta (Capiscum frutescens L.) por ocasião da maturação dos mesmos (coloração avermelhada), oriundas do município de Jaraguá - GO. Com o auxílio de um estilete foi realizada extração das sementes de acordo com a metodologia de Ricci et al. (2013), a fim de não danificá-las. Após extração, as sementes foram submetidas a secagem natural por 48 horas.

A umidade do produto foi determinada pelo método de estufa a 105 ºC ± 3ºC por 24 horas e expressada em porcentagem, referenciado pela metodologia descrita nas Regras para Análise de Sementes (BRASIL, 2009). Para tratamento de secagem as amostras mantiveram-se acondicionadas em B.O.D. a 30 °C com alternância de fotoperíodo e feitas sucessivas avaliações das propriedades físicas em intervalo de 2 horas até estabilização.

Quanto às propriedades físicas analisadas foram:

- Porosidade da massa de sementes de pimenta Malagueta, no qual foi determinada pela média de três repetições e aferindo-se o volume de cada recipiente, conforme método do deslocamento de líquidos, utilizando-se o óleo de soja disposto em bureta volumétrica graduada.

- Para massa específica determinou-se por meio de balança de peso hectolitro, com três repetições para cada tratamento, em que é calculada pela simples relação entre a massa das sementes e o volume ocupado por estas sementes.

- Eixos ortogonais foram expressos por meio do cálculo de esfericidade e circularidade, medindo-se com auxílio de paquímetro digital as dimensões de comprimento, largura e espessura, correspondentes basicamente ao maior eixo (a), eixo intermediário (b) e menor eixo(c), utilizando-se vinte repetições para cada leitura.

Os dados experimentais de massa específica, porosidade e dos eixos ortogonais foram submetidos à análise de regressão pelo teste F a 5% de probabilidade, utilizando o software SISVAR.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na tabela 1 apresenta os valores das propriedades físicas das sementes de pimenta malagueta. Para variável massa específica não se obteve resultado significativo quando aplicado regressão pelo teste F a 5% de probabilidade, onde se encontrou valores entre 0,38 e 0,40 g mL-1. Alves (2015) trabalhando com pimenta do reino preta com duas umidades diferentes, 10 e 50% (b.u.) encontrou valores da massa específica aparente de 0,95 e 1,05 g/cm³, respectivamente.

Tabela 1. Propriedades físicas das sementes de pimenta malagueta.

Ta (%bu)

Me (g mL-1)

Porosidade (%)

Circularidade (%)

Esfericidade (%)

15,48

0,38

57,06

80,81

55,48

10,81

0,41

54,31

81,45

63,84

9,28

0,40

54,99

82,52

52,68

8,59

0,39

57,06

79,80

54,52

8,55

0,39

54,22

82,18

54,58

99,54%ns

49,03%ns

45,50%ns

68,34%ns

ns Não significativo a 5% de probabilidade pelo teste F; Ta = Teor de água; Me = massa específica.

Para porosidade também não foi significativo quando submetido a análise de regressão, no qual o teor de água de 15,48% apresentou maior valor de porosidade com 57,06%, enquanto o teor de água de 8,55% apresentou valor de 54,22%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com